NOVA AURORA

Justiça

Encontro da Magistratura celebra o Dia da Justiça no TJPR

Publicado em

ENCONTRO DA MAGISTRATURA CELEBRA O DIA DA JUSTIÇA NO TJPR

Evento tratou temas atuais relevantes para o Judiciário paranaense

09/12/2024

Atualizado há 1 dia

Na segunda-feira (09/12), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu o Encontro da Justiça Estadual. O evento celebrou o Dia da Justiça, data que destaca a relevância do Judiciário para a garantia dos direitos e da Justiça para todos.

A programação reuniu magistrados e magistradas e tratou de temas relevantes da atualidade como a inteligência artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a judicialização da saúde, o sistema carcerário, a adoção e o julgamento com base na Perspectiva de Gênero.

“O Dia da Justiça convida a celebrar a missão do Poder Judiciário e a renovar o nosso compromisso com a sociedade, fortalecendo os pilares que sustentam a democracia e o Estado de Direito. Também buscamos consolidar a relação do Judiciário com a sociedade, aprimorar a gestão de pessoas e preparar o sistema jurídico para os desafios do futuro”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

“É muito importante ter esses encontros, porque a normatividade é rígida, mas a dinâmica social altera todos os dias, então, para que a gente posso superar, encontrar o equilíbrio, nós precisamos discutir os problemas e saber como dar respostas”, destacou o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges.

Leia Também:  TJPR ficará de recesso entre 20 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025

Ao longo do evento, os(as) magistrados(as) participaram de oficinas temáticas ministradas por desembargadoras e desembargadores. “São temas atuais que estão em ebulição no Poder Judiciário. É uma iniciativa louvável, e agradecemos muito ao Tribunal por proporcionar esse tempo entre os magistrados”, ressaltou a juíza de Direito da comarca da Região Metropolitana de Curitiba Andrea Fabiane Groth Busato.

“Nós temos que celebrar o Dia da Justiça, entregando o melhor de nós para elaborar as melhores propostas e aquilo tudo que possa agregar para a construção da Justiça paranaense”, declarou o juiz de Direito da comarca de Palotina Luiz Fernando Montini.

Selo Diamante

Durante o evento, autoridades presentes ressaltaram a importância da conquista do Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade. O TJPR recebeu o prêmio no dia 3 de dezembro, durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande (MS).

“Parabéns ao Tribunal, aos magistrados, ao presidente Keppen e aos servidores. Nessa vida, a gente não faz nada sozinho, é preciso de um grande esforço de muita gente para se obter um resultado assim”, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior.

“No Dia da Justiça, refletimos sobre o papel do Poder Judiciário, e esse prêmio revela que estamos no caminho certo”, destacou o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos.

Leia Também:  Solenidade no TJPR celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Lançamentos

A programação também contou com o lançamento de duas obras: o livro “Unidade de Progressão – uma nova perspectiva para o cumprimento da pena”, com a organização do desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/TJPR), e o livro “A História do Judiciário Paranaense – Volume 3”, obra lançada pelo desembargador Robson Marques Cury que reúne crônicas sobre a carreira e vida de magistrados(as) e colaboradores(as) do Judiciário paranaense.

Presenças

Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

Solenidade no TJPR celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Published

on

SOLENIDADE NO TJPR CELEBRA OS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL

Evento fez parte da programação de Natal do TJPR

17/12/2024

Atualizado há 5 dias

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, no dia 17 de dezembro, uma cerimônia em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A solenidade contou com a presença da cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, e da presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti. O evento também fez parte da programação de Natal do TJPR.

“É uma honra comemorar essa união entre dois países que têm tanto a contribuir para o desenvolvimento do mundo. O Tribunal de Justiça promove o diálogo necessário entre instituições e pessoas, a fim de encontrarmos denominadores comuns necessários para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

O chefe do Judiciário também fez menção à comemoração natalina. “Um momento em que lembramos o nascimento de Cristo. Que esse nascimento renove em nós os melhores sentimentos como a solidariedade, a humildade e a gratidão. Somos gratos, primeiramente, a Deus e depois ao trabalho de cada um dentro da intuição, desembargadores, servidores e cada um da família do Judiciário paranaense”, afirmou.

Leia Também:  TJPR ficará de recesso entre 20 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025

A cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, agradeceu a celebração. “Esse vínculo entre Itália e Brasil, especificamente com o Paraná, é muito forte. Laços não só de sangue, mas de cultura, de economia. Conhecer a história fortalece os laços já existentes e ajuda os jovens a não esquecerem e a terem consciência de suas origens.”

“Nós é que agradecemos ao Tribunal a abertura desse momento, por caminharmos juntos. Quando vemos todas essas pessoas e instituições aqui juntas, percebemos que algo está mudando e é para melhor”, ressaltou a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.

O evento contou com a apresentação musical do Duo Internacional Kaiser Carraro, formado pela soprano Marcia Kaiser e pelo maestro italiano Massimiliano Carrero.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA