NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Rural Planejamento Agropecuário: 6 mandamentos que você deveria seguir

Publicado em

Planejamento agrícola é a atividade que vai determinar as estratégias que você precisa ter para alcançar mais produtividade, reduzir custos e manter a sustentabilidade do seu negócio rural.

Sem planejamento não existe condição para lucro. É dessa forma que você aumenta a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda (aquilo que permite continuar sua atividade agrícola).

É assim também que é possível se preparar para eventos adversos, como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros. Com isso a tomada de decisão é consciente e muito mais fácil de ser realizada.

Para um bom planejamento primeiramente precisamos de dados, sendo esse o primeiro mandamento:

1.Colete e anote os dados do seu planejamento agrícola

Os registros, as anotações e os dados são o que permitem que o dono ou gerente da fazenda use melhor suas experiências e conhecimentos.  Não entendeu muito bem? É pra isso que a Rural planejamento pode te ajudar.

 2. Informe-se para embasar o planejamento agrícola

Produzir commodities (como são os produtos agrícolas) é produzir pensando no mercado, porque é nele que serão vendidos os produtos e é ele que define o preço.

Então você tem que estar atento para as tendências do mercado: se informe participando de eventos, em sites de notícias como esse, sites financeiros, revistas agropecuárias, entre outros.

Leia Também:  Motociclista atira contra escritório de advocacia no Paraná

Só não vale mesmo ir na conversa do vizinho, hein?! Procure informação em lugares reconhecidos e respeitados.

Atento para o mercado e com informações valiosas é preciso agora direcionar o seu planejamento, que é o terceiro mandamento.

3. Direcione o planejamento agrícola

São 4 perguntas que se deve fazer nesse mandamento e que direcionam adequadamente o planejamento estratégico da produção agrícola: o que, como, quanto e quando.

  • O que? Defina a combinação de produtos que será produzida e a área a ser destinada para cada cultura.
  • Como? Plantio direto ou não, como adubar e corrigir a área, com ou sem irrigação, com ou sem financiamento, com ou sem seguro,  etc.
  • Quanto?  Aqui entramos no conceito de mercado e economia. Às vezes é melhor estocar o produto, mas em outros momentos é mais rentável produzir apenas o que a demanda pede.  Aqui também envolve o sistema de produção (fertilidade do solo, defensivos, mão-de-obra, etc.)
  • Quando? Isso vai depender da expectativa de preços de compra de insumos e preços de vendas do produto agrícola final.

4. Faça o planejamento financeiro

Observado as finanças é possível mudar a estratégia quando surgir uma oportunidade, ou mesmo um imprevisto inconveniente.

Leia Também:  UE adia regulamentação da Lei Anti desmatamento e gera reações divergentes

5. Faça o planejamento agrícola

Com todas essas informações é hora de você colocar a mão na massa, ou melhor, na terra. É importante não produzir só uma cultura, pois diferentes produtos agrícolas possuem diferentes comportamento no mercado, e assim, a chance de dois ou mais produtos resultarem em prejuízo financeiro é menor;

6. Seja meticuloso e monitore seu planejamento

Após a safra reveja seus registros e seu planejamento.

O que deu certo continue a fazer, o que não deu resultado repense e melhore os processos.

Conclusão

planejamento agrícola é simplesmente a sequência de ações que você deve fazer…

…antes da safra para se preparar adequadamente a ela;

…durante a safra, seguindo o planejado ou modificando conforme as situações;

…e após a safra, verificando o que deu certo e o que deu errado.

Para que dessa forma, na próxima safra seu planejamento seja ainda melhor e dê ainda mais resultados!

A Rural Planejamento agrícola pode te ajudar em todo esse processo, procure a equipe diretamente no escritório localizado na Avenida São Luiz, 901 no centro de Nova Aurora, ou pelo telefone (45) 3243-1621.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agronegócio gerou 278 mil novos empregos em 2024, diz Cepea/CNA

Published

on

By

O agronegócio brasileiro fechou o ano de 2024 com um total de 28,2 milhões de trabalhadores, registrando um crescimento de 1% em relação ao ano anterior.

O levantamento, realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostra que o setor continua sendo uma das principais forças da economia nacional, responsável por 26% dos empregos no país.

O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos setores de insumos, agroindústria e serviços ligados ao agronegócio. O setor de insumos teve alta de 3,6%, puxado pela indústria de rações, que aumentou seu quadro de funcionários em 14,6%. A agroindústria cresceu 5,2%, com destaque para os segmentos de abate de animais, fabricação de alimentos e móveis de madeira, que juntos criaram mais de 139 mil novas vagas. Já os serviços especializados para o agronegócio registraram um aumento de 3,4%, refletindo a maior necessidade de suporte técnico nas operações do setor.

Leia Também:  Cafelândia recebe duas vans para as secretarias de Saúde e de Educação

Por outro lado, a pesquisa apontou uma queda de 3,7% no número de trabalhadores do setor primário, o que representa 302 mil vagas a menos. A redução foi mais expressiva na agricultura e na pecuária, afetadas por fatores como oscilações de preços, clima e avanços tecnológicos que reduziram a demanda por mão de obra.

O estudo também analisou o perfil dos trabalhadores e os salários do setor. Houve um aumento na participação de profissionais com nível de escolaridade mais alto e de mulheres no mercado de trabalho do agronegócio.

Além disso, os rendimentos dos trabalhadores cresceram 4,5% em 2024, superando o aumento médio do mercado de trabalho geral. O levantamento indica que essa valorização da mão de obra reflete a busca por mais eficiência e inovação dentro das cadeias produtivas do campo.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA