Esportes
As defesas que podem decidir o título no Catar
Publicado em
7 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuO ataque do Brasil vem sendo brilhante, e Mbappé e Messi, mágicos.
Porém, quem espera que o destino desta Copa do Mundo FIFA seja definido por seus atacantes mais incríveis provavelmente se decepcionará.
Afinal, a história nos diz que, ao avaliar os candidatos ao título, devemos voltar nossas atenções à outra ponta do campo.
As provas nesse sentido são bastante conclusivas. As mais fortes e goleadoras não são as que tendem a ganhar as Copas do Mundo. Se fosse assim, a Bélgica, e não a França, seria a atual campeã mundial. Uma defesa fechada, por outro lado, é o que faz um vencedor.
A Espanha de 2010 é o exemplo citado com mais frequência, ao arrancar vitórias por 1 a 0 em cada um de seus jogos na fase eliminatória. No entanto, uma análise mais ampla mostra que, das 24 partidas disputadas pelos seis últimos campeões da Copa do Mundo, 17 terminaram sem que eles levassem gols.

Argentina
Gol sofrido na fase de grupos : 2 Gols suportaram no mata-mata : 1
Análise da defesa : Certo, a derrota no jogo de estreia não foi o melhor dos começos. Os dois gols da Arábia Saudita no segundo tempo eram ambos evitáveis, e os zagueiros da Argentina pareciam estar grudados no chão, principalmente no primeiro. Porém, assim como a equipe como um todo, esses mesmos defensores responderam bem surpreendentemente revés.
Lionel Messi apresentou Nicolás Otamendi e Cristian Romero como os jogadores de melhor atuação na vitória das oitavas de final sobre a Austrália. Não fosse o desvio do chute sem muita pontaria de Craig Goodwin, os argentinos chegaram às quartas de final com três partidas seguidas sem sofrer gols.

Brasil
Gol sofrido na fase de grupos : 1 Gols suportaram no mata-mata : 1
Análise da defesa: Seria justificado argumentar que o Brasil ainda não levou um gol que realmente importa nesta Copa do Mundo. É verdade que a defesa, assim como toda a equipe, decepcionou contra Camarões e resistiu aos cruzamentos em particular, mas a vaga nas oitavas já estava garantida e Tite deu um descanso para seus titulares da zaga.
Nas oitavas, a Seleção sofreu um gol quando já ganhou por 4 a 0 e ia bem, e seria duro demais culpar Thiago Silva e companhia por aquele chutaço de 30 metros de distância. Ainda assim, apesar de uma bomba de Paik Seungho poder ser classificado como “indefensável” e ter saído em um momento em que o resultado já estava muito fora do alcance dos coreanos, Alisson precisou fazer mais defesas – algumas delas espetaculares – do que Tite teria gostado.

Croácia
Gol sofrido na fase de grupos : 1 Gols suportaram no mata-mata : 1
Análise da defesa : Levar só dois gols em quatro jogos, considerando a dificuldade de seu grupo e do desempenho que seu adversário nas oitavas obteve marcando contra Alemanha e Espanha, não é pouca coisa.
O fato de a Croácia ter se recuperado duas vezes depois de sair perdendo seus compromissos – primeiro contra o Canadá e, depois, contra o Japão – também diz muito de suas organizações defensivas e solidez de caráter. Vale a pena dizer também que Josko Gvadiol, chamado pelo técnico Zlatko Dalic de “o melhor zagueiro do mundo”, é um dos jogadores de melhor desempenho no torneio até o momento.

inglaterra
Gol sofrido na fase de grupos : 2 Gols sofreram no mata-mata : 0
Análise da defesa : A Inglaterra chegou a esta Copa do Mundo tendo sofrido gols em cinco dos seis jogos anteriores que havia disputado, e com Gareth Southgate criticou por continuar escalando Harry Maguire, considerado em má fase.
O técnico, é claro, foi desculpado pela demonstração de confiança, já que Maguire se mostrou um dos melhores jogadores de uma seleção que só sofreram dois gols – ambos receberam contra o Irã quando o placar era de, respectivamente, 4 a 0 e 6 a 1 a favor dos ingleses. Os três jogos que vieram a seguir, em que a defesa ficou invicta, deu à torcida da Inglaterra uma verdadeira razão para o otimismo.

França
Gol sofrido na fase de grupos : 2 Gols suportaram no mata-mata : 1
Análise da defesa : No papel, os franceses parecem ser um dos sets com a defesa mais aberta dos oito selecionados restantes, depois de sofrer gols em todos os jogos que fizeram no Qatar-2022. Porém, vale ter em conta que a coluna de “gols suportados” da França a essa altura na Rússia-2018 dava os mesmos motivos para preocupação, mas que, a seguir, a equipe acabou chegando à final com dois jogos em que sua defesa não foi vazada.
Considerando a qualidade conjunta dos quatro defensores, parece mais ideia desconsiderar a máxima de que a fase é temporária, mas a categoria é permanente. Os franceses podem provar isso pela segunda vez consecutiva.

Marrocos
Gol sofrido na fase de grupos : 1 Gols suportados no mata-mata : 0
Análise da defesa : Esta não é difícil. Não é por acaso que os marroquinos, que não levaram gols do trio de pesos-pesados europeus formados pela Bélgica, Croácia e Espanha, têm a melhor defesa do Qatar-2022.
O nível de organização e de espírito de equipe que chorou é ainda mais notável considerando que o técnico Walid Regragui teve apenas três meses para fazer desta a seleção disciplinada que estamos vendendo no Qatar. Até mesmo Portugal, que vem marcando gols de sobra e está empatado como o melhor ataque da competição (12 gols), deve achar o Marrocos um osso duro de roer.

Holanda
Gol sofrido na fase de grupos : 1 Gols suportaram no mata-mata : 1
Análise da defesa : Louis van Gaal mais uma vez depositou sua confiança em um esquema com três zagueiros que se mostrou muito eficaz para ele no Brasil-2014, obtendo resultados igualmente positivos a esta altura da competição.
Além disso, a Holanda de hoje tem defensores de mais peso que o selecionado que ficou em terceiro há oito anos. O capitão Virgil van Dijk é considerado por muitos como um jogador incomparável em sua posição, enquanto boa fase de Nathan Aké e Jurriën Timber ao seu lado perdeu Matthijs de Ligt, um dos zagueiros mais caros da história, esquentando o banco.

Portugal
Gol sofrido na fase de grupos : 4 Gols sofreram no mata-mata : 1
Análise da defesa : Estatisticamente, o encontro pelas quartas de final entre portugueses e marroquinos põe frente a frente a melhor e a pior defesa das características que restam. A verdade, como sempre, tem mais nuances, já que a linha de zaga de Portugal, é construída ao redor de um eternamente jovem Pepe e de um zagueiro como Rúben Dias, amplamente considerado um dos melhores do mundo.
Vale comentar que Portugal também sofreu quatro gols na fase de grupos de sua campanha vitoriosa na Eurocopa de 2016, quando acabou erguendo a taça depois de manter a defesa invicta no mata-mata contra a Croácia, País de Gales e a anfitriã França. Coincidência ou mais
Fonte: Agência Esporte
Esportes
Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Published
15 horas agoon
4 de abril de 2025By

Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Táchira, na Venezuela. Em um jogo marcado por momentos de tensão e oportunidades criadas por ambos os lados, os rubro-negros conseguiram a tão desejada vitória na etapa final da partida.
O Jogo
Após um primeiro tempo relativamente equilibrado e sem grandes emoções, o jogo começou a ganhar contornos mais intensos aos primeiros minutos. O Deportivo Táchira, que começou a partida com maior posse de bola, buscava, sem sucesso, incomodar a sólida zaga do Flamengo. Aos dez minutos, os cariocas já mostraram sua intenção ofensiva quando Luiz Araújo aproveitou um lance disputado pelo alto — mas acabou chutando pela linha de fundo.
Esse lance animou a torcida flamenguista, que passou a dominar a partida e criou boas oportunidades de gol com intervenções de Bruno Henrique e o próprio Luiz Araújo. Em ambas as chances, o goleiro Camargo, do time venezuelano, fez defesas importantes para manter o placar zerado durante o primeiro tempo.
Segundo tempo
No intervalo, o duelo permaneceu equilibrado, com poucas chances de marcar para ambos os lados. Contudo, o segundo tempo trouxe mudanças significativas para a partida. Aos 12 minutos, o Flamengo finalmente abriu o placar. Everton Cebolinha foi o protagonista do lance, ao cruzar com precisão para a área, onde Bruno Henrique preparou a segurada de cabeça. Juninho, atento e oportuno, apareceu para dominar com o peito e colocar a bola no fundo da rede, garantindo o gol decisivo.
Mesmo diante do revés, o Deportivo Táchira voltou a buscar o ataque. Em sua melhor oportunidade, Balza entrou na área e testou a sorte com um chute que passou próximo à zaga rubro-negra. Contudo, o Flamengo, mantendo o controle da partida após o gol, conseguiu segurar a vantagem até o fim do confronto.
Nos acréscimos, o rival venezuelano intensificou a pressão em busca de um empate, com Balza novamente se destacando pela movimentação na área, mas sem efeito, e os rubro-negros saíram de campo com os três pontos.
Próximos desafios na competição
A vitória sobre o Deportivo Táchira coloca o Flamengo à frente do Grupo C e prepara o time para novos desafios. Na próxima rodada, os rubro-negros recebem o Central Córdoba, da Argentina, na quarta-feira, no icônico Maracanã. Enquanto isso, o Deportivo Táchira seguirá sua campanha ao enfrentar a LDU, de Quito, também na mesma data.
A partida demonstrou a capacidade do Flamengo de reagir no momento certo e reafirmou a confiança do elenco e da torcida para as próximas disputas na Libertadores. O time precisa manter o equilíbrio e a intensidade, especialmente ao enfrentar adversários de peso nas próximas rodadas.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO TÁCHIRA 0 X 1 FLAMENGO
Local: Estádio Polidesportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela)
Data: 03/04/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Wilfredo Campos (BOL)
Cartões amarelos: Rosales, Camacho, Requena, Maidana e Cova (Deportivo Táchira); Léo Pereira (Flamengo)
GOL: Juninho, aos 12′ do 2º T (FLAMENGO)
DEP. TÁCHIRA: Camargo, Vivas, Tamiche (Castillo) e Maidana; Rosales, Requena, Cova (Cano) e Camacho; Sosa (Ortiz), Saggiomo e Castillo (Balza). Técnico: Edgar Pérez
FLAMENGO: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Pulgar e De la Cruz (Allan); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Wallace) e Michael (Juninho) e Éverton Cebolinha (João Victor). Técnico: Filipe Luis
Fonte: Esportes

Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago

Casa Fácil Paraná: 99 famílias de Maringá recebem as chaves em novo residencial

Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’

Mais 99 famílias de Maringá recebem as chaves da casa própria

Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil
PARANÁ


Casa Fácil Paraná: 99 famílias de Maringá recebem as chaves em novo residencial
A Cohapar entregou nesta sexta-feira (03) os imóveis para mais 99 famílias do Residencial Parque do Japão, em Maringá. Dentre...


Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, entregou nesta sexta-feira (4) a sinalização...


Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil
Com a entrada em funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim, na quinta-feira (03), no Rio Iguaçu, região entre...
POLÍCIA


Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC
Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso...


PCPR prende 22 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa ligada ao tráfico em Ortigueira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 22 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas...


PCPR prende seis pessoas em operação contra crimes patrimoniais em Arapoti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu seis pessoas investigadas pelos crimes furtos praticados em estabelecimentos comerciais. As capturas aconteceram...
ENTRETENIMENTO


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global