NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Comitês Educativos participam de capacitação sobre Aposentadoria Rural

Publicado em

Os integrantes dos Comitês Educativos da Copacol participaram de uma capacitação sobre Previdência Social e Aposentadoria Rural. A rodada de conversas com a especialista em Direito Previdenciário, Cleonice Dariva, ocorreu em Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Cafelândia.

O intuito com os encontros foi tirar dúvidas dos cooperados a respeito do tema. “Nesse ciclo de reuniões dos Comitês trouxemos esse assunto para esclarecer aos nossos cooperados questões relativas ao segurado especial, onde se enquadram a maioria dos nossos cooperados. Foi um momento onde uma especialista trouxe muitas informações que realmente contribuíram para que o produtor tenha mais conhecimento desse processo que diz respeito a sua aposentadoria e benefícios”, comenta a assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin.

O cooperado de Nova Aurora, Antônio Grigio, aprovou o assunto escolhido para a palestra. “Eu já sou aposentado, mas gostei da palestra porque é algo do nosso dia a dia e que às vezes não temos todas as informações necessárias. Foi um momento muito esclarecedor, que tirou muitas dúvidas que eu tinha. Agora posso repassar todo esse conhecimento para amigos, familiares e funcionários”.

Leia Também:  Goiás sedia a 7ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita na terça (24)

Com as orientações o produtor pode agora se organizar para futuramente buscar a aposentadoria. “Vivemos em um sistema de obrigações e direitos. As pessoas precisam saber que é preciso trabalhar e cumprir as obrigações para que depois possam ter acesso a todos os seus direitos. Nessa palestra eu trouxe todas as alterações da lei desde 1991 até a Emenda Constitucional 103, que é o formato que a aposentadoria está agora, abordando principalmente quais são os direitos desses trabalhadores e como eles devem se organizar no trabalho para que quando atingirem a idade necessária possam usufruir da aposentadoria”, explica Cleonice.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agronegócio gerou 278 mil novos empregos em 2024, diz Cepea/CNA

Published

on

By

O agronegócio brasileiro fechou o ano de 2024 com um total de 28,2 milhões de trabalhadores, registrando um crescimento de 1% em relação ao ano anterior.

O levantamento, realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostra que o setor continua sendo uma das principais forças da economia nacional, responsável por 26% dos empregos no país.

O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos setores de insumos, agroindústria e serviços ligados ao agronegócio. O setor de insumos teve alta de 3,6%, puxado pela indústria de rações, que aumentou seu quadro de funcionários em 14,6%. A agroindústria cresceu 5,2%, com destaque para os segmentos de abate de animais, fabricação de alimentos e móveis de madeira, que juntos criaram mais de 139 mil novas vagas. Já os serviços especializados para o agronegócio registraram um aumento de 3,4%, refletindo a maior necessidade de suporte técnico nas operações do setor.

Leia Também:  Concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta choros de Villa-Lobos

Por outro lado, a pesquisa apontou uma queda de 3,7% no número de trabalhadores do setor primário, o que representa 302 mil vagas a menos. A redução foi mais expressiva na agricultura e na pecuária, afetadas por fatores como oscilações de preços, clima e avanços tecnológicos que reduziram a demanda por mão de obra.

O estudo também analisou o perfil dos trabalhadores e os salários do setor. Houve um aumento na participação de profissionais com nível de escolaridade mais alto e de mulheres no mercado de trabalho do agronegócio.

Além disso, os rendimentos dos trabalhadores cresceram 4,5% em 2024, superando o aumento médio do mercado de trabalho geral. O levantamento indica que essa valorização da mão de obra reflete a busca por mais eficiência e inovação dentro das cadeias produtivas do campo.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA