NOVA AURORA

Esportes

Atletas Paranaenses são maioria na seleção brasileira de Footgolf

Publicado em

Dos 39 convocados para a Seleção Brasileira de Footgolf, 34 são atletas paranaenses. Eles irão defender o Brasil na FIFG World Cup Orlando 2023 (Copa do Mundo de Footgolf), que acontecerá de 27 de maio a 06 de junho, em Orlando, na Florida (USA. Essa quase unanimidade de atletas do nosso estado confirma o Paraná como berço nacional do Footgolf. Assim como em outras modalidades, para “serem convocados” os atletas precisaram garantir a vaga por meio de ranking, obtido com a pontuação em etapas nacionais do esporte, realizadas pela CBFG – Confederação Brasileira de FootGolf, instituição máxima do esporte no Brasil.

Realizado a cada dois anos, o primeiro campeonato mundial foi disputado na Hungria, em 2012, com a participação de oito países; o segundo na Argentina em 2016 com 26 países; e o terceiro em 2018, no Marrocos, com a participação de 35 países. Este ano, o Mundial contará com a participação de mais de mil atletas de 40 países, um resultado incontestável do crescimento desse esporte que já virou febre no mundo todo.

Um esporte chamado Footgolf

Oficialmente o FootGolf nasceu em 2009, na Holanda. Entretanto, no ano de 2000, idealizado por Antão Santor, foi realizado um evento inédito em Foz do Iguaçu, e pelo que se tem conhecimento, foi o primeiro em todo o mundo deste novo esporte. Em 2015, foi criada a ABFG (Associação Brasileira de FootGolf), hoje denominada CBFG (Confederação Brasileira de Footgolf), a qual recebeu o certificado de Filiação à FIFG (Federation for International FootGolf), sendo a única organização oficial em território Brasileiro.

Leia Também:  Brasil e Estados Unidos empatam pela Copa do Mundo Sub-17

Inspirado no Golf, o FootGolf é um esporte bastante inclusivo, pois os únicos equipamentos necessários são uma bola número cinco e uma chuteira. Os pés dos jogadores são os “tacos”! O esporte consiste em introduzir uma bola de futebol em um buraco de 52cm de diâmetro, com os pés, na menor quantidade de chutes possíveis. Há um número de chutes previsto para cada campo, visando sempre buscar esse número com base na dificuldade do campo e distância do ponto inicial e, assim como no Golf, os campos oficiais são compostos de 18 buracos.

É jogado em grupos de quatro pessoas, mas a pontuação é individual. Por ser considerado um jogo muito ético e cordial, no qual ninguém tenta sabotar o outro ou tirar vantagem, os próprios membros da equipe são os juízes. Outro ponto que torna o esporte tão democrático é a possibilidade da participação de pessoas de todas as idades e sexo. Para participar dos campeonatos é necessária a idade mínima de 16 anos, mas nada impede que crianças também participem do espaço e aprendam a modalidade.

Leia Também:  Estado investe R$ 51,3 milhões na pavimentação de rodovia entre Assis Chateaubriand e Toledo

Lista dos 39 atletas convocados, por ordem alfabética:
Adilson Brasil Barreto, Adilton Sena Sntana, Anaile Zilio, Anderson Fonseca Nunes, Andressa Hreiciuk dos Santos, Cassiano Pianaro, Cristiane Rodrigues Ferreira, Crystopher Verbiski, Danmerson Cabrera Souza, Diego Juan Carlos Allou, Eder Trevisol, Elizane de Lurdes Stormoski Barreto, Everton Doberstein, Felipe Brayan de Paula, Gerson Natal Sávio, Humberto Bertoldi, Jean Leonardo Stdrezk, João Henrique dos Santos da Luz, Joilson José Kuhn, José Adelino Bueno, José Geraldo Berta, Luciane Maneira Stdrezk, Luiz Gustavo Coltro, Márcio Antônio Kuhn, Márcio José Bubniak, Marcos Krupa, Mariana Krupa, Mário Sérgio Rodrigues, Maurício José Bonato, Monike da Silva Machado, Murilo Dambrosio Caigar, Peter Walter Andre, Renato Semenssi, Rogério Giardini, Sandra Krupa, Simone de Lavigne Samways Largo, Thiago de Matos, Vagner André de Souza Machado e Vinícius Bernardo Stdrezk.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBFG

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira

Published

on

By

Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Táchira, na Venezuela. Em um jogo marcado por momentos de tensão e oportunidades criadas por ambos os lados, os rubro-negros conseguiram a tão desejada vitória na etapa final da partida.

O Jogo

Após um primeiro tempo relativamente equilibrado e sem grandes emoções, o jogo começou a ganhar contornos mais intensos aos primeiros minutos. O Deportivo Táchira, que começou a partida com maior posse de bola, buscava, sem sucesso, incomodar a sólida zaga do Flamengo. Aos dez minutos, os cariocas já mostraram sua intenção ofensiva quando Luiz Araújo aproveitou um lance disputado pelo alto — mas acabou chutando pela linha de fundo.

Esse lance animou a torcida flamenguista, que passou a dominar a partida e criou boas oportunidades de gol com intervenções de Bruno Henrique e o próprio Luiz Araújo. Em ambas as chances, o goleiro Camargo, do time venezuelano, fez defesas importantes para manter o placar zerado durante o primeiro tempo.

Segundo tempo

No intervalo, o duelo permaneceu equilibrado, com poucas chances de marcar para ambos os lados. Contudo, o segundo tempo trouxe mudanças significativas para a partida. Aos 12 minutos, o Flamengo finalmente abriu o placar. Everton Cebolinha foi o protagonista do lance, ao cruzar com precisão para a área, onde Bruno Henrique preparou a segurada de cabeça. Juninho, atento e oportuno, apareceu para dominar com o peito e colocar a bola no fundo da rede, garantindo o gol decisivo.

Leia Também:  Brasil e Estados Unidos empatam pela Copa do Mundo Sub-17

Mesmo diante do revés, o Deportivo Táchira voltou a buscar o ataque. Em sua melhor oportunidade, Balza entrou na área e testou a sorte com um chute que passou próximo à zaga rubro-negra. Contudo, o Flamengo, mantendo o controle da partida após o gol, conseguiu segurar a vantagem até o fim do confronto.

Nos acréscimos, o rival venezuelano intensificou a pressão em busca de um empate, com Balza novamente se destacando pela movimentação na área, mas sem efeito, e os rubro-negros saíram de campo com os três pontos.

Próximos desafios na competição

A vitória sobre o Deportivo Táchira coloca o Flamengo à frente do Grupo C e prepara o time para novos desafios. Na próxima rodada, os rubro-negros recebem o Central Córdoba, da Argentina, na quarta-feira, no icônico Maracanã. Enquanto isso, o Deportivo Táchira seguirá sua campanha ao enfrentar a LDU, de Quito, também na mesma data.

A partida demonstrou a capacidade do Flamengo de reagir no momento certo e reafirmou a confiança do elenco e da torcida para as próximas disputas na Libertadores. O time precisa manter o equilíbrio e a intensidade, especialmente ao enfrentar adversários de peso nas próximas rodadas.

Leia Também:  Flamengo bate o Vasco e alcança segunda vitória com Tite no Brasileirão

FICHA TÉCNICA

DEPORTIVO TÁCHIRA 0 X 1 FLAMENGO

Local: Estádio Polidesportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela)
Data: 03/04/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Wilfredo Campos (BOL)
Cartões amarelos: Rosales, Camacho, Requena, Maidana e Cova (Deportivo Táchira); Léo Pereira (Flamengo)
GOL: Juninho, aos 12′ do 2º T (FLAMENGO)

DEP. TÁCHIRA: Camargo, Vivas, Tamiche (Castillo) e Maidana; Rosales, Requena, Cova (Cano) e Camacho; Sosa (Ortiz), Saggiomo e Castillo (Balza). Técnico: Edgar Pérez

FLAMENGO: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Pulgar e De la Cruz (Allan); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Wallace) e Michael (Juninho) e Éverton Cebolinha (João Victor). Técnico: Filipe Luis

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA