NOVA AURORA

Esportes

Paranaense conquista medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Publicado em

O Brasil continua fazendo história na Ginástica Rítmica. No mesmo fim de semana em que Bárbara Domingos se tornou a primeira brasileira a alcançar uma final individual numa etapa de Copa do Mundo da GR, conquistou também a primeira medalha para o País numa competição desse nível. Com uma apresentação praticamente impecável na fita na etapa de Sófia, na Bulgária, a ginasta curitibana assegurou o bronze, com a nota 30.650, ficando atrás apenas da uzbeque Takmina Ikromova e da cazaque Elzhana Taniyeva – ambas registraram 30.900. A atleta do Uzbequistão ficou com o ouro graças à melhor nota em execução.

Não foi apenas a primeira medalha do Brasil numa disputa individual de GR na Copa do Mundo – foi também a primeira de todo o Hemisfério Sul. Numa prova das transformações da GR no mundo inteiro, foi a primeira vez em que não houve presença europeia num pódio de etapa da Copa.

A conquista se tornou possível graças à excelente execução de uma coreografia que Babi estreou no Campeonato Brasileiro realizado em São Caetano do Sul, em agosto do ano passado. A música em torno da qual foi construída a série é um cover de “Bad Romance”, de Lady Gaga.

Na outra final em que competiu ontem, a do arco, Bárbara repetiu a posição da etapa de classificação – a oitava.

Leia Também:  Brasil enfrenta a França pela segunda rodada da Copa do Mundo

A treinadora de Bárbara, Márcia Naves, ainda tenta compreender tudo o que de extraordinário aconteceu num final de semana histórico. “Não fazíamos ideia de que tudo isso seria possível logo neste início de temporada, e por isso foi uma grata surpresa, e muito emocionante. Quando a nota saiu, a plateia começou a gritar e a aplaudir, mas nós não estávamos entendendo, porque não sabíamos as outras notas. Quando começaram a fazer o número 2, soubemos que era medalha, porque só faltava uma ginasta. E a verdade é que não caiu a nossa ficha ainda”.

De uma coisa, porém, Márcia está certa: a GR do Brasil como um todo, tanto no conjunto como no individual, chegou à elite da modalidade no mundo. “A GR do Brasil chegou. Essa é a realidade. Estamos evoluindo, estamos investindo e consequentemente os resultados estão acontecendo”.

Na opinião da treinadora, Babi passou a se esforçar ainda mais depois da frustração sofrida no Campeonato Pan-Americano de 2021, quando ficou perto da classificação olímpica, mas viu a mexicana Rut Castillo conquistá-la. “A Babi disse que isso doeu muito. Desta vez, ela está fazendo de tudo para evitar que isso se repita. Se não acontecer, será porque não era para ser”.

O melhor, segundo Márcia, é que Bárbara, que conseguiu um resultado extraordinário no individual geral – a 10ª posição na etapa de Sófia – ainda tem muito a evoluir. “As séries dela têm um valor muito alto, porém ainda não estão alcançando suas notas máximas. Essa será nossa prioridade, além de melhorar a execução dos movimentos”.

Leia Também:  Ex-marido e ex-cunhado invadem sobrado de mulher e destroem carros com fogo no PR

Conjuntos – Na final de conjuntos da série mista, o Brasil melhorou muito a execução. A nota (29.050) melhorou bastante em relação à da classificação (28.100), mas isso não foi suficiente para a equipe comandada pela treinadora Camila Ferezin subir ao pódio.

O Brasil chegou bem perto, mas ficou atrás da surpreendente Polônia (29.750), da Grécia (29.250) e da França (29.100).

RESULTADOS

FINAL – FITA

  • 1º) Takmina Ikromova – Uzbequistão – 30.900
  • 2º) Elzhana Taniyeva – Cazaquistão – 30.900
  • 3º) BÁRBARA DOMINGOS – BRASIL – 30.650
  • FINAL – ARCO
  • 1º) Stiliana Nikolova – Bulgária – 33.800
  • 2º) Adi Asya Katz – Israel – 33.600
  • 3º) Sofia Raffaeli – Itália – 32.600
  • 8º) BÁRBARA DOMINGOS – BRASIL – 28.450

FINAL SÉRIE MISTA – CONJUNTOS

  • 1º) Polônia – 29.750
  • 2º) Grécia – 29.250
  • 3º) França – 29.100
  • 4º) BRASIL – 29.050
  • 5º) Bulgária – 27.950
  • 6º) Israel – 27.800
  • 7º) Uzbequistão – 27.150
  • 8º) Espanha – 24.600

Confederação Brasileira de Ginástica

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão

Published

on

By

Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão, em um jogo que agitou a sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe mineira saltou para a quarta colocação, somando 13 pontos, enquanto o Flamengo, com 14, perdeu a liderança da competição.

A partida, que teve seus melhores momentos concentrados nos dois tempos, viu Kaio Jorge abrir o placar para o Cruzeiro no primeiro tempo. O Flamengo respondeu ainda antes do intervalo com um belo gol de Arrascaeta, empatando a partida. No entanto, nos acréscimos da segunda etapa, Gabigol converteu um pênalti, garantindo a vitória crucial para a equipe celeste.

O Jogo 

O primeiro tempo começou com ambas as equipes buscando o ataque, mas foi o Cruzeiro quem inaugurou o marcador aos 14 minutos, com Kaio Jorge aproveitando um bom lançamento para vencer o goleiro Rossi. O Flamengo, necessitando da reação, quase empatou aos 17, com Léo Ortiz exigindo uma grande defesa de Cássio em um cabeceio após escanteio.

Leia Também:  PRF apreende 193,2 kg de maconha na BR-369 em Corbélia

O empate flamenguista veio aos 43 minutos, quando Arrascaeta acertou um chute no ângulo, após uma boa troca de passes. O gol igualou o confronto e levou as equipes em igualdade para o vestiário.

Na segunda etapa, o jogo se tornou mais tático, com as equipes se precavendo para não ceder espaços. Aos dez minutos, Matheus Pereira assustou com um chute defendido por Rossi. O Flamengo respondeu com Pedro, que parou em Cássio. O Cruzeiro, contudo, cresceu na partida e criou diversas oportunidades, com destaque para Kaio Jorge e Wanderson, mas Rossi se mostrou seguro.

O Flamengo ainda ameaçou com Bruno Henrique, que exigiu outra grande defesa de Cássio. No entanto, nos acréscimos, Eduardo sofreu pênalti, convertido por Gabigol, selando a vitória do Cruzeiro.

Próximos desafios

Na próxima rodada, o Flamengo terá a oportunidade de se recuperar em casa, enfrentando o Bahia no Maracanã, no sábado. Já o Cruzeiro buscará manter o bom momento contra o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2 X 1 FLAMENGO

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 04/05/2025
Horário: 18h30 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Maria Mastella Moreira (RS)
VAR: Wagner Reway (PB-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Lucas Romero, Lucas Silva, Villalba e Christian (Cruzeiro); De la Cruz e Léo Pereira (Flamengo)
GOLS: Kaio Jorge, aos 14′ do 1º T e Gabigol, aos 50′ do 2º T  (CRUZEIRO); Arrascaeta, aos 43′ do 1º T (FLAMENGO)

Leia Também:  Santos vira contra o Bahia nos acréscimos e respira na luta contra o rebaixamento

CRUZEIRO: Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo), Wanderson (Gabriel) e Kaio Jorge (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim

FLAMENGO: Rossi, Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Juninho); Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Michael). Técnico: Filipe Luis

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA