O município tem redobrado seus esforços na prevenção da proliferação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças relacionadas.
O excesso de chuva, acompanhado de períodos de intenso calor, acende um alerta para os cuidados intensivos contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O município tem redobrado seus esforços na prevenção da proliferação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças relacionadas.
Com uma equipe reforçada, as visitas domiciliares dos agentes de endemias têm ocorrido de maneira regular. Recentemente três imóveis foram notificados para a implementação imediata de medidas preventivas, a fim de evitar a aplicação de multas como detalha o Engenheiro Ambiental Augusto Tomazzoni Lubenow.
“O aumento das inspeções visa conter possíveis criadouros, sendo que notificações e penalidades serão direcionadas aos casos mais graves, onde a presença de inúmeros criadouros ou criadouros de grande porte dificulta a eliminação pelos agentes de endemia.”
Na última quarta-feira, 22, dia “D” de combate ao mosquito, Corbélia ampliou a conscientização, e os agentes foram nas escolas falar sobre a prevenção contra a Dengue.
Segundo o Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), divulgado no último dia 21, Corbélia registrou 18 notificações de casos suspeitos de Dengue, com apenas uma confirmação. Quatro casos permaneceram inconclusivos, e não houve registro de óbitos relacionados à doença. O Engenheiro Ambiental alerta para os cuidados preventivos que vai evitar que esses números de contaminação cresçam.
“É importantíssimo manter as ações preventivas da população, e intensificação dos cuidados principalmente neste período de chuvas para evitar a formação de criadouros. Em um ano atípico, de altas temperaturas e muita chuva, é preciso que a população se mobilize para conter a propagação da Dengue, e evitar uma epidemia no nosso município.”