NOVA AURORA

Justiça

Programa Justiça no Bairro entrega títulos de propriedade em Cerro Azul

Publicado em

PROGRAMA JUSTIÇA NO BAIRRO ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE EM CERRO AZUL

Pequenos agricultores da zona rural de Cerro Azul regularizaram suas terras em julgamento de usucapião

24/04/2025

Atualizado há 1 dia

Pequenos proprietários rurais da cidade de Cerro Azul (PR) receberam o título de propriedade dos seus terrenos, no dia 22 de abril, através do programa Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O programa, que é coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, é desenvolvido em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT – Paraná), o SESC Cidadão, a Prefeitura Municipal de Cerro Azul, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná (Incra) e o Registro de Imóveis da Comarca de Cerro Azul.

A iniciativa visa cumprir os objetivos delineados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a atuação da Justiça Itinerante nos termos da Resolução nº 460/2022-CNJ. Com o reconhecimento dos terrenos em Cerro Azul, fica regularizada a titularidade formal de propriedades rurais destinadas ao plantio de tangerina “ponkan”, as quais estão integradas as comunidades de agricultores da Comarca.

Leia Também:  Banco é condenado por danos morais e a ressarcir correntista em golpe

A magistrada Vanessa Jamus Marchi foi a responsável pela condução e julgamento da ação de usucapião coletiva para regularizar os terrenos onde as tangerinas “ponkan” são cultivadas. A emissão dos documentos contou com o apoio do promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, do Ministério Público do Paraná, que acompanhou e atuou nas atividades de campo desenvolvidas, e de João Carlos Godoi, do Registro de Imóveis da Comarca de Cerro Azul. Os servidores do TJPR Alcides Antonio Adamante e Andreia Cristina Bestel de Moura e Costa atuaram na ação, assim como a advogada voluntária Elaine Oshima, que representou as famílias de agricultores.

A entrega dos documentos de posse representa a continuidade de projeto pioneiro desenvolvido pelo programa Justiça no Bairro que, em 2011, beneficiou mais 80 famílias integrantes da comunidade de produtores rurais de Candói, na Comarca de Guarapuava. O procedimento judicial de usucapião coletivo em Candói propiciou a entrega do título formal das propriedades que antes eram objeto específico de posse pelos trabalhadores. Para o ano de 2025, estima-se que mais de cem famílias de produtores rurais poderão obter a regularização da titularidade de suas pequenas propriedades, consolidando sua cidadania e dignidade social.

Leia Também:  Corregedoria da Justiça divulga 1ª edição de Boletim Informativo

A apreciação jurisdicional de ação de usucapião de natureza coletiva em Cerro Azul está registrada nos autos nº 0001484-22.2023.8.16.0067.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

TJPR promove a 5ª Edição do Casamento Coletivo em Curitiba

Published

on

TJPR PROMOVE A 5ª EDIÇÃO DO CASAMENTO COLETIVO EM CURITIBA

Iniciativa é acompanhada de campanha para arrecadação de trajes sociais para as noivas e os noivos

10/04/2025

Atualizado há 13 dias

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, realizará a 5ª edição do Casamento Coletivo no dia 18 de maio de 2025, na Arena da Baixada, em Curitiba. A ação também é promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e tem como objetivo promover o acesso à cidadania e a inclusão social, permitindo que casais em situação de vulnerabilidade oficializem gratuitamente sua união civil. Além disso, a iniciativa ainda conta com o apoio de instituições como os Cartórios de Registro Civil de Curitiba e Região, das Prefeituras de Curitiba e de municípios paranaenses, do Clube Athletico Paranaense, entre outros.

Os casais interessados devem realizar a inscrição até o dia 10 de maio, procurando o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou o Cartório de Registro Civil mais próximo. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar o documento de identidade (RG), certidão de nascimento ou certidão de casamento com averbação de divórcio, comprovante de residência e declaração de renda, que deve ser de até 3 salários mínimos por casal. Pessoas de todo o Estado podem se inscrever no evento.

Leia Também:  Operação Litoral será realizada entre os dias 26/12 e 03/01

Faça parte de uma história de amor: campanha arrecada vestidos e trajes sociais

Com o intuito de proporcionar mais dignidade e acolhimento aos casais participantes, o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão promove a campanha de arrecadação de trajes sociais e vestidos de noiva. Estão sendo recebidas doações de vestidos, ternos, calçados e acessórios que serão distribuídos aos noivos e noivas para o uso no dia da cerimônia.

As doações podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta do Sesc em Curitiba:

  • Sesc Água Verde – Av. República Argentina, 944
  • Sesc Portão – Rua João Bettega, 770
  • Sesc da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969
  • Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189
  • Sesc Centro – Rua José Loureiro, 579 – 2º andar

E em São José dos Pinhais:

  • Sesc São José dos Pinhais – Rua Rocha Pombo, 286

No TJPR, caixas de arrecadação estarão disponíveis em diversas unidades em Curitiba, incluindo o Palácio da Justiça, Prédio Anexo, Sede Mauá, Centro Judiciário/Fórum Criminal, Fórum Cível 1 e 2, Fórum da Família, Fórum dos Juizados Especiais, Sede Pery Moreira e Sede Álvaro Ramos.

Leia Também:  Juiz do TJPR é o novo presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA