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Governo anuncia R$ 80 bilhões auxiliar o agronegócio no escoamento das safras

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O governo brasileiro anunciou um plano de investimento significativo para melhorar a infraestrutura de transporte do país, visando principalmente auxiliar o agronegócio no escoamento das safras. Até 2026, a expectativa é investir R$ 80 bilhões em projetos ferroviários e rodoviários.

Agora em 2024, está prevista a entrega e início de aproximadamente 60 projetos no segmento rodoviário, além da realização de 13 leilões de rodovias. Estes leilões têm potencial para gerar R$ 122 bilhões em investimentos privados.

O plano visa acelerar o ritmo de obras de infraestrutura que, até recentemente, progrediam lentamente devido ao baixo volume de investimentos.

As obras planejadas incluem a restauração de trechos críticos da BR-364 no Acre, a adequação da BR-135 no Piauí, a duplicação da BR-222 no Ceará, melhorias na travessia urbana de Dourados na BR-463 em Mato Grosso do Sul, a construção da BR-447 no Espírito Santo, e a duplicação da BR-470 em Santa Catarina.

O governo também tem como objetivo melhorar o índice de condição da malha rodoviária para 80% até o final de 2024, um aumento significativo em relação ao índice atual de 67%. Este avanço representaria o melhor nível da série histórica, contrastando com a tendência de queda observada de 2016 a 2022.

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Adicionalmente, o Ministério dos Transportes planeja otimizar 14 contratos rodoviários, o que poderia resultar em mais R$ 110 bilhões de investimentos. Em 2023, o governo federal já executou R$ 14,5 bilhões, que foram utilizados na recuperação, pavimentação e duplicação de cerca de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais. Além disso, mais de 1,1 mil contratos em rodovias foram retomados, incluindo dois leilões rodoviários, totalizando R$ 30,4 bilhões em investimentos e serviços operacionais.

No setor ferroviário, o governo projeta que os investimentos até 2026 alcancem R$ 94,2 bilhões, conforme o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre os projetos ferroviários estão os estudos para concessões da Malha Oeste, Corredor Arco-Norte (Ferrogrão), Ferrovia Centro-Atlântica, Malha Sul, Corredor Leste-Oeste, Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF-118) e Corredor Nordeste (FTL).

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Com cenário global favorável, Estado quer ampliar exportações em 10%

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Goiás exportou 13,2 milhões de toneladas de soja em 2024, com receita superior a US$ 7,3 bilhões, consolidando-se como o terceiro maior exportador do grão no Brasil. Com a crescente disputa comercial entre China e Estados Unidos e a reconfiguração dos fluxos globais de grãos, o estado projeta um aumento de até 10% nas exportações em 2025, impulsionado pela demanda asiática e pela capacidade de resposta da produção goiana.

O aumento da procura por fornecedores alternativos por parte da China, que em abril recebeu 40 navios de soja brasileira com cerca de 700 mil toneladas, fortalece o posicionamento de Goiás como polo estratégico na oferta global de alimentos. O estado, com uma área plantada superior a 4 milhões de hectares e rendimento médio acima de 60 sacas por hectare, já se beneficia da maior competitividade brasileira no mercado internacional.

Além da soja, que responde por mais de 60% do total exportado pelo agronegócio goiano, produtos como milho, carnes e algodão também têm registrado crescimento. No primeiro trimestre de 2025, o estado já apresenta um incremento de 7% nas exportações para a China em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

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Goiás reúne condições favoráveis para aproveitar o novo ciclo: clima propício, produtividade crescente, empresários rurais tecnificados e uma logística em processo de modernização. Ainda há gargalos, especialmente em transporte e armazenagem, mas a infraestrutura vem sendo adaptada para atender a esse salto de demanda.

O momento geopolítico não é apenas uma conjuntura passageira — ele representa uma mudança estrutural na forma como as grandes potências lidam com segurança alimentar. A preferência da China por parceiros estáveis, previsíveis e com grande capacidade produtiva coloca estados como Goiás no radar estratégico dos importadores.

Com planejamento técnico, inteligência de mercado e políticas voltadas à sustentabilidade e à competitividade, Goiás transforma a tensão global em oportunidade concreta. A meta agora é clara: consolidar o protagonismo do estado como um dos principais celeiros do agronegócio mundial.

Fonte: Pensar Agro

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