NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Rural planejamento: aumente sua produtividade e o seu lucro através do planejamento

Publicado em

Embora seja um fator importante para o sucesso de uma propriedade rural, o planejamento rural ainda é deixado de lado por muitos produtores.

Muitos empreendimentos não tem clareza sobre a situação do negócio, o que muitas vezes afeta a gestão financeira, trazendo prejuízos e perdas irreparáveis.

Pensando nisso, a Rural Planejamento de Nova Aurora nos recebeu para que possamos sanar juntos as dúvidas sobre como funciona o planejamento rural. Dessa forma, você poderá se planejar e garantir resultados positivos para o seu negócio.

O planejamento rural pode ser definido como um processo que combina eficiência, eficácia e efetividade para alcançar uma situação futura por meio da concentração de esforços e recursos.

Assim como em qualquer empreendimento, o gestor de uma propriedade rural deve realizar o planejamento estratégico a partir de alguns pontos como, levantamento de dados, elaboração de diagnóstico da propriedade, interpretação dos indicadores econômicos, definição de objetivos e metas e elaboração dos planos de ação. Para realizar o planejamento rural é necessário seguir algumas etapas essenciais.

Leia Também:  Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em setembro

Para o Técnico em Agropecuária Lindomar Tenfen, o planejamento rural está diretamente ligado à tomada de decisão assertiva do produtor. “Trata-se de estratégias que devem ser pensadas e estabelecidas para evitar transtornos e prejuízos para a propriedade”, enfatiza.

A importância do planejamento está relacionada ao processo de gestão de uma propriedade, que é composta por elementos vivos como, plantas, animais, e pessoas, e que possuem dinâmicas próprias de desenvolvimento. “Quando o produtor decide atuar por meio do planejamento estratégico no agronegócio, ele afina essas dinâmicas em prol de objetivos comum, resultando um objetivo maior do negócio, consequentemente em melhores resultados”, conclui o Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Dal Molin Tenfen.

O planejamento permite que o gestor tenha controle sobre situações que envolvem o dia a dia da propriedade. Podendo assim, tomar decisões que agregam positivamente o crescimento do empreendimento rural.

Um planejamento estratégico não só beneficia a vantagem competitiva da empresa como contribui significativamente para os resultados econômicos do negócio.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Copacol: produção com bem-estar animal é certificada

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  FAO estima que crescimento do agronegócio brasileiro ajuda a frear preços no mundo

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA