NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Rural planejamento: aumente sua produtividade e o seu lucro através do planejamento

Publicado em

Embora seja um fator importante para o sucesso de uma propriedade rural, o planejamento rural ainda é deixado de lado por muitos produtores.

Muitos empreendimentos não tem clareza sobre a situação do negócio, o que muitas vezes afeta a gestão financeira, trazendo prejuízos e perdas irreparáveis.

Pensando nisso, a Rural Planejamento de Nova Aurora nos recebeu para que possamos sanar juntos as dúvidas sobre como funciona o planejamento rural. Dessa forma, você poderá se planejar e garantir resultados positivos para o seu negócio.

O planejamento rural pode ser definido como um processo que combina eficiência, eficácia e efetividade para alcançar uma situação futura por meio da concentração de esforços e recursos.

Assim como em qualquer empreendimento, o gestor de uma propriedade rural deve realizar o planejamento estratégico a partir de alguns pontos como, levantamento de dados, elaboração de diagnóstico da propriedade, interpretação dos indicadores econômicos, definição de objetivos e metas e elaboração dos planos de ação. Para realizar o planejamento rural é necessário seguir algumas etapas essenciais.

Leia Também:  Encontro reúne mulheres do agro baiano para discutir inovação e sustentabilidade

Para o Técnico em Agropecuária Lindomar Tenfen, o planejamento rural está diretamente ligado à tomada de decisão assertiva do produtor. “Trata-se de estratégias que devem ser pensadas e estabelecidas para evitar transtornos e prejuízos para a propriedade”, enfatiza.

A importância do planejamento está relacionada ao processo de gestão de uma propriedade, que é composta por elementos vivos como, plantas, animais, e pessoas, e que possuem dinâmicas próprias de desenvolvimento. “Quando o produtor decide atuar por meio do planejamento estratégico no agronegócio, ele afina essas dinâmicas em prol de objetivos comum, resultando um objetivo maior do negócio, consequentemente em melhores resultados”, conclui o Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Dal Molin Tenfen.

O planejamento permite que o gestor tenha controle sobre situações que envolvem o dia a dia da propriedade. Podendo assim, tomar decisões que agregam positivamente o crescimento do empreendimento rural.

Um planejamento estratégico não só beneficia a vantagem competitiva da empresa como contribui significativamente para os resultados econômicos do negócio.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agronegócio gerou 278 mil novos empregos em 2024, diz Cepea/CNA

Published

on

By

O agronegócio brasileiro fechou o ano de 2024 com um total de 28,2 milhões de trabalhadores, registrando um crescimento de 1% em relação ao ano anterior.

O levantamento, realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostra que o setor continua sendo uma das principais forças da economia nacional, responsável por 26% dos empregos no país.

O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos setores de insumos, agroindústria e serviços ligados ao agronegócio. O setor de insumos teve alta de 3,6%, puxado pela indústria de rações, que aumentou seu quadro de funcionários em 14,6%. A agroindústria cresceu 5,2%, com destaque para os segmentos de abate de animais, fabricação de alimentos e móveis de madeira, que juntos criaram mais de 139 mil novas vagas. Já os serviços especializados para o agronegócio registraram um aumento de 3,4%, refletindo a maior necessidade de suporte técnico nas operações do setor.

Leia Também:  Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos traz visão otimista do plantio de soja no Brasil

Por outro lado, a pesquisa apontou uma queda de 3,7% no número de trabalhadores do setor primário, o que representa 302 mil vagas a menos. A redução foi mais expressiva na agricultura e na pecuária, afetadas por fatores como oscilações de preços, clima e avanços tecnológicos que reduziram a demanda por mão de obra.

O estudo também analisou o perfil dos trabalhadores e os salários do setor. Houve um aumento na participação de profissionais com nível de escolaridade mais alto e de mulheres no mercado de trabalho do agronegócio.

Além disso, os rendimentos dos trabalhadores cresceram 4,5% em 2024, superando o aumento médio do mercado de trabalho geral. O levantamento indica que essa valorização da mão de obra reflete a busca por mais eficiência e inovação dentro das cadeias produtivas do campo.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA