NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Embrapa inaugura laboratório de bioinsumos em Goiás

Publicado em

A Embrapa Arroz e Feijão inaugurou, nesta terça-feira (22), o Laboratório Multiusuário para Pesquisa e Desenvolvimento de Bioinsumos (BioFabLab). Construído na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$390 mil, concedido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a estrutura tem capacidade para escalonar o processo de produção e desenvolvimento de insumos biológicos. 

Segundo a Embrapa Arroz e Feijão, a SoluBio entrou como parceira oferecendo, em regime de comodato, o Biorreator, equipamento onde se processam as reações biológicas. A unidade pode produzir desde pequenos volumes (100 ml) em frascos agitados, até volumes maiores (5 L) em biorreator de bancada ou em grande escala (220 L) em uma biofábrica. Além disso, o  trabalho deverá aumentar a velocidade da chegada de novos insumos biológicos até o produtor

Após ser a primeira unidade federativa a implementar um Programa Estadual de Bioinsumos, Goiás está se tornando o maior ecossistema de inovação em insumos biológicos do país.

Leia Também:  Espírito Santo vai investir R$ 10 milhões em projetos de pesquisa agropecuária

O diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Guy de Capdeville, destacou que o agro brasileiro respeita a ciência e se destaca no tema da sustentabilidade agropecuária. Ele ainda estima, que com a contribuição da Embrapa, um crescimento de 300% da área de insumos biológicos até 2030.

A biofábrica é fundamental para que as estruturas da Embrapa avancem e  também passem a pesquisar bioinsumos, a fim de reduzir a dependência da importação de insumos, bem como agroquímicos e fertilizantes. Além de aumentar a velocidade da chegada desses novos produtos até o agricultor a apoiar o desenvolvimento de soluções biotecnológicas, tornando-se num ambiente para co-desenvolvimento de bioinsumos para a agricultura sustentável.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Carnaval em junho: MAC-PR inaugura mostra em homenagem ao artista André Malinski

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Internacional vence o Goiás e mantém vice-liderança do Brasileirão

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA