Entre as tendências apresentadas durante o Iguassu Valley Show, um fórum de inovação aberta – open innovation -, direcionado para empresas que buscam novas tendências tecnológicas para seus negócios, estava a palestra que propôs o uso da nuvem para unificar as informações do campo. A sequência de palestras, paineis com especialistas e fóruns acontece dentro do barracão do Show Rural Digital (SRD), durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel 2024.
O tema Agricultura na AWS – Casos de Agricultura na Nuvem foi abordado na manhã da segunda-feira (05) na Arena Hackathon Paraná do SRD pelos palestrantes Charleston Telles (AWS), Maxwell Castro (AWS) e Guilherme (Jacto).
O arquiteto de soluções da AWS, Charleston Telles, comenta sobre o problema da conectividade agrícola. “Passamos em vários estandes aqui e vimos muitos drones coletando dados, estamos vendo muitos veículos coletando dados, sensores em campos de produção fazendo o mesmo e resolvemos trazer uma abordagem de, porque não utilizar a nuvem para conectar todos esses dados?”, indagou.
Ele ponderou sobre os desafios relacionados a formatos específicos e onde armazenar todos esses dados, posto que a demanda é cada vez mais crescente para o agricultor e visualizar toda essa informação em plataformas distintas só aumenta o tamanho do desafio. “Foi no sentido de reduzir custos e aumentar a produtividade que apresentamos a nuvem como solução para auxiliar na agricultura para conectar todos esses dados”, responde Charleston.
Um exemplo prático é utilizar todo o histórico de como os fatores climáticos já interferiram naquela produção e cruzar os dados com as previsões do clima. Desta forma é possível antecipar possíveis problemas. “E com isso a gente consegue dar insights, ou seja, dar dicas para o produtor de quando irrigar ou quando não irrigar, então seria nessa linhagem seria uma das possibilidades de redução de custos”, explica o arquiteto de soluções.
Colmeia
Outra solução apresentada foi na área da apicultura. O arquiteto de soluções da AWS, Maxwell Castro, trouxe um caso onde é possível avaliar a produtividade de mel das abelhas medindo o peso da colmeia. “Isso traz uma visão para o apicultor de como que tem essa produção e de como pode melhorar. Talvez ele tenha que realocar a colmeia de lugar ou tenha que tomar algum outro tipo de ação para que essa produtividade continue boa”, discorre Maxwell.
Entre as soluções apresentadas, os arquitetos de soluções falaram sobre o agricultor que está usando a inteligência no maquinário, tornando o uso autônomo possibilitando até a substituição do motorista dentro do maquinário para executar a ação programada. Outro case que está em acompanhamento é na avicultura, a equipe está avaliando a possibilidade de engorda e o abate da ave de uma forma mais rápida. As informações possibilitam fazer ela comer e dormir com uma frequência maior, sem prejudicar a saúde do animal.
Legendas:
– Arquitetos de soluções da AWS trazem clientes para reforçar os cases de sucesso
– Palestra foi apresentada durante o Iguassu Valley Show na Arena Hackathon Paraná
Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso
Published
12 horas ago
on
23 de dezembro de 2024
By
A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.
O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.
Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.
A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.
A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.
Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio dolinkdisponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade