NOVA AURORA

Esportes

Vídeo: Capoeira como forma de vida é o trabalho que o grupo Kauande traz para Cafelândia e Nova Aurora

Publicado em

Nos dias 21 e 22 de abril acontece o I Batizado do grupo de capoeira Kauande. Em Cafelândia o evento será realizado na Casa da Cultura, com Início às 16h00 e em Nova Aurora o evento será realizado na Praça dos Pioneiros com início as 20h00, no dia 22 no período da manhã terá workshop e palestras, e a partir das 15h00 o Batizado e a troca de cordas. O Evento já tem a presença confirmada do Mestre Sergipe, Déa, Niquinha, Japonês e Ciência.

“O Batizado é um ritual de batismo, para transformar você em um capoeirista, todos que entram são batizados apenas 1 vez, independente do grupo, se você já se batizou em um outro grupo você já é capoeirista”, explica o educador Anderson Soares.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Talvez se não o único dos esportes mais completos já visto no Brasil.

O Grupo de Capoeira Kauande, criado em Toledo pelo Mestre Déa, tem como fundador da Kauande em Nova Aurora (10/2021) e Cafelândia (06/2022), o mestrando Indio e Educadores do grupo: Adiraldo Pedro da Silva, vulgo Beto, Anderson Soares, vulgo Doutor e Douglas Evaristo Soares, vulgo Quilombo.

Leia Também:  Presidente da ACAMOP visita câmara Municipal de Nova Aurora; Confira o vídeo

Para o educador Adiraldo a capoeira constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual. Além da roda de capoeira, do berimbau do canto e das palmas, o capoeirista passa por toda uma graduação feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.

“Todos iniciam na corda crua, a corda sem cor, e é batizado. Tem a diferença do infantil para o adulto, no adulto ele pega a primeira corda que é cinza. A partir daí vai tendo as trocas de cordas, quando chega na corda laranja é considerado uma graduação, com o tempo vai subindo graus, instrutor, professor, mestrando até chegar mestre, o que leva muitos anos”, explica Adiraldo.

Uma curiosidade da Capoeira, é de que um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto, ele deve ser capaz de tocar os instrumentos típicos, cantar e aplaudir durante o jogo.

O Educador Anderson fala que idealizaram a associação sem fins lucrativos, e que procuram em datas comemorativas fazer ações e distribuir cestas básicas para a comunidade carente. “Para participar do grupo não tem custo nenhum, o único custo que tem é a dedicação das pessoas que vem”, enfatiza.

Leia Também:  Palmeiras vence o Mirassol e avança às quartas de final

O Grupo tem uma parceria com a Prefeitura de Nova Aurora que cedeu o espaço para que possa ser utilizado, através do Secretário de Esportes Maycon Ambrózio e do Secretário de Cultura Edson Souza.

Em Cafelândia é um projeto Social, voltado mais para a Educação Infantil, em parceria com a Fundação Padre Luis Luise, lá a fundação tem o subsídio que remunera o professor. Em Nova Aurora o trabalho é voluntário.

“Nosso objetivo é trazer a cultura da capoeira, o esporte para tirar as pessoas da rua, visa principalmente os bairros onde a criminalidade existe, qualquer esporte traz uma educação com disciplina, nosso intuito é poder alcançar os bairros pra levar a capoeira como forma de vida, e expandir o projeto social”, declara Anderson.

Hoje o Grupo Kauande vive de doações para os eventos em questão, além das viagens para apresentações e campeonatos, para mais informações sobre o evento e para doações, contate (45) 9 99361299.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores

Published

on

By

O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira, o Botafogo foi derrotado pela Universidad de Chile por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A derrota ocorreu no Estádio Nacional do Chile e o gol decisivo saiu no segundo tempo, anotado por Di Yorio.

O jogo

O Botafogo iniciou a partida com uma postura ofensiva, demonstrando intenção de dominar o jogo. No entanto, os erros nos passes e a falta de perfeição no setor ofensivo foram notórios.

A Universidad de Chile fez sua primeira aproximação aos 11 minutos, quando Altamirano, na entrada da área, chutou, mas a bola passou pela linha de fundo, quase abrindo o placar.

A equipe carioca, mesmo dominando a posse de bola, só conseguiu criar perigo efetivo a partir dos 27 minutos, quando Igor Jesus foi lançado na área e teve seu chute desviado em direção ao goleiro Castellón.

Aos 39 minutos, Santi Rodríguez quase selou uma vantagem, aproveitando um cruzamento bem trabalhado; entretanto, sua finalização foi acertada por Castellón, que manteve a invencibilidade do placar até o intervalo.

Segundo Tempo

Na volta do intervalo, a Universidad de Chile apresentou uma postura mais agressiva e inteligente, mesmo reconhecendo que o Botafogo ainda dominava a posse de bola.

Leia Também:  Presidente da ACAMOP visita câmara Municipal de Nova Aurora; Confira o vídeo

Aos 14 minutos do segundo tempo, os donos de casa conseguiram explorar um espaço da defesa adversária. Di Yorio recebeu um passe preciso na área e, com frieza, tocou a bola para deixar John sem reação, abrindo o placar.

Após o gol, o clima se tornou mais tenso. A equipe chilena passou a controlar melhor a partida e intensificou as investidas, chegando aos 26 minutos com Poblete, que teve sua cabeçada parada no braço de John.

Apesar de algumas tentativas de reação, os erros no setor ofensivo continuaram a assombrar o Botafogo, que não conseguiu pressionar o suficiente para empatar o jogo.

Nos acréscimos, a situação se complicou ainda mais para os cariocas. O atacante Igor Jesus foi expulso, causando um desânimo extra e comprometendo a reação no final da partida.

Situação na tabela e próximos desafios

Com a derrota, o Botafogo encerra a primeira rodada do Grupo A sem pontos. Por conta dos critérios de desempate, a equipe se encontra na terceira posição, à frente apenas do Carabobo. Sem pontos, o revés se mostra preocupante para o clube, que precisa recuperar a confiança e ajustar os detalhes para os próximos desafios.

Leia Também:  Primavera faz história ao bater Cuiabá e conquistar o Campeonato Mato-grossense de 2025

Próximo confronto pelo clube: O Botafogo receberá o Carabobo-VEN no Nilton Santos. Será uma oportunidade para reverter a situação e conquistar um resultado positivo.
Desafio para a Universidad de Chile: No mesmo dia, os donos da casa viajam para encarar o Estudiantes-ARG, dando continuidade à disputa na fase de grupos.

FICHA TÉCNICA:

UNIVERSIDAD DE CHILE 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Estádio Nacional Julio Martínez Pradanos, em Santiago (Chile)
Data: 02/04/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Agustin Berizzo (URU)
VAR: Antonio García (URU)
Cartões amarelos: Fernández, Aranguiz, Guerra e Sepúlveda (Universidad de Chile); Patrick de Paula, Jeffinho e Gregore (Botafogo)
Cartão vermelho: Igor Jesus (Botafogo)
GOL: Di Yorio, aos 14′ do 2º T (UNIVERSIDAD DE CHILE)

UNIVERSIDAD DE CHILE: Castellón; Ramírez, Calderón e Zaldívia; Hormazábal, Aránguiz, Díaz (Montes), Altamirano (Poblete) e Sepúlveda (Castro); Fernández (Guerra) e Di Yorio (Contreras). Técnico: Gustavo Álvarez

BOTAFOGO: John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas (Allan), Gregore e Patrick de Paula (Elias Manoel); Santi Rodríguez (Jeffinho), Matheus Martins (Artur) e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA