NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Indea realizou 5,7 mil fiscalizações na cultura da soja durante vazio sanitário

Publicado em

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), visando promover o controle fitossanitário contra o fungo causador da ferrugem asiática de soja no Estado realizou a fiscalização de de 5.728 unidades de produção de soja, no período que compreende o vazio sanitário, entre 15 de junho e 15 de setembro. Ao todo foram emitidos 47 autos de infração por descumprimento da determinação, sendo encontradas plantas vivas de soja em cerca de 5 mil hectares.

Nos locais onde foram encontradas as plantas vivas, os agentes e fiscais do Indea executaram a coleta de amostras de folhas para análise laboratorial, sendo detectada a incidência da ferrugem-asiática em 7 amostras. 

Além dessas ações, o Indea já está realizando fiscalizações da safra 2022/2023, que teve início em 16 de setembro, e irá efetuar a monitoramento da ocorrência da doença durante o decorrer da temporada, coletando e analisando amostras para detectar a presença do agente causal da ferrugem asiática.

Durante o vazio sanitário da soja, instituído desde 2006 em Mato Grosso, fica proibida a presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas, para a prevenção e redução da sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática na entressafra e a ocorrência da doença na safra seguinte. 

Leia Também:  FMI atualiza estimativas de crescimento econômico do Brasil impulsionado pelo desempenho do agronegócio

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Show Safra Mato Grosso 2025 começa amanhã em Lucas do Rio Verde

Published

on

By

Começa nesta segunda-feira (24.03) o Show Safra Mato Grosso 2025, um dos maiores eventos do agronegócio no estado, reunindo tecnologia, inovação e oportunidades de negócios para produtores rurais e empresas do setor. A feira, que acontece até sexta-feira (28) no parque tecnológico da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, celebra 25 anos de história com uma programação ampliada e novas atrações.

A edição deste ano contará com a participação de 525 expositores, apresentando máquinas agrícolas de última geração, sementes de alto desempenho, soluções digitais e novas tecnologias voltadas para a produtividade e sustentabilidade no campo. O evento também aposta em espaços temáticos como o Show Safra Aero, voltado para inovações aeroespaciais e drones, e o Show Safra Mulher, que valoriza a crescente participação feminina no agronegócio.

Com uma expectativa de público superior a 127 mil visitantes, o Show Safra movimenta não apenas o setor agrícola, mas também a economia local, gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos e impulsionando serviços de hospedagem, alimentação e comércio na região.

Leia Também:  Administração Municipal realizou I Circuito de Cicloturismo “Riquezas do Oeste” em Nova Aurora

O evento também será palco de debates sobre o futuro do agronegócio, com painéis e palestras abordando temas como tecnologia, mercado de grãos, clima e sustentabilidade. Além disso, as áreas demonstrativas apresentam culturas como soja, milho e algodão, além de experimentos com alternativas promissoras como gergelim e canola.

Com uma estrutura ampliada e estacionamento com 9.800 vagas, o Show Safra Mato Grosso 2025 reforça seu papel como uma das principais vitrines de inovação do agronegócio brasileiro.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA