Esportes
Em estreia de Endrick, Palmeiras goleia o Coritiba no Allianz Parque
Publicado em
7 de outubro de 2022por
Itajuba TadeuA vitória palmeirense pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, na noite desta quinta-feira (06), sobre o Coritiba, por 4 a 0, não só deixou o Verdão mais disparado na liderança do Brasileirão – foi a 66 pontos, contra 54 do vice Internacional (ou seja, um ponto a mais de vantagem em relação a rodada anterior) -, como também entra para a história por marcar diversos recordes coletivos e individuais e a tão aguardada estreia de uma promessa da base: a do atacante Endrick, de 16 anos.
Os gols da partida foram anotados por Mayke, aos 15, e por Rony, aos 33 do primeiro tempo – ambos com assistência de Gustavo Scarpa; e no segundo tempo pelo zagueiro Gustavo Gómez, aos cinco, com assistência de Dudu, e depois com Breno Lopes, aos 32, que aproveitou pelo lançamento de Bruno Tabata para encaixar belo chute de primeira, com força.
Com isso, ao abrir o placar, o lateral-direito Mayke – nas duas últimas partidas improvisado como meio-campista – chegou a dois gols nos dois duelos mais recentes (havia balançado as redes na última segunda-feira contra o Botafogo). Já o atacante Rony fez seu 44° gol pelo clube e o 21° na temporada – com esse número, além de ser o artilheiro isolado do time em 2022, passa a ser o primeiro jogador desde Gabriel Jesus a ultrapassar a marca dos 20 gols pelo Alviverde em uma mesma temporada (a Cria da Academia anotou 21 gols em 2016).
E o paraguaio Gustavo Gómez, com seu gol, foi ao décimo na temporada 2022, se tornando o zagueiro com mais bolas na rede em um mesmo ano com a camisa palmeirense, igualando os mesmos 10 de Júnior Baiano em 1999. Vale lembrar que este, de quebra, foi o exato centésimo jogo de Gómez só pelo Brasileirão (dos 210 que fez pelo clube no total) e, no torneio nacional, já é o estrangeiro que mais venceu pelo Alviverde no Brasileirão (60 vitórias) e o 2º que mais fez gols (15, seguido de Barcos, com 14, ao lado de Valdivia, também com 15, e atrás só de Arce com 26).
No geral pelo Verdão, Gómez possui 27 gols (desde 2018, quando chegou ao clube) e, com isso, o camisa 15 é também o terceiro maior zagueiro-artilheiro da história do Palmeiras, atrás só de Loschiavo, que defendeu o Palestra Italia no início do Século XX, na segunda posição com 32 gols, e de Luís Pereira, recordista, com 36 nos anos 70 e 80. Além disso, pelo fato de o time ter vencido, Gustavo Gómez, que jogou 210 vezes pelo Verdão, chegou à sua vitória de número 128, o que fez com que o jogador entrasse no Top 10 de zagueiros da história palmeirense que mais venceram com a camisa do clube, igualando as mesmas 128 de Toninho Cecílio.
Gustavo Scarpa e Dudu também reforçaram boas marcas. Com as duas assistências, Scarpa segue ainda mais disparado como garçom isolado do time em 2022, agora com 16 assistências, e também do Campeonato Brasileiro de forma geral (dentre atletas de todos os times), com 12.
E Dudu, por sua vez, fez seu jogo de número 393 pelo Verdão, superando, desta forma, os 392 duelos que o ex-goleiro Marcos acumula pelo clube só no Século XXI. Dessa forma, no século atual, o camisa 7 passa a ser de forma isolada o atleta que mais defendeu o Alviverde – ele também já era quem mais venceu (121 vezes com a de hoje) e quem mais fez gols pelo clube no século (83).
Dudu, aliás, com a assistência concedida para o gol de Gustavo Gómez, o terceiro da partida, reforça outra estatística: revelado pelo Cruzeiro e com partidas também pelo Grêmio na Série A, ele chegou à sua 66ª assistência em jogos válidos pelo Brasileirão, número máximo entre todos os atletas desde que a competição nacional passou a ser disputada por 20 times, em 2006.
Só pelo Verdão, desde 2015, o Baixinho soma 93 assistências, sendo 43 somente no Allianz Parque com a de hoje, casa do clube, onde o camisa 7, além dos passes decisivos, também domina todas as outras listas: é o número um em jogos na arena alviverde (171), gols (37) e vitórias (121).
Único palmeirense presente em todos os jogos do Campeonato Brasileiro 2022, Dudu também é o terceiro atleta que mais atuou pelo clube na história da competição (205 com o de hoje), atrás só de Ademir da Guia, com 216, e Emerson Leão, com 232, sendo o número um dentre os que mais venceram (115 vitórias), seguido de Emerson Leão (112).
Coletivamente, a vitória do Palmeiras reforça os excelentes números do time no Brasileirão 2022: é o dono da maior série invicta deste Brasileirão (15 atualmente, desde 16ª rodada), vem de cinco vitórias seguidas com essa (mas já chegou a seis entre 17ª e a 22ª rodada, sendo este o recorde de triunfos em série do Brasileirão 2022), é o dono do melhor ataque (52 gols), da melhor defesa (20 gols sofridos) e do melhor saldo de gols (32).
Além disso, em casa, o Verdão segue avassalador. A temporada 2022 aparece como a mais vitoriosa do Palmeiras dentro do Allianz Parque em comparação com as anteriores (84% de aproveitamento, sendo 24 triunfos, cinco empates e duas derrotas em 31 jogos), além da com menor percentual de derrotas (6%, sendo dois reveses em 31 jogos), a mais goleadora (69 gols marcados. média de 2,22 gols por partida) e a segunda menos vazada da história (18 gols sofridos, média de 0,58 gol por jogo).
Os números expressivos não acabam por aí! Esse duelo marcou também o expressivo jogo de número 800 da história do Palmeiras na cidade de São Paulo em jogos do Campeonato Brasileiro. E o retrospecto é extremamente favorável: são 433 vitórias, 215 empates, 152 derrotas, 1372 gols marcados e 768 gols sofridos.
O duelo ainda ficou marcado por uma estatística que engrandece o trabalho não só dos atletas, mas também da comissão técnica. Comandado pelo auxiliar João Martins nesta noite (pois Abel cumpre suspensão), o Verdão dirigido pela comissão técnica atual completou 100 vitórias em um total de 172 partidas de Abel Ferreira e seus companheiros: outros 39 empates, 33 reveses sofridos, com 295 gols marcados contra 139 sofridos, e, até aqui, a conquista dos títulos da Libertadores 2020 e 2021, da Copa do Brasil 2020, do Campeonato Paulista 2022 e da Recopa Sul-Americana 2022.
Do total destes 172 jogos, além dos 18 por João Martins (12 vitórias com a de hoje, cinco empates e um revés, 41 gols marcados e 13 sofridos), foram 152 comandados por Abel Ferreira (88 vitórias, 33 empates e 31 derrotas, com 251 gols marcados contra 122 sofridos) e mais dois por Vítor Castanheira (um empate e um resultado adverso, com dois gols marcados e quatro sofridos, mas um deles valeu classificação às semifinais da Copa do Brasil de 2020, contra o Ceará, após empatar por 2 a 2 fora de casa).
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 0 CORITIBA
Competição: Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Data e hora: 6 de outubro de 2022, quinta-feira, às 19h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/ SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/ SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/ RS)
Cartões amarelos: Atuesta (PAL); Boschilia, Thonny Anderson (CFC)
Gols: Mayke (PAL), aos 14’/1ºT; Rony (PAL), aos 33’/1ºT; Gustavo Gómez (PAL), aos 5’/2ºT; Breno Lopes (PAL), aos 31’/2ºT
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Danilo, Atuesta (Gabriel Menino), Mayke (Breno Lopes), Gustavo Scarpa (Bruno Tabata) e Dudu (Merentiel); Rony (Endrick). Técnico: João Martins (auxiliar)
CORITIBA: Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Egídio); Bruno Gomes, Trindade e Boschilia (Thonny Anderson); Warley (José Hugo), Alef Manga (Biel) e Fabrício (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira.
Fonte: Agência Esporte
Esportes
Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina
Published
14 horas agoon
26 de março de 2025By

Em noite para ser esquecida, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Argentina no Monumental de Núñez, perdendo por 4 a 1 em partida válida pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O clima tenso dentro e fora de campo culminou em uma atuação apática do Brasil, que agora vê a vaga para a Copa do Mundo de 2026 ameaçada.
Jogando em casa e sem Lionel Messi, a Argentina não se intimidou e dominou o Brasil desde o apito inicial. Julián Álvarez e Enzo Fernández abriram o placar antes dos 15 minutos, mostrando a superioridade dos donos da casa. Matheus Cunha descontou para o Brasil, mas Mac Allister e Simeone garantiram a goleada da Albiceleste.
Torcida provoca e Brasil cai na tabela
A torcida argentina provocou com gritos de “olé” logo no início da partida, demonstrando a confiança no time. Com a vitória, a Argentina chega aos 31 pontos e amplia a vantagem na liderança das Eliminatórias. O Brasil, por outro lado, cai para a quinta colocação, com 21 pontos, e vê a vaga para o Mundial mais distante.
Próximos desafios
As Eliminatórias serão retomadas em junho, com o Brasil enfrentando o Equador fora de casa e o Chile em casa. A Argentina terá pela frente o lanterna Chile e a Colômbia.
O Jogo
A Argentina abriu o placar logo aos três minutos, com Julián Álvarez aproveitando lançamento de De Paul. Aos 12, Enzo Fernández ampliou, após cruzamento de Molina. O Brasil descontou com Matheus Cunha, que roubou a bola na entrada da área e chutou no canto. No entanto, a Argentina respondeu com Mac Allister, que se antecipou a Bento e marcou o terceiro.
No segundo tempo, o Brasil voltou desligado e sofreu o quarto gol, marcado por Simeone após cruzamento de Tagliafico. Raphinha ainda acertou o travessão em uma cobrança de falta, mas não foi suficiente para mudar o rumo da partida.
Declaração polêmica de Raphinha
A derrota ganha contornos ainda mais negativos devido à declaração polêmica de Raphinha, que antes da partida afirmou que daria “porrada neles”. O atacante passou em branco no clássico e viu sua equipe ser humilhada em campo.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 4 X 1 BRASIL
Local: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (ARG)
Data: 25/03/2025
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: John Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Murillo, Raphinha, André, Léo Ortiz e Endrick (Brasil); Tagliafico, Almada, Otamendi e De Paul (Argentina)
GOLS: Julián Álvarez, aos 3′ do 1ºT (Argentina); Enzo Fernández, aos 12′ do 1ºT (Argentina); Matheus Cunha, aos 26′ do 1ºT (Brasil); Mac Allister, aos 36′ do 1ºT (Argentina); Simeone, aos 25′ do 2ºT (Argentina)
ARGENTINA: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico (Medina); Paredes (Palacios), Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister (Nico Paz); Thiago Almada (Simeone) e Julián Álvarez (Ángel Correa). Técnico: Lionel Scaloni
BRASIL: Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo (Léo Ortiz) e Guilherme Arana; André (Éderson), Joelinton (João Gomes) e Raphinha; Rodrygo (Endrick), Vinicius Júnior e Matheus Cunha (Savinho). Técnico: Dorival Júnior
Fonte: Esportes

IPR Tapicuru: com muita ciência, Paraná entrega nova cultivar de feijão para o Brasil

Governador lamenta o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Paraná em Ação levará serviços gratuitos a moradores de Sabáudia nesta quinta e sexta

Ratinho Junior e governadora em exercício de Pernambuco debatem políticas sociais

Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Roteiro Turístico
PARANÁ


IPR Tapicuru: com muita ciência, Paraná entrega nova cultivar de feijão para o Brasil
O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira (26) a cultivar de...


Paraná em Ação levará serviços gratuitos a moradores de Sabáudia nesta quinta e sexta
Os moradores de Sabáudia, no Norte do Paraná, terão à disposição nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) diversos serviços...


Governador lamenta o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamenta a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ocorrida nesta quarta-feira (26),...
POLÍCIA


PCPR e PMPR recuperaram trator de vítima de estelionato em São João
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), recuperaram na sexta-feira (21), um trator que...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Palmeira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 21 anos, pelo homicídio que vitimou Jovildo Guedes de...


PMPR apreende quase 20 kg da maconha em ônibus na cidade de Céu Azul
Na última terça-feira (25), a Polícia Militar do Estado do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron),...
ENTRETENIMENTO


Nicolas Prattes exibe cliques de lua de mel com Sabrina: ‘Bênção atrás de bênção’
Nicolas Prattes, de 27 anos, resolveu abrir em suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), um álbum de fotos em que...


Zé Felipe celebra 4 anos de casado com Virginia e se declara: ‘Sim todos os dias’
Zé Felipe, de 26 anos, comemorou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), os quatro anos de casado com Virginia Fonseca,...


Tati Barbieri curte dia de sol em Balneário Camboriú, com marido milionário: ‘No Sul’
Tati Barbieri, de 37 anos, curtiu uma piscina nesta terça-feira (25), junto com o marido, o milionário russo Roman Shpigel,...
ESPORTES


Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina
Em noite para ser esquecida, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Argentina no Monumental de Núñez, perdendo por 4 a...


Após cortes e suspensões, Brasil recebe novos nomes para desafio contra Argentina
O goleiro Weverton, o zagueiro Beraldo e os meio-campistas João Gomes e Éderson se apresentaram na manhã deste sábado (22)...


João Fonseca brilha em Miami e avança à terceira fase do Masters 1000
Em um sábado de grandes emoções no Masters 1000 de Miami, o tenista brasileiro João Fonseca conquistou uma importante vitória...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Verão Gastronômico em Japurá movimenta economia das agroindústrias familiares
-
PARANÁ6 dias ago
Seleção de voluntários para a Operação Rondon Paraná 2025 vai até 15 de junho
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Aqui: orientações essenciais para produtores rurais declararem o IR 2025
-
PARANÁ5 dias ago
Sanepar apresenta detalhes da PPP que ampliará esgoto em 36 cidades do Norte do Estado