Esportes
Palmeiras encerra primeira fase como líder geral e único invicto do Paulistão
Publicado em
5 de março de 2023por
Itajuba TadeuDesde 2017, quando o Campeonato Paulista passou a ser disputado no atual formato (12 jogos pela primeira fase, com 16 clubes divididos em quatro grupos), o Palmeiras é o único clube que terminou a primeira fase da competição de forma invicta: primeiro, em 2022 – quando, aliás, registrou a melhor campanha de uma primeira fase deste atual formato, com 30 pontos – e, agora, em 2023, pela 12ª rodada, neste domingo (05.03), contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), o empate sem gols fez com que o time repetisse esse recorde e, outra vez, encerrasse esta jornada conhecer derrota.
Com oito vitórias, quatro empates, 18 gols marcados e cinco sofridos, o Verdão registra números de liderança nos principais aspectos levando em conta a edição atual. Na classificação geral, é o time que mais pontuou na primeira fase (28), seguido do São Bernardo (27); o que mais acumulou vitórias (8, ao lado do São Bernardo); o que menos perdeu (invicto, seguido de São Bernardo e Corinthians, derrotados duas vezes); o quarto que mais fez gols (18, atrás só de Corinthians, 19, São Paulo, 20, e São Bernardo, 21); o que menos gols sofreu (5, seguido do São Bernardo, 9); e é o dono do melhor saldo de gols: 13 (18 marcados e cinco sofridos), seguido do São Bernardo, com 12 (fez 21 e foi vazado 9 vezes).
Desta forma, o Maior Campeão do Brasil vem dando sequência ao status de protagonista da competição estadual como tem feito nos últimos anos. Campeão em 2020 e 2022 e vice em 2015, 2018 e 2021, o Verdão não fica fora da semi desde 2014: chegou a essa etapa da competição em 2014, 2016, 2017 e 2019.
Além disso, novamente dono da melhor defesa da primeira fase (hoje garantida, com apenas cinco gols sofridos), o Verdão, desde 2017, só não registrou esse recorde em 2021. Além disso, o clube alviverde é o que aparece por mais vezes dentre os primeiros colocados no geral da história da competição Estadual, isso porque, com 24 títulos e 27 vices, foram, portanto, 51 edições nas duas primeiras posições (mesmo número do Corinthians, campeão 30 vezes e vice 21). Então, somando as duas edições extras do Paulista, disputadas em 1926 e 1938 e vencidas pelo Palestra Italia, o Verdão assume a ponta isolada com 53 contra 52 do Corinthians, vice em 1938.
E diante do Guarani, o Palmeiras engrandeceu o seu histórico vencedor contra este tradicional adversário. Especificamente pelo Campeonato Paulista, agora são cinco jogos invictos sequenciais, com quatro vitórias e um empate (o de hoje). Os duelos anteriores dessa série aconteceram em 2013, quando venceu por 4 a 1, no Pacaembu (gols de Léo Gago, Vílson, Charles e Ronny); depois, em 2020, vitória por 1 a 0, no Allianz Parque (gol de Dudu); em 2021, triunfo por 2 a 1, no Brinco de Ouro da Princesa (gols de Mateus Ludke, contra, e Willian Bigode); e em 2022, outro resultado positivo, desta vez por 2 a 0, no Allianz – gols de Scarpa e Wesley. O último revés para o time campineiro na competição aconteceu pelo Estadual de 2012, por 3 a 2, no Brinco de Ouro da Princesa.
Vale lembrar que o Guarani é o time do interior paulista que o Palmeiras mais vezes enfrentou na história, com 192 jogos registrados em 106 anos desde o primeiro embate – em número de confrontos, este é o quinto adversário mais recorrente do Verdão, atrás só da Portuguesa (4º clube mais vezes enfrentado, com 265 duelos), do São Paulo (3º, 334 jogos), do Santos (2º, 347 partidas), e do Corinthians, adversário mais frequente do Alviverde (385 jogos). O retrospecto contra o Bugre é favorável ao Verdão: 98 vitórias, 49 empates e 45 derrotas, com 329 gols marcados e 206 sofridos. Somente pelo Paulistão, a vantagem palmeirense se mantém, com 69 vitórias, 37 empates e 24 reveses em um total de 129 confrontos (234 gols do Palestra contra 134 da equipe campineira).
Fundado em 2 de abril de 1911, o Guarani é um dos primeiros clubes a ter cruzado os caminhos do Palmeiras, fundado em 1914. O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 12 de novembro de 1916 e, para que se tenha uma ideia, o Verdão, à época Palestra Italia, havia entrado em campo por apenas 27 vezes até aquele jogo contra o Guarani (portanto, o 28° de sua história). A primeira partida contra o time bugrino foi um amistoso disputado em 12/11/1916 que terminou empatado sem gols. O duelo, no entanto, está na história do Palmeiras pela estreia de um franzino garoto de apenas 17 anos ainda incompletos: Heitor Marcelino Domingues, que viria a se tornar o maior artilheiro do Palmeiras, com 323 gols em 357 jogos entre 1916 e 1931.
Já levando em conta o palco do duelo desta tarde, o Palmeiras, antes desse duelo, vinha de quatro vitórias seguidas na cidade de Campinas e, agora, chega a cinco jogos invictos no terceiro município mais populoso de São Paulo. . Aliás, a Princesa do Oeste, como também é conhecido o município campineiro, é a quarta cidade mais visitada pelo Palmeiras em todos os tempos (175 vezes), atrás só dos distritos de Santos (197), Rio de Janeiro (237) e, é claro, a própria capital (3.633).
Em Campinas, inclusive, o Palmeiras já jogou em diversos estádios (Brinco, Moisés Lucarelli, Pastinho etc.), mas, especificamente no palco do jogo deste domingo, o Brinco de Ouro da Princesa, o Verdão ostenta números equilibrados: 78 jogos, 26 vitórias, 22 empates, 30 derrotas, 102 gols marcados e 102 gols sofridos. Pelo Paulistão, porém, o Verdão leva vantagem atuando na cancha que ele próprio inaugurou: pelo Estadual, foram 56 jogos, com 21 vitórias, 20 empates e 15 derrotas (balançou as redes adversárias 81 vezes contra 69 tentos que sofreu).
O Palmeiras foi o clube escolhido pelo Guarani para inaugurar seu estádio em um duelo amistoso no dia 31 de maio de 1953. O Fluminense, do Rio, também foi outro adversário escolhido pela equipe bugrina para as solenidades de inauguração, mas como segundo adversário a ser enfrentado, mas, por motivo de forte chuva no dia da primeira partida, em 31 de maio de 1953 (entre Guarani e Palmeiras), a maioria dessas solenidades de inauguração foram transferidas para a partida contra o Fluminense, disputada em 4 de junho, com vitória do clube visitante por 1 a 0.
Fonte: Agência Esporte
Esportes
Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Published
2 semanas agoon
4 de maio de 2025By

Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão, em um jogo que agitou a sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe mineira saltou para a quarta colocação, somando 13 pontos, enquanto o Flamengo, com 14, perdeu a liderança da competição.
A partida, que teve seus melhores momentos concentrados nos dois tempos, viu Kaio Jorge abrir o placar para o Cruzeiro no primeiro tempo. O Flamengo respondeu ainda antes do intervalo com um belo gol de Arrascaeta, empatando a partida. No entanto, nos acréscimos da segunda etapa, Gabigol converteu um pênalti, garantindo a vitória crucial para a equipe celeste.
O Jogo
O primeiro tempo começou com ambas as equipes buscando o ataque, mas foi o Cruzeiro quem inaugurou o marcador aos 14 minutos, com Kaio Jorge aproveitando um bom lançamento para vencer o goleiro Rossi. O Flamengo, necessitando da reação, quase empatou aos 17, com Léo Ortiz exigindo uma grande defesa de Cássio em um cabeceio após escanteio.
O empate flamenguista veio aos 43 minutos, quando Arrascaeta acertou um chute no ângulo, após uma boa troca de passes. O gol igualou o confronto e levou as equipes em igualdade para o vestiário.
Na segunda etapa, o jogo se tornou mais tático, com as equipes se precavendo para não ceder espaços. Aos dez minutos, Matheus Pereira assustou com um chute defendido por Rossi. O Flamengo respondeu com Pedro, que parou em Cássio. O Cruzeiro, contudo, cresceu na partida e criou diversas oportunidades, com destaque para Kaio Jorge e Wanderson, mas Rossi se mostrou seguro.
O Flamengo ainda ameaçou com Bruno Henrique, que exigiu outra grande defesa de Cássio. No entanto, nos acréscimos, Eduardo sofreu pênalti, convertido por Gabigol, selando a vitória do Cruzeiro.
Próximos desafios
Na próxima rodada, o Flamengo terá a oportunidade de se recuperar em casa, enfrentando o Bahia no Maracanã, no sábado. Já o Cruzeiro buscará manter o bom momento contra o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 FLAMENGO
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 04/05/2025
Horário: 18h30 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Maria Mastella Moreira (RS)
VAR: Wagner Reway (PB-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Lucas Romero, Lucas Silva, Villalba e Christian (Cruzeiro); De la Cruz e Léo Pereira (Flamengo)
GOLS: Kaio Jorge, aos 14′ do 1º T e Gabigol, aos 50′ do 2º T (CRUZEIRO); Arrascaeta, aos 43′ do 1º T (FLAMENGO)
CRUZEIRO: Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo), Wanderson (Gabriel) e Kaio Jorge (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim
FLAMENGO: Rossi, Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Juninho); Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Michael). Técnico: Filipe Luis
Fonte: Esportes

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”