NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Copacol bate recorde de esmagamento de soja

Publicado em

A Copacol esmagou em 2023 a maior quantidade de soja da sua série histórica: foram 676,3 mil toneladas, o que corresponde a 11,2 milhões de sacas da oleaginosa. A média foi de 1,9 mil toneladas esmagadas por dia.

Prestes a completar 12 anos de funcionamento, a UIS (Unidade Industrial de Soja) da Cooperativa, anualmente, vem aumentado sua capacidade de esmagamento. De acordo com o supervisor, Euclides Braun, três fatores foram essenciais para o número recorde: equipe capacitada e engajada, disponibilidade de matéria-prima e a boa utilização da planta. “Chegar a esse resultado foi um desafio, mas o bom trabalho feito pelo produtor a campo – que entregou 12,5 milhões de sacas de soja para a Cooperativa – permitiu que alcançássemos o nosso maior potencial produtivo até agora. Isso mostra que estamos evoluindo, com uma estrutura moderna que nos permite receber toda a produção do cooperado e entregar um produto de qualidade para as Fábricas de Rações, que destinam o produto final aos integrados da Cooperativa”.

Leia Também:  Governo publica decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no país

A UIS possui quatro armazéns que tem capacidade de 50 mil toneladas cada: isso permite uma autonomia de três meses de trabalho para a Unidade. A planta industrial processou soja durante 356 dias no ano. “Alcançar um resultado assim nos enche de orgulho. Isso demonstra o comprometimento da Cooperativa em atender às necessidades do nosso cooperado, que anualmente também vem aumentando a sua produtividade no campo. Além disso, mostra que temos muitas oportunidades para continuar ampliando nossa capacidade produtiva”, afirma o gerente de Cereais, Adauto Canello.

Todo o grão recebido pela UIS é transformado em farelo e óleo degomado. Parte dessa produção é destinada a alimentação animal, para as integrações da Cooperativa, e o excedente é comercializado para o mercado externo. Para atender a demanda crescente, a planta industrial passou por adequações, especialmente quanto às tecnologias adotadas, para garantir o processamento de toda a produção que é recebida a cada safra.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Novos ataques da Rússia a Odessa faz cotações agrícolas dispararem em todo o planeta

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Agrotóxicos: o que são, como se classificam e quais benefícios e riscos

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA