NOVA AURORA

Turismo

Vem pra Foz: Em 45 anos, Itaipu já recebeu mais de 25 milhões de visitantes

Publicado em

 

A visitação aos atrativos turísticos da usina de Itaipu atingiu em novembro a marca de 25 milhões de pessoas. O número contempla todas as visitas realizadas desde 1977, quando Itaipu começou a receber turistas, nas duas margens da empresa (brasileira e paraguaia).

 

Do total, metade dos visitantes (12,8 milhões) é formada por brasileiros; outros 12,2 milhões são estrangeiros, incluindo os vizinhos paraguaios. A lista de nacionalidades que aparecem no levantamento é extensa e registra diversos países.

Somente em 2022, ano marcado pela retomada do turismo, após o período mais crítico da pandemia de covid-19, mais de meio milhão de pessoas visitaram a usina (incluindo as visitas turísticas e institucionais). Os brasileiros seguem compondo a maioria do grupo (374,7 mil pessoas). O levantamento indica ainda que julho (época de férias escolares de inverno) foi o mês do ano com maior número de visitantes, chegando a 82 mil pessoas, sendo 56,7 mil (69%) brasileiros.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, comenta que o turismo é a principal vocação econômica da cidade e o aumento da visitação traz benefícios em cadeia para a região – da rede hoteleira ao setor de transportes, restaurantes e compras, entre outros.

Leia Também:  Governo do Estado congela novamente as taxas do Detran para 2024

“Faz parte da missão institucional de Itaipu contribuir para o desenvolvimento da região e o turismo movimenta muitos setores da economia. É um setor que gera empregos, renda e ainda fortalece a imagem de Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior”, afirmou.

Risden também citou o apoio da empresa ao Natal Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, cuja abertura lotou o Gramadão da Vila A no último sábado (3). Cerca de 10 mil pessoas participaram da festa. “Ano a ano a cidade tem se fortalecido também como destino natalino”, completou.

Complexo Turístico

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo na margem brasileira da usina, registrou um aumento de mais de 53% na visitação de janeiro a novembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 375,8 mil visitas neste ano, ante 245,5 mil de 2021.

O setor oferece cinco opções de passeios: Itaipu Panorâmica (a mais procurada), Itaipu Especial, Itaipu Iluminada, Refúgio Biológico Bela Vista e Itaipu By Bike. Para saber mais sobre os passeios e fazer reservas antecipadas basta visitar no site do CTI (www.turismoitaipu.com.br).

Leia Também:  Estado libera R$ 45 milhões para investimentos em saúde a 25 municípios da região de Cascavel

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cafelândia lança campanha “Carnaval sem Dengue” para sensibilizar moradores contra os riscos do Aedes
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA