A língua inglesa tornou-se um idioma mundialmente conhecido e falado. No Brasil e em diversos outros países, o inglês passou a ser um requisito para realizar entrevistas de empregos, atuar em uma série de áreas, realizar pós-graduação, entre outras atividades. Por isso, muitos desejam colocar o estudo do idioma na sua rotina e investir em cursos de inglês.
Diante disso, como você acredita que o Brasil está posicionado em relação a outros países quando avaliamos o nível de proficiência da língua inglesa? E quando pensamos nos estados brasileiros, qual serão os mais avançados? Tudo isso foi respondido em um relatório um levantamento realizado anualmente que avalia o nível de habilidade dos países e regiões no idioma.
Neste texto, reunimos insights sobre a pesquisa realizada com 2,1 milhões de pessoas, sendo 55% mulheres e 45% homens. Confira a seguir!
Como o Brasil está avaliado em relação ao nível de inglês?
Nem tão ruim, nem tão bom. É assim que podemos analisar brevemente o desempenho do país quando se trata do idioma. Ocupando o 58º lugar, em uma lista com 111 países. Quando se trata da América Latina, o desempenho deixa a desejar, já que o país ocupa a posição 12 de 20.
Em primeiro lugar no mundo e na Europa está a Holanda, com um nível exemplar de proficiência na língua inglesa. O país investe fortemente na educação do idioma, sendo a segunda língua mais falada no local. Por isso, aqueles que visitam cidades como Amsterdã, capital da Holanda, conseguem facilmente se comunicar em inglês.
Em último lugar está o Laos, localizado no sudeste asiático. Do mesmo continente, o que é Singapura, ocupa a posição de número dois no ranking, o que está muito atrelado aos seus investimentos em educação e situação econômica positiva. Na África, a África do Sul é o destaque do continente, enquanto que na América Latina o melhor desempenho é o da Argentina, que está em 30º lugar.
Como os estados do Brasil estão avaliados em relação ao nível de inglês?
Ao focarmos no Brasil, encontramos um padrão: estados do sul e sudeste têm nível alto a moderado, enquanto centro-oeste, norte e a maioria do nordeste possuem nível baixo de inglês, com exceção de Ceará e Rio Grande do Norte, com nível moderado, e Amapá, com desempenho muito baixo.
Confira a seguir o desempenho de cada estado:
-
Paraná 551
-
Rio Grande do Sul 551
-
Santa Catarina 545
-
Distrito Federal 544
-
Minas Gerais 537
-
Rio de Janeiro 529
-
São Paulo 527
-
Mato Grosso do Sul 509
-
Ceará 505
-
Rio Grande do Norte 503
-
Sergipe 498
-
Espírito Santo 490
-
Acre 485
-
Goiás 485
-
Pernambuco 483
-
Amazonas 481
-
Alagoas 480
-
Paraíba 480
-
Bahia 479
-
Roraima 474
-
Mato Grosso 473
-
Maranhão 470
-
Rondônia 469
-
Piauí 467
-
Pará 463
-
Tocantins 461
-
Amapá 440
Ao compararmos o desempenho entre gêneros, as mulheres brasileiras estão no mesmo nível que o restante do mundo, com desempenho classificado como baixo. Por outro lado, o gênero masculino no Brasil tem desempenho moderado e maior que a média global.
A diferença entre as gerações também é nítida. No Brasil, pessoas entre 21 e 40 anos possuem nível moderado de inglês, enquanto que de 18 a 20 e mais de 41 anos, têm baixo desempenho no idioma.
Qual a importância de aprender inglês?
Como mencionamos anteriormente, o inglês tornou-se um idioma universal e que facilita a comunicação entre cidadãos de diferentes países. Mais do que isso, a língua é capaz de quebrar barreiras e nos interligar, facilitando trocas de informações, possibilitando ocupar cargos que dispensam limite geográfico e proporcionando novas relações interpessoais.
Tudo isso, de certa forma, diminuiu a distância que existe entre a população de diferentes países e possibilitou uma aproximação positiva e benéfica para ambos os lados. Assim, fazer um curso de inglês e tornar-se fluente na língua significa abrir inúmeras portas e possibilidade na vida, reduzindo empecilhos e criando pontes em todo o mundo.
Por isso, se você ainda não começou a investir no aprendizado desse idioma, a hora é agora!
Faça agora mesmo a sua matrícula com a escola de Idioma mais completa da sua cidade e com garantia em contrato, Influx. No endereço, Av. São Luiz, 740 – 02 – Centro, Nova Aurora – PR, 85410-000, Brasil ou pelos telefones (45) 3243-1375 / (45) 99915-9476.