NOVA AURORA

Institucional

Itaipu leva discussão sobre gestão da água para conferência da Onu

Publicado em

A cooperação transfronteiriça entre Brasil e Paraguai, para a gestão compartilhada das águas do Rio Paraná e a geração de energia limpa e renovável, é um dos temas que serão apresentados pela Itaipu Binacional na Conferência Mundial da Água, que começa nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água.

Conferência realiza-se na sede da ONU, em Nova York. Foto: Lígia Soares.
O evento segue até sexta-feira (24), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com o objetivo de avançar na implementação dos Objetivos da Década Internacional de Ação, que compreende o período de 2018 a 2028 e têm como lema “Água para o desenvolvimento sustentável”.
A discussão sobre gestão compartilhada será feita em evento paralelo da conferência, nesta quarta-feira, às 19h30, organizado pela Itaipu em parceria com os ministérios de Relações Exteriores do Brasil e Paraguai, Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Instituto de Educação para a Água (IHE Delft, Países Baixos) e o Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco.
Até sexta-feira, a Itaipu (ao lado de instituições internacionais e representantes de países) participará de outros três eventos paralelos, com debates sobre nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente; soluções integradas de apoio à cooperação regional, resiliência climática e biodiversidade; e avaliação global da água baseada na ciência.
“Esta é a primeira Conferência de Água da ONU em mais de 40 anos, com líderes globais se reunindo em torno de um tema crucial para a Itaipu: a água. A Itaipu não poderia estar de fora, não só por sua relevância no nexo água- energia no cenário internacional, frente aos desafios climáticos e de desenvolvimento sustentável, mas também porque é nesta conferência que organizações, estados-membros e sociedade civil, de várias partes do mundo, se reunirão para dar o tom da ação global da água”, disse Lígia Leite Soares, da Assistência da Diretoria de Coordenação.
“Assim, poderemos trazer inovações e soluções encontradas por outras instituições e organismos internacionais, como, por exemplo, a respeito do compartilhamento e uso de dados na gestão transfronteiriça das águas”, completou.
A margem brasileira de Itaipu está presente no fórum com uma delegação 100% feminina. Além de Lígia, participam do encontro as biólogas Simone Frederigi Benassi e Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório. Da margem paraguaia, participam a conselheira María Antonia Gwynn Ramírez e Daniel Alejandro Vazquez Bado, também da Divisão de Reservatório.
Compromissos 
A binacional também levou para a conferência dois compromissos para a Agenda de Ação pela Água, que reúne iniciativas voluntárias para o enfrentamento dos compromissos globais e a implementação da Agenda 2030 da ONU: a universalização da coleta e tratamento de esgoto da área urbana de seis municípios do Oeste do Paraná; e o monitoramento de micropoluentes e de qualidade de água do reservatório.
“São iniciativas que evidenciam o nosso comprometimento com a Década de Ação pela Água e com o progresso das metas do ODS 6 (Água potável e saneamento), por meio de ações que integram cuidados com a água, biodiversidade, ecossistema, saneamento, saúde pública, bem-estar da população e usos múltiplos do reservatório, que incluem a geração de energia limpa e renovável”, destacou Lígia.
Gerente da Divisão de Reservatório da margem esquerda, Simone Benassi observa que há 40 anos as equipes brasileiras e paraguaias de Itaipu reúnem uma série de informações, especialmente relacionadas à qualidade da água e biodiversidade aquática. Esses dados, segundo ela, vêm subsidiando a empresa a elaborar indicadores e painéis de gestão e análise inteligente de dados capazes de guiar ações para a melhoria das condições ambientais e segurança hídrica do reservatório.
“Durante a conferência, vamos mostrar nossos resultados e dialogar com especialistas do mundo inteiro, trocando experiências nas áreas de gestão de recursos hídricos e de conservação de águas transfronteiriças, como é o caso do reservatório de Itaipu”, antecipou. “Conflitos de uso da água já vêm ocorrendo em diversas partes do mundo, e as soluções cooperativas para lidar com essas questões e gestionar, de forma compartilhada, dados e informações para o gerenciamento e manejo do reservatório de Itaipu, podem ser usadas por outros países.”
Acompanhe ao vivo
Os eventos organizados pela Itaipu e outras instituições poderão ser acompanhados pela internet no endereço: https://media.un.org/en/webtv/schedule.
Veja a programação (horários de Brasília):
– Quarta-feira (22), 16h30-17h45: “adotando o nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente em termos de água”; 
– Quarta-feira (22), 19h30-20h45: “cooperação Internacional e transfronteiriça para a gestão integrada da água”; 
– Quinta-feira (23), 13h30-14h45: “Água e Energia para o Desenvolvimento Sustentável: Soluções Integradas de Apoio à Cooperação Regional, Resiliência Climática e Biodiversidade”; 
– Quinta-feira (23), 16h00-19h00: “Água para cooperação: cooperação hídrica transfronteiriça e internacional, cooperação intersetorial, incluindo cooperação científica e inclusão hídrica na Agenda 2030”;
– Sexta-feira (24), 12h00-13h15: “avaliação global da água baseada na ciência”.
Mais informações
Para mais informações sobre a Conferência Mundial da Água, acesse o site do evento: https://www.unwater.org/news/un-2023-water-conference.https://www.unwater.org/news/un-2023-water-conference

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vídeo: Dia de estudo e de planejamento para o ano letivo 2023
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vídeo: Dia de estudo e de planejamento para o ano letivo 2023
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA