NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

IPPA segue praticamente estável ao longo de 2022

Publicado em

O IPPA/Cepea (Índices de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) vem se mantendo praticamente estável ao longo deste ano. Conforme as pesquisas do Cepea, de janeiro a setembro de 2022, o Índice registrou apenas uma leve queda de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Neste último trimestre (julho a setembro/22) o IPPA/Cepea apresentou um pequeno crescimento de 0,7% ante ao trimestre anterior (de abril a junho/22). 

De acordo com os pesquisadores do Cepea, a estabilidade do IPPA se deve ao contrabalanceamento das variações dos índices dos grupos de alimentos. Por exemplo, nos nove primeiro meses de 2022, enquanto o IPPA-Grãos e o IPPA-Pecuária recuaram respectivos 3,9% e 3,4% frente ao mesmo período do ano passado, o IPPA-Hortifrutícolas e o IPPA-Cana-Café avançaram 17,8% e 19,3%.

A redução do índice de grãos e do esteve atrelada às desvalorizações do arroz, do milho e da soja. Para a pecuária o resultado reflete as queda nos preços da arroba bovina e também dos suínos. Já as fortes variações positivas observadas aos Índices de hortifrúti e de cana e café se devem aos expressivos avanços nas cotações da batata, tomate, banana e uva e às elevações nos preços da cana e do café.

Leia Também:  Ao longo de 2022, Paraná garante bolsas a atletas e leva esporte aos 399 municípios

Na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, o cenário foi de queda de 3% para o IPPA-Grãos, devido a baixa nos preços do algodão em pluma, do milho, da soja e do milho. Já o IPPA-Pecuária, a alta de 4,9% registrada foi sustentada pelas valorizações do suíno, do leite e dos ovos. O IPPA-Hortifrutícola, impulsionado pelas elevações nos valores da banana, laranja e uva, apresentou um crescimento de 19,7%. Já o IPPA-Cana-Café permaneceu praticamente estável, com ligeira baixa de 0,04%., devido ao avanço nas cotações do segundo produto, tendo em vista que a cana se desvalorizou no período.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Show Safra Mato Grosso 2025 começa amanhã em Lucas do Rio Verde

Published

on

By

Começa nesta segunda-feira (24.03) o Show Safra Mato Grosso 2025, um dos maiores eventos do agronegócio no estado, reunindo tecnologia, inovação e oportunidades de negócios para produtores rurais e empresas do setor. A feira, que acontece até sexta-feira (28) no parque tecnológico da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, celebra 25 anos de história com uma programação ampliada e novas atrações.

A edição deste ano contará com a participação de 525 expositores, apresentando máquinas agrícolas de última geração, sementes de alto desempenho, soluções digitais e novas tecnologias voltadas para a produtividade e sustentabilidade no campo. O evento também aposta em espaços temáticos como o Show Safra Aero, voltado para inovações aeroespaciais e drones, e o Show Safra Mulher, que valoriza a crescente participação feminina no agronegócio.

Com uma expectativa de público superior a 127 mil visitantes, o Show Safra movimenta não apenas o setor agrícola, mas também a economia local, gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos e impulsionando serviços de hospedagem, alimentação e comércio na região.

Leia Também:  Grêmio vence Juventude e segue invicto no Gauchão

O evento também será palco de debates sobre o futuro do agronegócio, com painéis e palestras abordando temas como tecnologia, mercado de grãos, clima e sustentabilidade. Além disso, as áreas demonstrativas apresentam culturas como soja, milho e algodão, além de experimentos com alternativas promissoras como gergelim e canola.

Com uma estrutura ampliada e estacionamento com 9.800 vagas, o Show Safra Mato Grosso 2025 reforça seu papel como uma das principais vitrines de inovação do agronegócio brasileiro.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA