Embora seja um fator importante para o sucesso de uma propriedade rural, o planejamento rural ainda é deixado de lado por muitos produtores.
Muitos empreendimentos não tem clareza sobre a situação do negócio, o que muitas vezes afeta a gestão financeira, trazendo prejuízos e perdas irreparáveis.
Pensando nisso, a Rural Planejamento de Nova Aurora nos recebeu para que possamos sanar juntos as dúvidas sobre como funciona o planejamento rural. Dessa forma, você poderá se planejar e garantir resultados positivos para o seu negócio.
O planejamento rural pode ser definido como um processo que combina eficiência, eficácia e efetividade para alcançar uma situação futura por meio da concentração de esforços e recursos.
Assim como em qualquer empreendimento, o gestor de uma propriedade rural deve realizar o planejamento estratégico a partir de alguns pontos como, levantamento de dados, elaboração de diagnóstico da propriedade, interpretação dos indicadores econômicos, definição de objetivos e metas e elaboração dos planos de ação. Para realizar o planejamento rural é necessário seguir algumas etapas essenciais.
Para o Técnico em Agropecuária Lindomar Tenfen, o planejamento rural está diretamente ligado à tomada de decisão assertiva do produtor. “Trata-se de estratégias que devem ser pensadas e estabelecidas para evitar transtornos e prejuízos para a propriedade”, enfatiza.
A importância do planejamento está relacionada ao processo de gestão de uma propriedade, que é composta por elementos vivos como, plantas, animais, e pessoas, e que possuem dinâmicas próprias de desenvolvimento. “Quando o produtor decide atuar por meio do planejamento estratégico no agronegócio, ele afina essas dinâmicas em prol de objetivos comum, resultando um objetivo maior do negócio, consequentemente em melhores resultados”, conclui o Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Dal Molin Tenfen.
O planejamento permite que o gestor tenha controle sobre situações que envolvem o dia a dia da propriedade. Podendo assim, tomar decisões que agregam positivamente o crescimento do empreendimento rural.
Um planejamento estratégico não só beneficia a vantagem competitiva da empresa como contribui significativamente para os resultados econômicos do negócio.