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Estresse e alterações na fertilidade feminina: qual a relação? 

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No mundo contemporâneo, o estresse é cada vez mais comum. O que pouca gente sabe é que esse mal-estar, tão corriqueiro em nossos dias, pode se transformar em algo que impacta na fertilidade, sobretudo em relação ao ciclo feminino. Há décadas, estudiosos têm se debruçado sobre o assunto e já nas pesquisas iniciais era considerada a possibilidade de um evento estressor ser capaz de trazer alterações à função reprodutiva, como irregularidade menstrual, amenorreia (ausência de menstruação) e infertilidade.

Se imaginarmos nosso corpo como uma orquestra, para que a música saia perfeita é fundamental tudo estar afinado, cada instrumento alinhado, dialogando com o outro, dentro da harmonia. É o que explica a ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana e integrante da Famivita, Dra. Malu Frade. “Assim é a função reprodutiva, ela deriva de diferentes mecanismos, que contemplam desde o sistema nervoso central, a hipófise e os ovários, passando por outras estruturas endócrinas e órgãos. E, para que ocorra ciclagem menstrual, é necessário que haja uma função ovulatória regular. Isso vai depender, além da questão anatômica de diversos elementos do eixo reprodutivo, de uma sincronia entre as interações deles”, enfatiza.

A Dra. Malu pontua que a presença do estresse tem o potencial de ativar o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano e, com isso, a menstruação pode cessar de modo temporário, resultando em infertilidade transitória. Nessa engrenagem, destacam-se vários sistemas regulatórios, tendo como alguns dos atores principais os hormônios, as conexões nervosas e os neurotransmissores. Relacionados a isso há estudos, inclusive, apontando que quanto maior o nível de ansiedade, menor a chance de gravidez em mulheres submetidas à inseminação artificial.

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“Referente às mulheres tentando engravidar, por exemplo, às vezes o nível de estresse é tão alto, naquela fase em que está havendo a busca pela gestação, que pode resultar na paralisação do ciclo por um tempo, o que vai dificultar ainda mais a concepção”, explanou. Ela esclarece, contudo, que na prática é difícil estabelecer com precisão esse elo entre estresse e ciclo, afinal, cada organismo é único, diferindo, obviamente, a resposta de cada mulher a um mesmo evento enxergado como estressor.

Mas não é só isso que afeta o ciclo e, por tabela, a saúde reprodutiva feminina: perda excessiva de peso, anorexia e exercícios físicos extenuantes também figuram entre os fatores, conforme acrescenta a Dra. Malu. A respeito disso, ela adverte que se a menstruação atrasar por mais de três ciclos seguidos, é essencial procurar um médico para saber o motivo. “Excluída a hipótese da gravidez, é preciso ter em mente que a amenorreia é um dos sintomas de diferentes condições clínicas, a exemplo da síndrome dos ovários policísticos, menopausa precoce, doenças uterinas, entre outras causas”, assinala.

A Dra. Malu destaca, por outro lado, a necessidade da infertilidade conjugal ser observada sob uma ampla perspectiva, posto que é um problema não apenas de natureza médica, mas também de caráter psicológico e social. “Abrange, ainda, vale enfatizar, tanto a fisiologia feminina como a masculina”, finaliza.

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Mais sobre a Famivita e Dra. Malu Frade

A Famivita é uma empresa especializada em saúde feminina, com uma experiência de 10 anos no tema fertilidade. Em sua origem, em 2012, figura o blog Trocando Fraldas – um dos maiores portais sobre o assunto, ele foi fundado por uma “tentante” (como se costuma chamar as mulheres que estão tentando engravidar), a Patrícia Amorim. Atualmente, o Trocando Fraldas conta com mais de 2 mil artigos, recebendo mensalmente até 3 milhões de usuários. Para se ter uma ideia, desde que foi lançado, ele já recebeu mais de 500 milhões de visualizações e 180 milhões de usuários únicos: isso quer dizer que todas as mulheres do Brasil visitaram o portal pelo menos uma vez, na última década.

A Dra. Malu Frade Martins é graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem residência médica em Ginecologia Obstetrícia, e Reprodução Humana, ambas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dispõe, ainda, do título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, e do título de atuação na área de Reprodução Assistida, reconhecidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). É membro também da Clínica Frade Said.

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Por que uma Squad de Quality Assurance orientada ao cliente pode transformar projetos

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Em um mundo onde a tecnologia avança de maneira acelerada, a qualidade do software torna-se um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com as expectativas dos usuários cada vez mais altas, e a paciência para falhas ou bugs, cada vez menor. Nesse contexto, surge uma abordagem inovadora no mundo das Squads de Quality Assurance (QA).

Segundo o relatório da Applause, “The State of QA in 2023”, uma Squad de QA orientada ao cliente traz uma redução de custos em até 40%. Enquanto as tarefas das equipes de QA, normalmente, se concentram em identificar bugs e garantir que o software atenda a um conjunto específico de requisitos técnicos. Uma Squad de QA orientada ao cliente vai além, adotando a perspectiva do usuário final desde o início do processo de desenvolvimento, o que proporciona entender profundamente quem são os usuários, como eles interagem com o produto e quais problemas precisam ser resolvidos para oferecer uma experiência única.

O estudo da Forrest Research sobre o valor do “customer-centric”, mostra que a QA traz um aumento de 20% na satisfação do cliente.  Uma consultoria especializada em QA que adota essa abordagem, oferece uma equipe de trabalho integrada ao projeto, focada não apenas em testes técnicos, mas também em avaliações de usabilidade, acessibilidade, e experiência do usuário (UX). Essa equipe se empenha em entender o cliente, antes mesmo de iniciar os testes, a Squad de QA especializada realiza uma imersão profunda no universo dos usuários finais.

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A comunicação constante entre a Squad de QA e a equipe de desenvolvimento é crucial na experiência do usuário e informações precisam ser compartilhadas regularmente, garantindo que ajustes possam ser feitos rapidamente para melhor atender às necessidades, o guia da Techopedia indica que otimizar o desempenho oferece melhoria de 30% na performance do software.

Para garantir uma análise abrangente da experiência do usuário, a Squad precisa utilizar uma combinação de testes automatizados e manuais, além de ferramentas de tracking de uso em tempo real e análise. Essas tecnologias permitem não apenas identificar problemas técnicos, mas também capturar insights sobre como os usuários interagem e se sentem em relação ao produto.

O foco não é apenas em testar, mas em pensar como cliente. Os testes de software não se resumem a encontrar bugs, mas avaliar se o fluxo do aplicativo faz sentido para o usuário, se a interface é intuitiva, e se o produto final realmente resolve o problema para o qual foi criado.

Uma Squad de QA que oferece serviços que atendem às necessidades específicas de cada cenário, seguem premissas como:

  • Testes funcionais: Verificar se o software funciona de acordo com os requisitos especificados.
  • Testes de usabilidade: Avaliar se o software é fácil de usar e se atende às necessidades do usuário
  • Testes de desempenho: Medir a performance do software em diferentes cenário
  • Testes de segurança: Garantir que o software esteja protegido contra vulnerabilidades e ataques.
  • Testes de automação: Automatizar tarefas repetitivas de teste para otimizar o tempo e os recursos.
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Oferecer um produto que realmente repercuta com os usuários finais é mais importante do que nunca e ao adotar essa abordagem, as empresas não apenas elevam a qualidade de seus produtos e serviços, mas também se posicionam para atender melhor seus clientes, garantindo sua satisfação a longo prazo. Como podemos ver, uma Squad de QA orientada ao cliente é um investimento que se traduz em resultados concretos para o seu negócio!

José Luiz RibeiroCEO e fundador da Autom Technologies, é um profissional experiente como Gerente de Relacionamento Comercial, com uma gama de responsabilidades abrangendo desde o Planejamento Estratégico até a Prospecção de Novos Clientes, além da elaboração de relatórios gerenciais e coordenação de atividades de Account Planning. 

Com um sólido histórico no setor Financeiro Bancário, ele acumulou conhecimentos abrangentes em áreas como Asset Management, Custódia e Private Banking. Com habilidades de gerenciamento de projetos de todos os portes, José Luiz é especialista em conduzir processos desde o planejamento até a implementação, garantindo conformidade com a metodologia RBPM e uma profunda compreensão das regulamentações e práticas do mercado financeiro. 

Sua bagagem é complementada por certificações, incluindo CPA 20, bem como especializações em idiomas e ferramentas tecnológicas. Com sua capacidade de liderar equipes e entender as complexidades do mercado.

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