NOVA AURORA

VOLEIBOL

Porta de entrada para talentos de todo o Brasil, Campeonato Brasileiro de Seleções reúne 1.200 jovens em mais de 300 jogos

Publicado em

Cerca de 1.200 atletas inscritos. 340 jogos. Representantes das 27 federações do país em três divisões de duas categorias (sub-18 e sub-16). O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) 2023 começa nesta terça-feira (07.03), com a disputa da Primeira Divisão sub-18 masculina, o primeiro dos 12 torneios da temporada. A competição é porta de entrada para jovens talentos de todo o país e já revelou nomes como Maique, Honorato, Felipe Roque, Kisy, Tainara e Nyeme, todos com passagens pela seleção brasileira adulta.

“O Campeonato Brasileiro de Seleções é estratégico para a CBV, uma produtiva parceria com as Federações. É uma competição que abrange os 26 estados e o Distrito Federal, e promove e desenvolve o voleibol por todo o Brasil. É fundamental para identificar e monitorar talentos espalhados pelo país, além de dar a oportunidade para que esses jovens disputem mais partidas durante a temporada”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Companheiros na seleção brasileira que conquistou o bronze no último Campeonato Mundial, Maique e Felipe Roque defenderam juntos a seleção mineira. Kisy e Tainara, prata no Mundial feminino com a equipe adulta, foram campeãs por São Paulo. Também integrantes da seleção adulta que defendeu o Brasil em 2022, Nyeme jogou pelo Maranhão, e Julia Bergmann, pelo Paraná.

“Disputei o CBS em 2014, 2015 e 2016. O de 2014 foi minha primeira experiência de nível nacional. Saí da minha cidade, uma cidade pequena, para disputar um campeonato de nível nacional, com jogadores de seleção de base. Foi a primeira experiência que tive de profissionalização no esporte”, contou Felipe Roque.

Leia Também:  Matuidi: O futebol tem o poder de criar um mundo melhor

“Jogar o CBS, competição de nível tão alto, com jogadoras de seleção, foi muito importante para eu evoluir e ver que era realmente aquilo que eu queria, buscar chegar no topo”, lembrou Nyeme.

Em cada uma das categorias, os 26 estados e o Distrito Federal são divididos em três grupos: Divisão Especial (10 times), Primeira Divisão (10 times) e Segunda Divisão (7 times). As partidas da fase de classificação são disputadas em três sets obrigatórios, e os confrontos decisivos, em melhor de cinco sets. Os três primeiros colocados garantem acesso à divisão superior no ano seguinte e os três últimos são rebaixados.

“Teremos etapas no Centro de Desenvolvimento da CBV, em Saquarema, e também campeonatos em Itapema (SC), Lauro de Freitas (BA), Maringá (PR) e Rio Branco (AC), levando a competição para diversas partes do país. É uma experiência muito importante para esses jovens atletas. Este ano, a novidade é que teremos a seleção do campeonato de cada etapa, uma nova forma de reconhecer o trabalho dos jogadores e valorizar os CBS”, explica o diretor de Relações Institucionais da CBV, Virgílio Pires.

A disputa da Primeira Divisão sub-18 masculina abre a temporada, a partir desta terça-feira, dia 7 de março, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). No grupo A estão as seleções de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia. No grupo B jogam Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba e Piauí. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

Leia Também:  Vasco goleia e se classifica para 2ª fase da Copa do Brasil

CALENDÁRIO DO CBS 2023

7 a 11 de março – Sub-18 masculino Primeira Divisão – Saquarema (RJ) – TABELA DE JOGOS
14 a 18 de março – Sub-16 feminino Divisão Especial – Saquarema (RJ)- TABELA DE JOGOS
21 a 25 de março – Sub-18 feminino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
28 de março a 1º de abril – Sub-16 masculino Primeira Divisão – Lauro de Freitas (BA)
29 de março a 2 de abril – Sub-16 masculino Divisão Especial – Maringá (PR)
29 de março a 2 de abril – Sub-18 feminino Divisão Especial – Maringá (PR)
4 a 8 de abril – Sub-16 feminino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
18 a 22 de abril – Sub-18 masculino Divisão Especial – Itapema (SC)
10 a 14 de outubro – Sub-18 feminino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
17 a 21 de outubro – Sub-18 masculino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
24 a 27 de outubro – Sub-16 feminino Segunda Divisão – Rio Branco (AC)
31 de outubro a 4 de novembro – Sub-16 masculino Segunda Divisão – Rio Branco (AC)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.

Da Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu

Published

on

By

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Kylian Mbappé, Valverde, Rodrygo e Brahim Díaz brilharam com gols para os Merengues, enquanto Isaac Romero e Lukebakio descontaram para a equipe visitante. A ausência do brasileiro Vinicius Júnior, suspenso, não impediu o show madrilenho.

Com o triunfo, o Real Madrid ultrapassou o Barcelona e assumiu a vice-liderança de La Liga, somando 40 pontos em 18 jogos. O Sevilla, por sua vez, ocupa a 12ª posição, com 22 pontos.

A próxima partida do Real Madrid pelo Espanhol será contra o lanterna Valencia, fora de casa, no dia 3 de janeiro, às 17h (de Brasília). Já o Sevilla tem compromisso pela Copa da Espanha contra o Almería, também como visitante, no dia 4 de janeiro, às 13h30. O retorno do Sevilla a La Liga acontecerá no dia 11 de janeiro, contra o Valencia, às 17h.

Leia Também:  Secretaria de Educação de Cafelândia retorna atividades com professores

Antes do apito inicial, uma cena emocionante: o estádio Santiago Bernabéu ovacionou Jesús Navas, que se aposentou dos gramados neste domingo. O ex-lateral coleciona títulos expressivos pela seleção espanhola, incluindo a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2024.

Primeiro Tempo:

O Real Madrid abriu o placar aos 10 minutos com um golaço de Mbappé. Após jogada individual de Rodrygo, o francês recebeu a bola e, de fora da área, mandou um chute certeiro para o fundo das redes.

Aos 18, Lucas Vásquez quase ampliou após bela jogada de Bellingham, mas finalizou para fora.

Um minuto depois, Valverde marcou o segundo gol do Real Madrid, um golaço de fora da área após cobrança de escanteio curta.

Aos 33, Rodrygo recebeu de Lucas Vásquez dentro da área e finalizou com força, marcando o terceiro gol merengue. O Sevilla diminuiu aos 35, com gol de cabeça de Isaac Romero.

Segundo Tempo:

O Real Madrid ampliou logo no início da segunda etapa. Mbappé tabelou com Brahim Díaz, que, livre de marcação, finalizou sem dificuldades para marcar o quarto gol.

Leia Também:  A Prefeitura Municipal de Nova Aurora já iniciou a entrega dos carnês referentes ao IPTU do ano de 2024

Aos 40 minutos, Lukebakio recebeu em profundidade e chutou no canto direito de Courtois, diminuindo para o Sevilla e fechando o placar em 4 a 2.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA