Planejamento agrícola é a atividade que vai determinar as estratégias que você precisa ter para alcançar mais produtividade, reduzir custos e manter a sustentabilidade do seu negócio rural.
Sem planejamento não existe condição para lucro. É dessa forma que você aumenta a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda (aquilo que permite continuar sua atividade agrícola).
É assim também que é possível se preparar para eventos adversos, como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros. Com isso a tomada de decisão é consciente e muito mais fácil de ser realizada.
Para um bom planejamento primeiramente precisamos de dados, sendo esse o primeiro mandamento:
1.Colete e anote os dados do seu planejamento agrícola
Os registros, as anotações e os dados são o que permitem que o dono ou gerente da fazenda use melhor suas experiências e conhecimentos. Não entendeu muito bem? É pra isso que a Rural planejamento pode te ajudar.
Produzir commodities (como são os produtos agrícolas) é produzir pensando no mercado, porque é nele que serão vendidos os produtos e é ele que define o preço.
Então você tem que estar atento para as tendências do mercado: se informe participando de eventos, em sites de notícias como esse, sites financeiros, revistas agropecuárias, entre outros.
Só não vale mesmo ir na conversa do vizinho, hein?! Procure informação em lugares reconhecidos e respeitados.
Atento para o mercado e com informações valiosas é preciso agora direcionar o seu planejamento, que é o terceiro mandamento.
3. Direcione o planejamento agrícola
São 4 perguntas que se deve fazer nesse mandamento e que direcionam adequadamente o planejamento estratégico da produção agrícola: o que, como, quanto e quando.
- O que? Defina a combinação de produtos que será produzida e a área a ser destinada para cada cultura.
- Como? Plantio direto ou não, como adubar e corrigir a área, com ou sem irrigação, com ou sem financiamento, com ou sem seguro, etc.
- Quanto? Aqui entramos no conceito de mercado e economia. Às vezes é melhor estocar o produto, mas em outros momentos é mais rentável produzir apenas o que a demanda pede. Aqui também envolve o sistema de produção (fertilidade do solo, defensivos, mão-de-obra, etc.)
- Quando? Isso vai depender da expectativa de preços de compra de insumos e preços de vendas do produto agrícola final.
4. Faça o planejamento financeiro
Observado as finanças é possível mudar a estratégia quando surgir uma oportunidade, ou mesmo um imprevisto inconveniente.
5. Faça o planejamento agrícola
Com todas essas informações é hora de você colocar a mão na massa, ou melhor, na terra. É importante não produzir só uma cultura, pois diferentes produtos agrícolas possuem diferentes comportamento no mercado, e assim, a chance de dois ou mais produtos resultarem em prejuízo financeiro é menor;
6. Seja meticuloso e monitore seu planejamento
Após a safra reveja seus registros e seu planejamento.
O que deu certo continue a fazer, o que não deu resultado repense e melhore os processos.
Conclusão
O planejamento agrícola é simplesmente a sequência de ações que você deve fazer…
…antes da safra para se preparar adequadamente a ela;
…durante a safra, seguindo o planejado ou modificando conforme as situações;
…e após a safra, verificando o que deu certo e o que deu errado.
Para que dessa forma, na próxima safra seu planejamento seja ainda melhor e dê ainda mais resultados!
A Rural Planejamento agrícola pode te ajudar em todo esse processo, procure a equipe diretamente no escritório localizado na Avenida São Luiz, 901 no centro de Nova Aurora, ou pelo telefone (45) 3243-1621.