NOVA AURORA

Eleições

Eleições municipais deste ano terão número menor de candidatos

Publicado em

Foram apresentados 455 mil pedidos de candidaturas

 

A Justiça Eleitoral registrou uma queda no número de candidaturas para os cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. É a primeira queda desde o pleito municipal de 2008.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 455 mil pedidos de candidaturas foram recebidos pela plataforma DivulgaCand, que centraliza os registros em todo o país. O prazo terminou nesta quinta-feira (15).

Foram recebidos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) 15.434 registros de candidaturas para prefeito, 15.531 para vice-prefeito e 424.750 para o cargo de vereador. O número ainda pode ser atualizado.

Em 2020, as eleições municipais contaram com 557.678 registros. Os pleitos de 2016 (496,9 mil) e de 2012 (482,8 mil) também tiveram mais candidatos. Em 2008, 381,3 mil políticos registraram suas candidaturas.

Perfil

De acordo com o levantamento, 52% dos candidatos se declararam negros. O percentual é composto pelos candidatos pardos (41%) e pretos (11%). Outros 45% se declararam brancos. Os quilombolas representam 1% das candidaturas e os indígenas 0,5% do total.

Leia Também:  Justiça Eleitoral vai recontar votos de eleição municipal de 2020 em Cascavel

Os candidatos homens representam 66% do total de candidaturas e as mulheres fazem parte dos 34% restantes. Do total de candidatos, 51% informaram que são casados e 37% são solteiros.

A maioria dos candidatos declarou que é empresário (7,6%). 6,9% são servidores públicos e 6,7% são agricultores. Outras profissões somam 21,7%.

Pelo critério de grau de instrução, a maioria dos candidatos possui o ensino médio completo. Essa faixa representa 38%, seguida pelos candidatos com ensino superior completo (28%), fundamental completo (10,9%) e fundamental incompleto (10%).

A identidade de gênero e a orientação sexual também fazem parte do levantamento: 80% se declararam cisgênero (pessoa que se identifica com seu sexo biológico, ou seja, masculino ou feminino).

O levantamento mostra que somente 31% dos candidatos informaram sua orientação sexual. 98% dos que responderam ao cadastro disseram que são heterossexuais. Na sequência, aparecem os candidatos que se declararam gays (0,7%), lésbicas (0,4%) e bissexual (0,3%).

Análise

O registro será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista com o nome de 9,7 mil pessoas nessa situação foi entregue ontem (15) ao TSE.

Leia Também:  EletroNova: Conheça os Serviços e Materiais Elétricos disponíveis

Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o candidato resolva a pendência no prazo de até três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao TRE de seu estado e ao TSE.

Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Eleições

SINDUR convidou Mariana Carvalho e Léo Moraes para palestras sobre saneamento básico com a categoria

Published

on

Na tarde desta terça-feira (08), o Sindicato dos Urbanitários (SINDUR), que representa os trabalhadores do saneamento básico e do setor elétrico, protocolou convite aos candidatos a prefeito no segundo turno de Porto Velho, Mariana Carvalho e Léo Moraes, para participarem de uma palestra a ser dada pelos dois, prevista para ser realizado pelo Sindicato, com a participação da categoria que trabalha no Saneamento Básico de Porto Velho, representante de Entidades Sindicais e de Classe, a ser realizado na próxima sexta-feira (11), às19 horas.

O SINDUR está procurando propiciar amplas condições aos dois para participarem do evento em que exporão suas propostas sobre saneamento, inclusive com possibilidade de flexibilizar a data sugerida, caso haja problemas de conflito de agenda com outros compromissos já assumidos anteriormente pela candidata ou pelo candidato; sendo que até mesmo poderia se realizar dois eventos em datas diferentes para cada um, caso haja algum impedimento para estarem presentes na próxima sexta-feira ou não conseguirem definir uma data de comum acordo com o Sindicato.

Na carta convite entregue aos dois concorrentes o SINDUR esclarece que o evento não se trata de um debate, já que os candidatos não farão perguntas entre si, mas tão somente será concedido um tempo de até 15 minutos para que cada um exponha suas propostas para o saneamento básico durante sua gestão, caso seja eleita ou eleito

Leia Também:  Agência do trabalhador de Cafelândia divulga vagas de emprego

Para facilitar ainda mais a participação de ambos o Sindicato já antecipou as regras do evento, que serão muito simples: Após a exposição de 15 minutos de ambos sobre o saneamento básico, será aberto para cinco participantes, sendo sorteados quatro interessados, dois da categoria e dois das entidades convidadas, os quais terão 2 minutos e 30 segundos para formular suas perguntas e por último o presidente do SINDUR fará suas ponderações, perguntas e apresentará as expectativas da categoria para a futura gestão municipal, com o tempo de 5 minutos.

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem e já fazerem suas considerações finais. A previsão dos organizadores do debate é a de que o evento dure uma hora e cinco minutos, de forma a não comprometer demasiadamente outros compromissos da candidata e do candidato.

O SINDUR esclarece, também, que a exposição do candidato e da candidata está prevista para começar pontualmente às 19 horas do dia 11/10/2024; sendo que se um deles estiver presente no horário marcado, este ou esta dará inicio à exposição independente de eventual atraso do concorrente, sem prejuízo para quem chegar com até quinze minutos de atraso, que poderá fazer sua explanação em seguida, já que a palestra de um não interferirá na do outro.

Leia Também:  Reunião interinstitucional apresenta campanha Eleições 2024 no Caminho da Paz

Para o presidente do SINDUR, Nailor Gato, “a expectativa é de que os dois candidatos aceitem o convite, tendo em vista que Porto Velho é a pior Capital do Brasil para se viver, conforme recente estudo divulgado pela imprensa nacional, e um dos fatores que mais contribuem para isso é justamente a falta de universalização do fornecimento de água tratada à população e à quase inexistente rede coleta e tratamento de esgoto sanitário”.

Fonte: SINDUR-CUT.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA