O município de Nova Aurora através da sala do Empreendedor recebeu o prêmio de ‘Ouro’, sendo um do Comitê Gestor e outro da Sala do Empreendedor.
A entrega aconteceu em Foz do Iguaçu e contou com representantes de todo Estado, sendo o agente Henrique Bertipaglia da sala do Empreendedor e Giustina Genari Scalco Coordenadora do Comitê, representaram o município de Nova Aurora.
Segundo o agente Henrique “a sala do Empreendedor era um projeto parado, após termos feito a parceria com o SEBRAE, constituímos a sala em 23 de setembro de 2021”.
Os serviços fornecidos pela sala do empreendedor são de extrema importância aos pequenos negócios, como, assessoria particular, operação de faturamento, precificação, funções administrativas, apoio de gestão, a formalização do cadastro MEI e todos esses serviços fornecidos pela sala são gratuitos.
Os serviços são fornecidos aos micro empreendedores individuais e pessoas informais como, diarista, pedreiro, pequeno comércio de venda de bebidas, roupas, cosméticos, etc.
Na sala também funciona a agência do trabalhador, no qual disponibiliza vagas de emprego. “Quando o empresário está precisando de um funcionário, ele vem até a sala descreve a vaga de emprego, à agência faz o anúncio e a ponte entre os interessados, enfatiza Henrique.
Para o agente Henrique os maiores desafios da sala do empreendedor nesse primeiro ano, foram fazer com que as pessoas do comércio acreditassem no serviço da sala do empreendedor. “Ainda é um desafio porque a gente tem aproximadamente 800 MEIs registradas em Nova Aurora, e na sala é atendido menos de 300 MEIs, se tratando de um serviço gratuito vale a pena se todos pudessem vir para a sala do empreendedor, isso diminui muito o custo do empresário”.
A única formalização do MEI que não faz na sala é o registro de funcionários, sendo esse o papel do escritório.
Além da sala do empreendedor, tem o comitê gestor, que vem para incentivar os pequenos negócios.
Segundo o agente Henrique tem um programa de fortalecimento empresarial, onde 35 empresas da cidade já estão participando, são vários módulos e vários assuntos como, marketing digital, precificação e gestão empresarial.
Sobre a premiação o agente Henrique finaliza, “Gostaria de agradecer aos MEIs que acreditam em nosso trabalho, porque o critério de avaliação é em cima das ações que fazemos com os pequenos negócios”.