NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Paraná tem feiras agropecuárias, festivais de música, trilhas na natureza e cavalgadas em maio

Publicado em

O mês de maio chega recheado de eventos no Calendário Turístico Paranaense. Dentre as atrações cadastradas no site da www.turismo.pr.gov.br estão feiras agropecuárias, festas de aniversário de municípios, cavalgadas, eventos de negócios, trilhas, festivais de música. A divulgação do calendário pela Secretaria do Turismo é mais uma ação para movimentar o setor e impactar na economia local.

“Estamos comunicando todos os municípios, Instâncias de Governança Regionais e produtores para que cadastrem seus eventos turísticos no site da Secretaria, de maneira que possibilite aos paranaenses e visitantes de outros estados visualizarem tudo em uma única plataforma e se planejarem”, explica o secretário do Turismo, Marcio Nunes. 

O mês começa com a Caminhada do Trabalhador, no feriado do dia 1º, em Rio Branco do Ivaí. Além de conhecer as belas paisagens da região, a caminhada propicia aos participantes saborear a gastronomia local nas pequenas propriedades que encontram pelo caminho.  

Ainda no início de maio, o município de Turvo terá quatro dias de passeio a cavalo por diversas comunidades da região. A tradicional Cavalgada dos Tropeiros remete ao tropeirismo, atividade desenvolvida durante a época colonial e responsável pela fundação de inúmeras cidades – incluindo Turvo. A saída será quinta-feira (04), no CTG Rincão do Pinhal.  

Também na quinta-feira, será aberta oficialmente em Maringá a Expoingá, uma das principais feiras agropecuárias do País, que chega à sua 49ª edição.  

Nos dias 5 e 6 (sexta e sábado), a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promove a 49ª edição do Congresso Paranaense de Cardiologia/International Cardiology Meeting, que reunirá em Curitiba renomados palestrantes nacionais e internacionais.  

MÚSICA E ESPORTES – O primeiro fim de semana do mês será de muita música na região de Curitiba. A Pedreira Paulo Leminski recebe no dia 6 (sábado) um dos mais conceituados eventos de música eletrônica do Brasil: o Warung Day Festival, que é realizado desde 2014 no local. Já no Expotrade, em Pinhais, o Curitiba Country Festival reunirá nos dias 6 e 7 grandes nomes do gênero, como Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Maiara & Maraisa, Bruno & Marrone e muitos outros.  

Também no domingo (7), tem a 17° etapa do 7° Circuito Regional de Cicloturismo, etapa Santa Helena – na região lindeira do Lago de Itaipu e do Parque Nacional do Iguaçu, rica em belezas naturais e paisagens inspiradoras. A concentração será às 6h30 no Balneário Terra das Águas. Na mesma data, Itapejara d’Oeste promove a Festa Internacional do Leitão Maturado e Foz do Iguaçu sedia a 14ª Meia Maratona das Cataratas.  

Leia Também:  Anvisa confirma segurança dos alimentos e reforça confiança no agro

No dia 8, Londrina sedia o maior evento setorial de turismo no Norte do Paraná: o Conectur. Será a quinta edição do encontro, que é gratuito e tem como objetivo promover a inovação e conexão entre os atores do setor, dentre eles entidades, empresários, governo e instituições. 

O município de Ventania celebra seu aniversário com uma festa no dia 14, no Centro de Eventos Adilson Bobek.

ROTA DAS CATEDRAIS – Para dia 20, um sábado, está programada a Rota das Catedrais – um tour de bicicleta que parte da Catedral de Londrina e vai até a Catedral de Maringá, percorrendo 90 quilômetros de estradas rurais e 30 quilômetros de trechos urbanos que contam toda a história da colonização do Norte paranaense.

No mesmo dia, Curitiba recebe o Festival Coolritiba, na Pedreira Paulo Leminski. O já tradicional evento no cenário da música pop brasileira terá este ano atrações como Gilberto Gil, Marisa Monte, Sandy e Mano Brown. 

No domingo (21), o município de Serranópolis do Iguaçu sedia a Festa da Padroeira N. Sra. de Fátima / Festa do Leitão no Fogo de Chão, das 8h às 23h. A festa típica está no calendário oficial de eventos do Estado e é realizada desde 2011.  

Outra importante feira agro acontece em Palotina, de 25 a 28 de maio. A ExpoPalotina terá shows gratuitos, praça de alimentação, rodeios e parque de diversões. Também de 25 a 28, a Prefeitura de Rosário do Ivaí promove a 1ª Expo-técnica, com programação direcionada a agricultores familiares em geral, técnicos, estudantes e pesquisadores.  

Para quem pedala, uma boa pedida é a 3ª Feira Mundo Bike, de 26 a 28 de maio no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba. Pioneiro no segmento, o evento conta com a participação de diversas marcas de bicicletas e reúne expositores de peças, serviços, acessórios, vestuários, nutrição esportiva, tecnologia e tudo o que o ciclista precisa em suas pedaladas.  

Já para quem gosta de acordar cedo e curtir a natureza, a dica é a Trilha Caiçara Mário Roque – uma caminhada nas comunidades insulares de Paranaguá que possibilita contemplar as belezas da Baía e da Mata Atlântica, os sabores da gastronomia caiçara e os saberes das comunidades pesqueiras que pertencem ao município, no dia 28. A saída está marcada para as 6h, na Ilha Ponta de Ubá, em Paranaguá. 

Leia Também:  Paraná defende integração ainda maior das forças de segurança do Sul e São Paulo

No dia 29, Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, promove uma homenagem ao ofício da cantaria – uma das principais bases econômicas do município por décadas, mobilizando famílias e vários profissionais que dedicaram suas vidas ao corte das pedras e granitos. A 1ª Festa do Canteiro começa às 10 horas, com feiras de artesanato, shows musicais, caminhada na natureza e oficina de cantaria. O evento será na localidade da Borda do Campo, onde está concentrada grande parte das pedreiras da região.  

FESTIVAL DAS CATARATAS – O mês de maio termina com o início de um dos maiores eventos de negócios turísticos do País: o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, que terá sua abertura oficial dia 31. Com o tema “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, o festival chega à 18ª edição com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no universo do turismo os seus segmentos.

Simultaneamente, ocorre a 17ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, com a participação de centenas de estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil.  

“O governador Ratinho Junior estipulou como meta colocar o Paraná como estado número 1 no Brasil em número de eventos nacionais e internacionais realizados, e nosso trabalho na Secretaria do Turismo será no sentido de atingir esse patamar, organizando e divulgando os eventos em parceria com a iniciativa privada, os municípios e todo o segmento turístico”, finalizou o secretário Marcio Nunes.

Confira o calendário completo.

Veja como como inserir evento turístico no calendário:

Os eventos turísticos são importantes agentes para a divulgação de regiões e municípios paranaenses e também ajudam na geração de receitas e empregos. O Estado, por sua vez, tem em suas políticas públicas ações de promoções embasadas em instrumentos de apoio – entre os quais está o Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná. Para divulgação neste canal, a solicitação deverá ser feita de forma online no site da Secretaria de Turismo, no mínimo 30 dias antes da realização do evento, por meio do preenchimento de formulário. Basta acessar AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Vídeo: Cooperativismo no agro paranaense é o destaque do Agronomia Sustentável

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Minas Gerais bate recorde na produção de sorgo: crescimento de 84%

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA