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Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando

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A colheita da soja em Mato Grosso num momento complicado. A falta de caminhões paralisa o escoamento da safra e, para complicar o tarifaço dos EUA derrubou os preços do produtos, tornando o estado, que é o maior produtor do Brasil, no mais afetado.

A escassez de veículos para transporte ocorre devido à alta demanda na safra e às dificuldades na infraestrutura rodoviária, que comprometem a fluidez do escoamento da produção até os portos. A demora na movimentação da soja resulta em filas nos armazéns e na necessidade de estocagem prolongada, o que pode levar a perdas na qualidade do grão.

Outro problema que tem causado prejuízos aos sojicultores é a classificação da soja. Muitos produtores relatam discrepâncias entre a avaliação feita na fazenda e aquela realizada no destino final. Critérios como umidade e avarias têm sido aplicados de forma inconsistente, o que pode resultar em descontos elevados no momento da entrega. Estima-se que essas diferenças na classificação levem a perdas de até 20% da produção.

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Para enfrentar essa situação, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) criou o projeto Classificador Legal, que visa garantir um processo de avaliação justo e dentro das normas estabelecidas. Nos últimos quatro anos, a iniciativa evitou prejuízos superiores a R$ 25 milhões para os agricultores do estado, corrigindo descontos indevidos e garantindo maior transparência na comercialização.

A queda nos preços da soja também tem gerado preocupação. Nesta quinta-feira (03.04), as cotações despencaram nos principais polos produtores do Brasil, reflexo do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e da instabilidade nos mercados internacionais. Em Mato Grosso, o preço da saca caiu significativamente em cidades como Rondonópolis e Sorriso, impactando diretamente a rentabilidade dos agricultores.

Os contratos futuros da soja na Bolsa de Chicago também registraram perdas. A posição para maio de 2025 fechou em baixa de 4,75 centavos de dólar por bushel, influenciada pelas incertezas geradas pela guerra comercial. A redução na demanda por produtos agrícolas norte-americanos, devido às retaliações de outros países, tem impactado diretamente as cotações da soja no Brasil.

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Os produtores de Mato Grosso enfrentam um cenário desafiador, no qual os problemas logísticos, as dificuldades na classificação da soja e a desvalorização do grão impõem barreiras significativas à lucratividade. Diante desse contexto, especialistas recomendam que os sojicultores acompanhem de perto os processos de classificação e busquem medidas para minimizar os impactos financeiros dessa conjuntura adversa.

Fonte: Pensar Agro

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Porto Nacional lidera exportações e movimenta R$ 197 milhões

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Porto Nacional, no Tocantins, começou 2025 reafirmando seu protagonismo no comércio exterior. Nos dois primeiros meses do ano, o município somou cerca de R$ 197 milhões em exportações, segundo dados da plataforma Comex Stat, do governo federal. Esse desempenho coloca a cidade na liderança entre os municípios tocantinenses que mais venderam para fora do país. Em segundo lugar aparece Almas, com aproximadamente R$ 181 milhões.

Grande parte desse montante veio da força do agronegócio local. O destaque ficou por conta da exportação de subprodutos da soja: as tortas e resíduos sólidos resultantes da extração de óleo, que renderam R$ 109 milhões com o envio de 47,8 mil toneladas. Já a soja in natura gerou aproximadamente R$ 67 milhões em vendas externas, com um volume de 18,7 mil toneladas embarcadas. Legumes de vagem também contribuíram significativamente, com R$ 19 milhões gerados pela exportação de 3,73 mil toneladas. O milho teve participação menor, respondendo por menos de 1% do total exportado no período.

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Para o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fernando Wild, os números confirmam o bom momento do campo portuense. “A força do agro em Porto Nacional está consolidada. Trabalhamos intensamente para melhorar a infraestrutura rural, com ações como a manutenção de estradas, construção de pontes e apoio logístico. Ao mesmo tempo, apoiamos os pequenos produtores com assistência técnica, insumos, melhorias nas feiras e incentivo à comercialização. O resultado está aí, com recordes atrás de recordes”, afirmou o secretário.

Ao todo, 13 países compraram produtos portuenses neste início de ano. A Itália liderou a lista dos compradores, com importações no valor de aproximadamente R$ 45,6 milhões, seguida de perto pela China (R$ 43,6 milhões) e pela Eslovênia (R$ 37,3 milhões). Outros destinos importantes foram Paquistão, Índia, Alemanha, França e Marrocos. As vendas também chegaram a mercados menores, como Argélia, Egito, Tailândia, Paraguai e até os Estados Unidos, ainda que com volumes simbólicos.

A expectativa para o restante de 2025 é de crescimento ainda mais expressivo. Segundo projeções da Secretaria, há centenas de milhares de toneladas de soja prontas para embarcar nos próximos meses, principalmente com destino à China, principal parceira comercial do município. Só nos últimos três anos, Porto Nacional exportou 2,3 milhões de toneladas da oleaginosa, gerando quase R$ 708 milhões em receita (considerando o dólar a R$ 5,90).

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Com base nos atuais indicadores e no potencial de escoamento da safra, o município se posiciona como um verdadeiro polo do agronegócio tocantinense, com perspectivas animadoras para o restante do ano.

Fonte: Pensar Agro

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