Esportes
Futebol se despede do mestre Zagallo
Publicado em
7 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuA despedida de Zagallo, na sede da CBF, no Rio, foi marcada neste domingo (7) por lembranças de momentos marcantes vividos pelo tetracampeão mundial. Amigos, admiradores, ex-atletas, além dos parentes, reverenciaram a lenda do futebol, que faleceu na noite de sexta-feira (6), aos 92 anos.
“É um momento de despedidas, mas também um momento de reverenciar e de homenagear um ídolo do futebol mundial. O Zagallo foi um homem digno que viveu para o futebol brasileiro de uma forma ímpar. A CBF nunca vai deixar que a memória dele seja esquecida. Que ele siga em paz e que seus familiares possam ser confortados, assim como sua legião de fãs”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Clodoaldo, da campanha da conquista do tricampeonato em 1970, Reinaldo, um dos grandes nomes da Seleção nos anos 70 e 80, Juan (das Copas de 2006 e 2010) e ex-campeões do mundo em 1994 estiveram na cerimônia.
“O Velho Lobo deixou um legado impressionante para o futebol. Foi para mim um mestre, um paizão, um professor. Ele me ensinou a amar a Seleção Brasileira. Nunca vi um cara tão apaixonado pela nossa Seleção, pelo nosso povo”, declarou Zinho.
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Outro do grupo que venceu o tetra em 1994, nos EUA, Mauro Silva também ressaltou a relação de Zagallo com a camisa amarelinha.
“Esse amor que ele tinha pela camisa da Seleção Brasileira; isso é mais importante que nunca para nós. Importante estar aqui, importante dar um abraço na família, consolar e agradecer à família por tudo o que ele fez por nós”, comentou Mauro Silva.
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
O ex-goleiro Gilmar Rinaldi, do mesmo modo campeão em 1994, prestou sua homenagem a Zagallo.
“Entre tantos méritos e ensinamentos dele, lembro do seu trabalho como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira em 1994. Foi uma das coisas mais bonitas que você pode ver, porque ele, depois de ser campeão do mundo como treinador, assumiu uma posição como um escudeiro, um defensor do Parreira”, destacou Gilmar.
Mazinho, outro da equipe de 1994, fez coro ao discurso dos colegas. “Zagallo nos passava o peso que era representar a amarelinha, a importância de honrar a Seleção Brasileira. Isso nos marcou bastante”, revelou.
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Carlos Alberto Parreira se fez presente à sede da CBF. Muito emocionado, ele exaltou Zagallo. “Um privilégio desfrutar desse convívio por mais de 50 anos, numa amizade que se fortalecia a cada dia. Zagallo marcou época por toda sua contribuição ao futebol mundial. Um exemplo”, comentou Parreira.
Branco, Bebeto, Jorginho e Cafu, que ganhou o Mundial em 1994 e 2002, também homenagearam Zagallo.
“Em toda a minha história como jogador de futebol e como homem, eu tive Zagallo como referência. Ele foi o meu segundo pai. Ele transcende o futebol. Temos um amor muito grande pela família dele”, disse Bebeto, um dos grandes destaques da Copa de 1994.
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
“Se eu sou tetracampeão hoje, agradeço a ele. Zagallo me levou para o Flamengo em 1984, aos 19 anos, e mudou minha vida”, comentou Jorginho, que deu várias entrevistas antes de seguir até o local onde o corpo de Zagallo estava sendo velado.
Capitão do time em 2002, Cafu fez questão de enaltecer Zagallo. “Falei ontem, falei hoje e vou falar pelo resto da minha vida, todas as homenagens que fizermos para o Zagallo vão ser poucas perante a sua grandeza e representatividade no futebol mundial. Quem teve a oportunidade, como eu, de conviver com o professor Zagallo sabe do que eu estou falando. Temos o Zagallo como pai, amigo, uma pessoa que nos dava conselho e uma pessoa que tem uma história para contar no futebol.”
Ao chegar à CBF acompanhando Parreira, o ex-lateral Branco foi outro campeão de 1994 a declarar sua admiração por Zagallo. “Nosso grande mestre se foi. O importante dessa história toda é que ele deixou muitos ensinamentos como homem e como esportista, de perseverança, de acreditar e, acima de tudo, de um espírito vencedor. Pura gratidão ao nosso querido Zagallo, que nos ensinou o que é amar a camisa amarela. Obrigado, grande mestre, que Deus lhe receba e, com certeza, lhe receberá da melhor maneira possível. Um beijo no coração e obrigado por tudo.”
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Para Clodoaldo, titular no Mundial de 1970, Zagallo desenvolveu várias qualidades que o tornaram um grande vencedor. “Sou eternamente grato a ele, que confiou em mim para que eu jogasse no time de 1970. O Zagallo foi e sempre será o maior torcedor do futebol brasileiro. Missão cumprida.”
Muito requisitado por jornalistas, Reinaldo, que foi a Copa de 1978, disse que Zagallo escreveu parte da história, “talvez uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro”. O ex-atacante contou que Zagallo contagiava não só os jogadores, mas também os torcedores. “Nós ficávamos contagiados pelo entusiasmo, pela garra, pela vontade de vencer que ele tinha Ele é um símbolo do futebol mundial. Que descanse em paz. Nós, eternamente, vamos sentir saudade da alegria e da vibração do Zagallo.”
Zagallo Eterno – despedida na sede da CBF
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Juan, o ex-lateral do Flamengo e da Seleção, Athirson, e ainda Paulo Nunes, Grafite e os técnicos Sebastião Lazaroni e Ramon Menezes também compareceram ao velório de Zagallo e prestaram a última homenagem ao Velho Lobo.
Ao longo deste domingo, presidentes de clubes e de federações estaduais e ex-árbitros de futebol se juntaram aos fãs que fizeram fila para se despedir de Zagallo.
“Fiquei muito impressionado com essa homenagem. Foi muito bem feita. Esse caminho que percorremos no Museu da CBF até chegar ao corpo de Zagallo, vendo toda essa história, me comoveu muito. O Zagallo é um mito, que Deus o tenha na sua glória eterna”, disse o ator Paulo Betti,
Às 14h30, uma missa de corpo presente foi celebrada na sede da CBF pelo padre Omar Raposo. Às 15h30, um carro do Corpo de Bombeiros deixou a entidade e seguiu com o corpo de Zagallo em cortejo até o Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio.
Fonte: Esportes
Esportes
Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
Published
2 dias agoon
31 de março de 2025By

No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que terminou empatada. Em plena Arena Fonte Nova, neste domingo, o Corinthians, atuando com um time composto majoritariamente por jogadores reservas, aproveitou a vantagem numérica para empatar com o Bahia em 1 a 1, pela rodada inaugural do Campeonato Brasileiro. Os anfitriões abriram o placar com Gilberto, mas a equipe corintiana, com resiliência, igualou o marcador por meio de Héctor Hernández.
Com o resultado, ambas as equipes somam um ponto na estreia do torneio. O Corinthians ocupa a sexta colocação na tabela, enquanto o Bahia está em nono. Agora, os times voltam suas atenções para os desafios continentais. O Corinthians estreia na Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira, às 19h, enfrentando o Huracán da Argentina na Neo Química Arena. Já o Bahia inicia sua campanha na fase de grupos da Libertadores contra o Internacional, às 19h de quinta-feira, novamente na Arena Fonte Nova.
Em relação à próxima rodada do Brasileirão, o Corinthians enfrentará o Vasco em casa no sábado, às 18h30, enquanto o Bahia viajará para enfrentar o Santos na Vila Belmiro, no domingo, às 20h30.
O jogo
A partida começou com o Bahia mostrando iniciativa logo nos primeiros momentos. Aos dois minutos, Caio Alexandre encontrou Everton Ribeiro, que passou para Lucho Rodríguez. O atacante concluiu a jogada, mas o goleiro corintiano, Donelli, fez uma defesa espetacular, negando o gol aos anfitriões.
O Bahia continuou pressionando e quase abriu o placar novamente aos 22 minutos, quando Luciano Juba fez um cruzamento rasteiro para Jean Lucas, que finalizou por cima do gol. O Corinthians só conseguiu sua primeira finalização aos 24 minutos, com um chute forte de Yuri Alberto defendido sem dificuldades por Ronaldo.
Aos 45 minutos da primeira etapa, a pressão do Bahia deu resultado. Luciano Juba avançou pela área e cruzou para Gilberto, que cabeceou com precisão, colocando o time da casa em vantagem.
Na segunda metade do jogo, o Bahia ameaçou ampliar com dois lances seguidos. Lucho Rodríguez cabeceou nas mãos de Donelli, seguido por uma tentativa de Ademir que também foi parada pelo goleiro corintiano.
O jogo mudou de configuração aos cinco minutos do segundo tempo, quando Everton Ribeiro recebeu cartão vermelho, deixando o Bahia com um jogador a menos. Mesmo com as mexidas do técnico Ramón Díaz, o Corinthians encontrou dificuldades.
O Corinthians marcou um gol aos 34 minutos, quando Talles Magno avançou e cruzou para Romero, que acertou um chute no ângulo. Contudo, o gol foi anulado por impedimento no início da jogada, confirmado pelo VAR.
Determinado a aproveitar a vantagem, o Corinthians não desistiu e, nos momentos finais, achou seu gol de empate. Breno Bidon cruzou a bola para Héctor Hernández, que com um mergulho sensacional, cabeceou para as redes, selando o placar de 1 a 1.
Esta partida serviu como um teste crucial para ambos os times, que agora se preparam para suas estreias em competições internacionais, torcendo para corrigir falhas e fortalecer suas táticas para os desafios futuros.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 CORINTHIANS
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 30/03/2025
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Thiago Henrique Neto (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
GOLS: Gilberto, aos 45′ do 1ºT (Bahia) / Héctor Hernández, aos 44′ do 2ºT (Corinthians)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Jean Lucas e Gabriel Xavier (Bahia) / João Pedro Tchoca e Breno Bidon (Corinthians)
Cartão vermelho: Everton Ribeiro, aos 6′ do 2ºT (Bahia)
BAHIA: Ronaldo; Gilberto, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba (Iago Borduchi); Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Nestor) e Everton Ribeiro; Ademir (Gabriel Xavier), Erick Pulga (Erick) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni
CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Maná (João Pedro Tchoca), André Ramalho, Cacá (Héctor Hernández) e Hugo (Angileri); Maycon, Alex Santana (Igor Coronado) e Breno Bidon; Romero, Talles Magno e Yuri Alberto (Charles). Técnico: Ramón Díaz
Fonte: Esportes

Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’

1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná

Paraná em Ação: Antônio Olinto recebe feira de serviços gratuitos nesta quinta e sexta

Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários

Em um ano, 1ª PPP da Sanepar investe R$ 30 milhões e acelera universalização do esgoto
PARANÁ


Paraná em Ação: Antônio Olinto recebe feira de serviços gratuitos nesta quinta e sexta
Antônio Olinto, na região Sul, é o município da vez no calendário do Paraná em Ação. Nesta quinta e sexta-feira...


1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná
Centenas de gestores municipais das políticas da mulher, igualdade racial e pessoa idosa participaram nesta semana do Encontro Estadual Cuida...


Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu três Processos Seletivos Simplificados para contratar agentes universitários de níveis de...
POLÍCIA


PMPR é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho voltado às pessoas com TEA
Na manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi homenageada em uma sessão solene realizada no Plenário...


PM intercepta carro que tinha 75 quilos de maconha em Manoel Ribas (PR), no Centro-Sul do estado
Marcia Santos Jornalista Responsável O trabalho conjunto entre o 16º Batalhão e o 5º Comando Regional da PM possibilitou a...


Em Ponta Grossa (PR), PM registra estelionato e orienta população; mulher teve prejuízo de R$ 43 mil
Marcia Santos Jornalista Responsável O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º...
ENTRETENIMENTO


Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’
Calita Franciele, de 22 anos, mostrou para os seus seguidores detalhes do quarto em que dorme com o marido, Amado...


Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’
Leticia Spiller, de 51 anos de idade, publicou, nesta segunda-feira (31), uma foto em que aparece ao lado de Franclim Mendes,...


Graciele Lacerda faz tour por apartamento de Itapema, Santa Catarina: ‘Vem pouco’
Graciele Lacerda, de 44 anos, está em Itapema, Santa Catarina, onde tem um apartamento de frente para a praia. A...
ESPORTES


Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que...


Vasco vence o Santos com virada emocionante na abertura do Brasileirão
Em um clássico deste domingo pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Santos começou sua jornada com uma derrota de virada frente...


Palmeiras e Botafogo empatam no Allianz em estreia no Brasileirão
Na tarde deste domingo (30.03), Allianz Parque foi palco do confronto entre Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
PARANÁ1 dia ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro