NOVA AURORA

Justiça

Encontro da Magistratura celebra o Dia da Justiça no TJPR

Publicado em

ENCONTRO DA MAGISTRATURA CELEBRA O DIA DA JUSTIÇA NO TJPR

Evento tratou temas atuais relevantes para o Judiciário paranaense

09/12/2024

Atualizado há 1 dia

Na segunda-feira (09/12), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu o Encontro da Justiça Estadual. O evento celebrou o Dia da Justiça, data que destaca a relevância do Judiciário para a garantia dos direitos e da Justiça para todos.

A programação reuniu magistrados e magistradas e tratou de temas relevantes da atualidade como a inteligência artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a judicialização da saúde, o sistema carcerário, a adoção e o julgamento com base na Perspectiva de Gênero.

“O Dia da Justiça convida a celebrar a missão do Poder Judiciário e a renovar o nosso compromisso com a sociedade, fortalecendo os pilares que sustentam a democracia e o Estado de Direito. Também buscamos consolidar a relação do Judiciário com a sociedade, aprimorar a gestão de pessoas e preparar o sistema jurídico para os desafios do futuro”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

“É muito importante ter esses encontros, porque a normatividade é rígida, mas a dinâmica social altera todos os dias, então, para que a gente posso superar, encontrar o equilíbrio, nós precisamos discutir os problemas e saber como dar respostas”, destacou o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges.

Leia Também:  TJPR promove a 5ª Edição do Casamento Coletivo em Curitiba

Ao longo do evento, os(as) magistrados(as) participaram de oficinas temáticas ministradas por desembargadoras e desembargadores. “São temas atuais que estão em ebulição no Poder Judiciário. É uma iniciativa louvável, e agradecemos muito ao Tribunal por proporcionar esse tempo entre os magistrados”, ressaltou a juíza de Direito da comarca da Região Metropolitana de Curitiba Andrea Fabiane Groth Busato.

“Nós temos que celebrar o Dia da Justiça, entregando o melhor de nós para elaborar as melhores propostas e aquilo tudo que possa agregar para a construção da Justiça paranaense”, declarou o juiz de Direito da comarca de Palotina Luiz Fernando Montini.

Selo Diamante

Durante o evento, autoridades presentes ressaltaram a importância da conquista do Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade. O TJPR recebeu o prêmio no dia 3 de dezembro, durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande (MS).

“Parabéns ao Tribunal, aos magistrados, ao presidente Keppen e aos servidores. Nessa vida, a gente não faz nada sozinho, é preciso de um grande esforço de muita gente para se obter um resultado assim”, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior.

Leia Também:  Juiz do TJPR é o novo presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais

“No Dia da Justiça, refletimos sobre o papel do Poder Judiciário, e esse prêmio revela que estamos no caminho certo”, destacou o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos.

Lançamentos

A programação também contou com o lançamento de duas obras: o livro “Unidade de Progressão – uma nova perspectiva para o cumprimento da pena”, com a organização do desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/TJPR), e o livro “A História do Judiciário Paranaense – Volume 3”, obra lançada pelo desembargador Robson Marques Cury que reúne crônicas sobre a carreira e vida de magistrados(as) e colaboradores(as) do Judiciário paranaense.

Presenças

Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena

Published

on

MIL CASAIS DIZEM “SIM” EM CASAMENTO COLETIVO NA LIGGA ARENA

Serviço oferecido de forma gratuita é uma das iniciativas do programa Justiça no Bairro

19/05/2025

Atualizado hoje

Luzes, música, tapete vermelho e celebração. Mil casais disseram “sim” no casamento coletivo realizado na Ligga Arena, em Curitiba, no dia 18 de maio.

“Já estamos juntos há uns 5 anos e já temos uma filha de 3. Decidimos nos casar neste ano, mas íamos nos casar apenas em agosto. Como surgiu essa oportunidade, esse evento, decidimos participar e está sendo incrível”, contou a noiva Jaqueline Ribeiro.

“Não esperava isso. Achei que um dia nos casaríamos só nós dois e estamos aqui. Estamos muito felizes com tudo isso que está acontecendo e espero que, daqui para frente, Deus abençoe”, afirmou o noivo Eduardo Melo.

Em sua 5ª edição, o casamento coletivo é promovido de forma gratuita pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do programa Justiça no Bairro, em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. A ação também contou com o apoio dos Cartórios de Registro Civil de Curitiba e Região Metropolitana, das Prefeituras de Curitiba e de municípios paranaenses, do Clube Athletico Paranaense, entre outros.

Leia Também:  TJPR desenvolve ações para reforço de segurança digital e integração com a CEF

“A maior importância é mostrar para as pessoas que o Poder Judiciário está próximo da população, que nós acompanhamos as suas agruras e também a sua felicidade. Esse momento sem igual mostra a união de todos os cartórios para concretizar o sonho de famílias que desejavam ter um casamento”, afirmou a idealizadora do programa Justiça no Bairro, desembargadora Joeci Machado Camargo.

Presente na cerimônia, a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, saudou os noivos e falou sobre a importância da regularização. “Essa cerimônia é uma celebração do amor, mas principalmente um ato de cidadania que demonstra que a Justiça está próxima e ao alcance de todos, independentemente de qualquer condição financeira ou social. Ao oficializar a sua união perante a lei, vocês também exercem plenamente a sua cidadania. O casamento civil garante direitos e estabelece responsabilidades que são fundamentais para a vida em sociedade. Através dessa cerimônia, vocês terão acesso a direitos assegurados pela Constituição Federal e pelas leis vigentes do país. Saibam que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná estará sempre ao alcance de todos através das suas várias portas de entrada como o Programa Justiça no Bairro”, destacou a presidente.

Leia Também:  Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ

Solidariedade

Além da gratuidade das inscrições, uma ampla campanha de arrecadação também resultou na doação de centenas de vestidos de noiva, ternos, sapatos e acessórios para os casais que participaram da cerimônia. A mobilização ajudou na realização do sonho de muitas famílias, como é o caso do casal Maicon e Bianca: “É um frio na barriga, um nervoso, mas é uma sensação muito boa, uma energia muito legal e a expectativa está muito grande! A gente queria casar já faz um tempo, mas a condição financeira não estava muito boa. Então fomos até o CRAS para participar e deu super certo”, contou Bianca de Matos.

Assim como na história de Antônio e Regina: “Nos conhecemos pela internet, namoramos e depois decidimos morar juntos. Por vários anos assistimos às reportagens na TV sobre o casamento coletivo, então, agora, vimos a oportunidade e decidimos: vamos oficializar”, afirmou Regina Salete Berbiche.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA