NOVA AURORA

Mobilidade urbana

Prefeitura de Curitiba libera mais um trecho da Linha Verde para o tráfego

Publicado em

As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba, tiveram mais um avanço neste mês.
No último sábado (15/7),  as equipes concluíram a pavimentação da marginal direita da via, na extensão aproximada de 500 metros entre a loja Daju e o supermercado Atacadão, sentido Atuba.

Nesta terça-feira (18/7), foi concluída a sinalização do novo trecho, seguindo as orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e com isso, o trecho foi liberado para o tráfego.

Estação do BRT

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas (Smop), que coordena o conjunto de obras do projeto, agora a pista antiga será aterrada para dar lugar à Estação Solar e canaletas de ônibus.

“O tráfego já está fluindo melhor em um trecho com asfalto novo e agora já podemos partir para conclusão do aterro no trecho onde antes circulava o trânsito e com isso pavimentar da via exclusiva do BRT  (Bus Rapid Transit), disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Nova trincheira

Enquanto isso, seguem os serviços de escavação e preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.

Leia Também:  Queda de energia afeta abastecimento em bairros de Curitiba, Campo Largo e Almirante Tamandaré

Para Manuela Marqueño, engenheira fiscal da Smop, as intervenções na Linha Verde têm que ser feitas em partes para afetar o mínimo possível o deslocamento das pessoas.

“Isso tem que ser feito em etapas justamente por ser uma obra desse porte que está sendo realizado paralelamente com o trânsito fluindo na Linha Verde”, justificou.

Manuela também ressaltou que ao longo da extensão da obra a velocidade máxima permitida é de 40km/h, “a fim de garantir a segurança dos motoristas, pedestres e trabalhadores da obra”, pontuou.

Os trabalhos no Lote 4.1 são os mais complexos do trecho norte da Linha Verde. Incluem diversas obras de arte de engenharia – trincheira e alças de acesso, terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, obras complementares, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.

Frentes de trabalho

Há frentes de trabalho ao longo dos quase 3 km que compõem o lote. No trecho entre o viaduto Alberico Flores Bueno e o Conjunto Solar está sendo feito o alargamento da via, manutenção do asfalto em alguns trechos e implantação de novo pavimento em outros.

Na altura da concessionária Savana, foi executada terraplenagem e estão sendo executadas as camadas do novo pavimento nas pistas da esquerda, direita e central.

No Trevo do Atuba foram escavados e retirados cerca de 93 mil metros cúbicos de terra do total de 135 mil metros cúbicos necessários para implantação do complexo de trincheiras. Também foram executadas cerca de 1.800 estacas em concreto, de 4 m a 15 m de comprimento, que vão formar as paredes de contenção da nova Trincheira do Atuba.

Leia Também:  Mãe atira faca na cabeça da filha de 8 anos na Grande Curitiba

Na outra extremidade, para receber a nova Estação Solar do transporte coletivo, já foram aterrados 60 mil metros cúbicos.

Lotes concluídos

Iniciada em setembro do ano passado, a obra está sendo executada pelo consórcio TC-Linha Verde, vencedor da licitação realizada em 2022 e formado pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024.

A obra está sendo realizada com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal. A coordenação e fiscalização dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte (do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, numa extensão aproximada de 2,46 km) e o 3.2, numa extensão de 2,8 km que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.

Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos. A finalização do lote 4.1 acontecerá até o segundo semestre de 2024.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CURITIBA E REGIÃO

Grupo Boticário abre vagas de emprego em São José dos Pinhais (PR)

Published

on

 

A expectativa é contratar mais de 400 pessoas até dezembro deste ano, incluindo talentos diversos

Grupo Boticário está com processo seletivo aberto para vagas de emprego em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). As oportunidades são para cargos operacionais, como auxiliar de operação, conferente, operador de produção, técnico de manutenção, técnico logístico, exigem, por exemplo, nível médio completo ou formação técnica e contemplam também vagas afirmativas para grupos diversos. A expectativa é contratar mais de 400 pessoas até dezembro de 2023.

 

O aumento no quadro de colaboradores faz parte da estratégia do Grupo Boticário de ampliar a capacidade produtiva fabril e fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná por meio do Polo da Beleza, anunciada em 2022 durante a comemoração dos 40 anos da fábrica no Paraná. “As contratações se iniciam em agosto e, até o final do ano, esperamos ter todas as posições preenchidas, o que resultará em 20% de aumento da capacidade de produção, além do crescimento de 30% do quadro de funcionários da unidade de São José dos Pinhais”, explica Sergio Sampaio, vice-presidente de operações do Grupo Boticário.

Leia Também:  Meia Maratona de Curitiba provoca desvio de 42 linhas de ônibus no domingo

 

Para participar da seleção, os interessados devem se candidatar acessando a página do Grupo Boticário (aqui). Entre os benefícios oferecidos pelo Grupo estão assistência médica e odontológica, vale alimentação, refeitório no local, carro fretado, Gympass, previdência privada e descontos nos produtos das marcas do Grupo Boticário. Confira abaixo as oportunidades disponíveis e os requisitos e as qualificações necessárias.
Vagas disponíveis:

  • Auxiliar de Higienização
  • Auxiliar de Operações
  • Conferente
  • Operador de Pesagem
  • Operador de Produção
  • Técnico Engenharia de Aplicação
  • Técnico Logístico
  • Técnico de Manutenção
  • Técnico de Qualidade

Requisitos e qualificações:

  • Ensino médio completo;
  • Experiência anterior em indústria;
  • Conhecimento básico no Pacote Office e/ou Google;
  • Para os cargos técnicos, formação técnica cursando ou concluída em Química, Logística, Qualidade ou áreas afins;
  • Disponibilidade para trabalhar em turnos.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Leia Também:  Semana da Economia tem arroz, macarrão e frango nos Armazéns da Família em Curitiba

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA