NOVA AURORA

Justiça

GMF do TJPR participa do Encontro Regional da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa

Publicado em

GMF DO TJPR PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À PESSOA EGRESSA

Evento reuniu representantes de diferentes entidades para a troca de conhecimentos sobre o sistema penal

09/12/2024

Atualizado há 1 dia

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), participou do Encontro Regionalizado sobre Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (Pnape), realizado na terça-feira (03/12), em Curitiba. O evento, transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), tem como objetivo debater e impulsionar a implementação da Pnape nos estados. Trata-se de uma iniciativa da Senappen, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Fazendo Justiça.

O encontro reuniu os diferentes atores e instituições envolvidos na temática, incluindo representantes do Poder Judiciário, do Poder Executivo e da sociedade civil contemplando os egressos do sistema prisional e suas famílias. O supervisor do GMF, desembargador Ruy Muggiati, enfatizou a importância do avanço dos estudos na área. “O conhecimento científico inter e multidisciplinar avançou e lançou suas luzes para nos permitir fazer previsões importantes e planejar ações muito mais eficazes”, afirmou o desembargador.

Leia Também:  Juiz do TJPR é o novo presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais

Garantia de direitos fundamentais

Os debates abordaram a mobilização, preparação e atuação junto aos pré-egressos. “Muito do que a gente tem construído nessa expectativa de uma sociedade mais justa e mais segura é pensando, olhando e construindo, de modo conjunto, também com as pessoas egressas e suas famílias”, pontuou a diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, Mayesse Parisi. “O fortalecimento e a efetividade da implementação da Pnape é que vai contribuir para uma porta de saída emancipatória e garantidora de direitos fundamentais destituindo a porta giratória geradora de reincidência judicial na área criminal”, explicou a assistente social do GMF Adriana Accioly Gomes Massa

A presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba, Waleiska Fernandes, falou sobre o fortalecimento institucional, governança e políticas. “É um passo importante que estejamos vendo as políticas penais sendo debatidas também com a sociedade civil organizada. Precisamos, agora, avançar para que nos próximos debates também tenhamos a participação de representantes de familiares de privados de liberdade e dos próprios egressos”, declarou Fernandes. O assistente técnico de Políticas Penais do Programa Fazendo Justiça, Luis Gustavo Cardoso, e a presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná (Feccompar), Maria Helena Orreda, também participaram dos debates. Assim como o corregedor-geral da Polícia Penal do Paraná, Deivid Alessandro Inácio Duarte, que ressaltou a importância da Pnape e os impactos de seu desenvolvimento.

Leia Também:  Dois novos desembargadores tomam posse no TJPR

Com informações da Senappen.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

Solenidade no TJPR celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Published

on

SOLENIDADE NO TJPR CELEBRA OS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL

Evento fez parte da programação de Natal do TJPR

17/12/2024

Atualizado há 5 dias

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, no dia 17 de dezembro, uma cerimônia em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A solenidade contou com a presença da cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, e da presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti. O evento também fez parte da programação de Natal do TJPR.

“É uma honra comemorar essa união entre dois países que têm tanto a contribuir para o desenvolvimento do mundo. O Tribunal de Justiça promove o diálogo necessário entre instituições e pessoas, a fim de encontrarmos denominadores comuns necessários para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

O chefe do Judiciário também fez menção à comemoração natalina. “Um momento em que lembramos o nascimento de Cristo. Que esse nascimento renove em nós os melhores sentimentos como a solidariedade, a humildade e a gratidão. Somos gratos, primeiramente, a Deus e depois ao trabalho de cada um dentro da intuição, desembargadores, servidores e cada um da família do Judiciário paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Juiz do TJPR é o novo presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais

A cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, agradeceu a celebração. “Esse vínculo entre Itália e Brasil, especificamente com o Paraná, é muito forte. Laços não só de sangue, mas de cultura, de economia. Conhecer a história fortalece os laços já existentes e ajuda os jovens a não esquecerem e a terem consciência de suas origens.”

“Nós é que agradecemos ao Tribunal a abertura desse momento, por caminharmos juntos. Quando vemos todas essas pessoas e instituições aqui juntas, percebemos que algo está mudando e é para melhor”, ressaltou a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.

O evento contou com a apresentação musical do Duo Internacional Kaiser Carraro, formado pela soprano Marcia Kaiser e pelo maestro italiano Massimiliano Carrero.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA