NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Copacol conscientiza sobre influenza aviária e atualiza produtores sobre CTA

Publicado em

Os cooperados estiveram reunidos para mais uma rodada dos Encontros da Avicultura, onde a sanidade das aves esteve no foco, com orientação sobre as medidas de prevenção à influenza aviária. Foram realizadas reuniões em Jesuítas, Formosa do Oeste, Goioerê, Nova Aurora e Cafelândia. Em Jotaesse, Tupãssi, a reunião será às 19h desta sexta-feira.

O médico veterinário e especialista em sanidade de Aves, Alberto Bach, conversou com os cooperados sobre a doença, abordando o status no mundo, as medidas de prevenção e a importância dos cuidados diários nos aviários. “Essas conversas são importantes e esse assunto em específico chama muito a atenção dos produtores, porque é algo muito atual na nossa realidade. Saber as medidas de prevenção é indispensável para continuarmos com a nossa sanidade: a entrada de pessoas estranhas nos aviários é proibida; além disso, todos os instrumentos devem ser utilizados, como troca de calçados e roupas antes de acessar os galpões; os arcos de desinfecção na entrada das propriedades precisam estar em funcionamento”.

Leia Também:  Lottopar autoriza mais uma empresa no mercado regulado de apostas esportivas

Esse trabalho de conscientização já é realizado pela Cooperativa. A intensificação atende a uma recomendação do Ministério da Agricultura e da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal.

De acordo com o superintende de Produção da Copacol, Irineu Dantes Peron, é essencial proporcionar um momento de capacitação aos produtores, onde eles têm a oportunidade de tirar dúvidas. “Semestralmente fazemos essas reuniões para deixar o nosso cooperado bem informado e atualizado sobre a atividade. O assunto influenza aviária está muito em alta e precisamos manter o nosso foco constante, evitando a chegada da doença em planteis comerciais”.

Os cooperados também foram atualizados sobre a construção do CTA (Centro de Treinamento da Avicultura), em Central Santa Cruz, que em breve estará pronto para capacitar avicultores e colaboradores do sistema de integração.

O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, também esteve presente na reunião. Ele enfatizou o momento de cautela na área rural, além dos desafios comerciais para que exista equilíbrio na comercialização do produto final, garantindo bons resultados à Cooperativa. “Encontros como esses são uma oportunidade para o produtor se atualizar e tirar dúvidas. Sempre trazemos temas atuais e de relevância para a atividade: a influenza aviária está aí e precisamos nos manter atentos. Relembrar a importância dos cuidados e da necessidade de continuarmos fazendo o nosso dever de casa”.

Leia Também:  Melhores do mês: suinocultor de Nova Aurora é destaque

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Conab eleva previsão da safra de soja do Brasil: 162,4 milhões de toneladas

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Leite: cooperados participam de treinamento sobre doenças reprodutivas

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA