Nos dias 21 e 22 de abril acontece o I Batizado do grupo de capoeira Kauande. Em Cafelândia o evento será realizado na Casa da Cultura, com Início às 16h00 e em Nova Aurora o evento será realizado na Praça dos Pioneiros com início as 20h00, no dia 22 no período da manhã terá workshop e palestras, e a partir das 15h00 o Batizado e a troca de cordas. O Evento já tem a presença confirmada do Mestre Sergipe, Déa, Niquinha, Japonês e Ciência.
“O Batizado é um ritual de batismo, para transformar você em um capoeirista, todos que entram são batizados apenas 1 vez, independente do grupo, se você já se batizou em um outro grupo você já é capoeirista”, explica o educador Anderson Soares.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Talvez se não o único dos esportes mais completos já visto no Brasil.
O Grupo de Capoeira Kauande, criado em Toledo pelo Mestre Déa, tem como fundador da Kauande em Nova Aurora (10/2021) e Cafelândia (06/2022), o mestrando Indio e Educadores do grupo: Adiraldo Pedro da Silva, vulgo Beto, Anderson Soares, vulgo Doutor e Douglas Evaristo Soares, vulgo Quilombo.
Para o educador Adiraldo a capoeira constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual. Além da roda de capoeira, do berimbau do canto e das palmas, o capoeirista passa por toda uma graduação feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.
“Todos iniciam na corda crua, a corda sem cor, e é batizado. Tem a diferença do infantil para o adulto, no adulto ele pega a primeira corda que é cinza. A partir daí vai tendo as trocas de cordas, quando chega na corda laranja é considerado uma graduação, com o tempo vai subindo graus, instrutor, professor, mestrando até chegar mestre, o que leva muitos anos”, explica Adiraldo.
Uma curiosidade da Capoeira, é de que um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto, ele deve ser capaz de tocar os instrumentos típicos, cantar e aplaudir durante o jogo.
O Educador Anderson fala que idealizaram a associação sem fins lucrativos, e que procuram em datas comemorativas fazer ações e distribuir cestas básicas para a comunidade carente. “Para participar do grupo não tem custo nenhum, o único custo que tem é a dedicação das pessoas que vem”, enfatiza.
O Grupo tem uma parceria com a Prefeitura de Nova Aurora que cedeu o espaço para que possa ser utilizado, através do Secretário de Esportes Maycon Ambrózio e do Secretário de Cultura Edson Souza.
Em Cafelândia é um projeto Social, voltado mais para a Educação Infantil, em parceria com a Fundação Padre Luis Luise, lá a fundação tem o subsídio que remunera o professor. Em Nova Aurora o trabalho é voluntário.
“Nosso objetivo é trazer a cultura da capoeira, o esporte para tirar as pessoas da rua, visa principalmente os bairros onde a criminalidade existe, qualquer esporte traz uma educação com disciplina, nosso intuito é poder alcançar os bairros pra levar a capoeira como forma de vida, e expandir o projeto social”, declara Anderson.
Hoje o Grupo Kauande vive de doações para os eventos em questão, além das viagens para apresentações e campeonatos, para mais informações sobre o evento e para doações, contate (45) 9 99361299.