NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Usinas de Etanol devem impulsionar crescimento do consumo interno de milho em Mato Grosso

Publicado em

O consumo interno de milho da safra 2022/2023 em Mato Grosso deve crescer cerca de 6,24% em comparação com a safra passada. De acordo com os dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é de que 12,71 milhões de toneladas sejam consumidas em função da abertura e expansão das usinas de etanol à base de milho no Estado.

Para a safra 2022/2023, a oferta de milho de Mato Grosso está prevista em 45,78 milhões de toneladas, número 4,4% superior ao registrado na temporada passada. Essa alta no volume ocorre devido ao crescimento na produção, pautado pelo aumento da área cultivada de milho e no rendimento média estadual projetado em relação ao ciclo de 2021/2022, segundo o Imea. 

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Para impulsionar políticas de inclusão, Paraná recebe Caravana Brasil Cigano nesta semana
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Já está disponível a nova Revista Pensar Agro

Published

on

By

A nova edição da revista Pensar Agro que já está disponível traz uma análise dos desafios impostos ao agronegócio brasileiro. A matéria de capa denuncia a tentativa do Governo Federal de desviar a atenção de sua má gestão, acusando injustamente o agro de ser o responsável pela alta dos preços dos alimentos.

A revista desmonta essa narrativa e mostra como as medidas adotadas pelo governo têm sido ineficazes no combate à inflação, enquanto o setor segue como pilar da economia, representando mais de 25% do PIB e garantindo quase metade das exportações nacionais.

Na coluna Agro Arábia, a Pensar Agro traz uma entrevista exclusiva com Ahmed Khater, CEO da KGS Industry, uma gigante do setor de fertilizantes e sementes agrícolas, com sede no Egito. Khater fala sobre a estrutura da empresa e sua posição estratégica na 2ª Zona Industrial de El-Noubareya, El-Beheira, que permite atender com eficiência diversos mercados globais.

Em comemoração ao Mês da Mulher, a colunista Tatiane Barbleri apresenta o artigo “A liderança feminina no agronegócio: oportunidades e desafios”, destacando como as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no setor, superando desafios históricos e assumindo papéis estratégicos em um mercado que exige inovação e gestão eficiente.

Leia Também:  Minas: seleção de startups com propostas sobre crédito de carbono termina sábado

Além disso, a edição traz artigos de especialistas sobre temas fundamentais para o agronegócio, como:

  • “Segurança jurídica e planejamento sucessório: o impacto da regulamentação do ITCMD”

  • “Agricultura 5.0: inteligência artificial e sustentabilidade na era da conectividade total”

  • “O agronegócio brasileiro e as novas estruturas de fomento: oportunidades e perspectivas”

  • “Impactos das tarifas comerciais entre EUA, Canadá e China na aviação agrícola e no agronegócio brasileiro”

A Pensar Agro traz ainda a análise do presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, sobre a importância da reciprocidade e da retaliação comercial como ferramentas para um comércio mais justo. Rezende argumenta que essas medidas são essenciais para equilibrar as relações comerciais do Brasil, garantindo maior competitividade ao setor agropecuário, segurança aos produtores rurais e proteção aos investimentos e direitos de propriedade intelectual.

Para acessar a Revista Pensar Agro, clique aqui

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA