As Seleções Brasileiras de Vôlei Sentado conquistaram na última segunda-feira (12), em Bogotá, capital da Colômbia, duas medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2023. A masculina venceu a Venezuela por 3 sets a 0 (25/10, 25/14 e 25/16) e a feminina derrotou a Argentina também por 3 sets a 0 (25/15, 25/8 e 25/15). O paratleta Victor Hugo Taborda, formado pela Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL), de Paranaguá, fez parte do elenco campeão e foi eleito o melhor ataque da competição.
Com apenas 17 anos, Victor Hugo tem se destacado no meio esportivo. Menino tímido, mas muito rápido e atento dentro de quadra, o jovem vem participando constantemente dos campeonatos estaduais (sendo o atleta mais novo), chegou a ser eleito o atleta revelação do Paraná em 2021 e esteve participando de alguns treinamentos com a seleção brasileira em São Paulo até, finalmente, ser convocado e confirmado no Parapan. “Foi muito gratificante representar o Brasil e também Paranaguá nos jogos da Colômbia. Fiquei muito feliz com a conquista. Achei tudo muito bom, a cidade, a estrutura dos ginásios, os treinos e a hospedagem do hotel. Com certeza foi a maior e a melhor competição que já participei”, disse Vitinho.
Sobre a competição, Victor afirmou que “os jogos eram difíceis, mas nosso time estava bem preparado. Foi um prazer enorme conhecer o pessoal. Todos os atletas eram muito legais e os técnicos também”, contou. Além do título, o paranaense teve um motivo a mais para comemorar, a conquista do prêmio individual de melhor ataque. “Foi fruto de muitos treinos e dedicação ao que amo fazer. Agradeço minha equipe AVPL, sem eles nada disso teria acontecido”.
Orgulhosa, a professora Shirley Marques, que administra o projeto em Paranaguá ao lado do também professor Luciano Cezar, falou sobre a convocação e participação de Victor na Seleção. “Após muito trabalho da AVPL em conjunto com a experiência do professor Toni, técnico da seleção brasileira, o Victor conseguiu atingir 90% do seu aprendizado, mas o que foi notado, mesmo sendo a primeira competição com a camisa verde e amarela, foi a calma com que encarou esse desafio de representar o país. Estamos muito orgulhosos do desempenho do nosso paratleta. Com seu talento já demonstrado nesse Parapan, acreditamos que não para mais”, disse Shirley.
Formado no litoral paranaense, o jovem se tornou uma referência na modalidade que vem crescendo no Brasil e o trabalho deve continuar. “O Vitinho cresceu muito como atleta e já está consciente que pode ir muito mais além. Estamos muito satisfeitos com o resultado, sabíamos que ele faria o possível para pôr em prática todo aprendizado adquirido nos treinamentos da AVPL. Nós professores (Shirley e Luciano) não tínhamos dúvida, pois além de ser um atleta que promete muito, é um menino muito disciplinado e educado. Já estamos preparando os próximos treinos pois não podemos parar. Esperamos alcançar ainda mais conquistas e revelações de novos talentos”, finalizou.
Atletas brasileiros destaques
Seleção feminina: Yasmin Camargo (MVP), Karoline Castro (melhor levantadora), Ana Beatriz (melhor ataque) e Ana Jenifer (melhor bloqueio).
Seleção masculina: Lucas Harada (MVP), Victor Taborda (melhor ataque) e Vinicius da Silva (melhor recepção).