NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Com retirada da Rússia do acordo do Mar Negro, abastecimento de alimentos fica em risco

Publicado em

O recuo da Rússia do acordo mediado pela ONU para exportar grãos pelo Masr Negro coloca em risco centenas e milhares de toneladas de trigo encomendadas para entrega na África e no Oriente Médio, bem como os embarques de milho ucraniano para a Europa que serão reduzidos. 

A retirada da Rússia do acordo provavelmente afetará os embarques para países dependentes de importação, aprofundando uma crise alimentar global e provocando ganhos nos preços. 

Nesta segunda-feira (31), os contratos futuros do trigo em Chicago saltaram mais de 5% e  o milho subiu mais de 2% devido aos temores sobre a oferta. A decisão da Rússia ainda  deve apoiar os preços mundiais do óleo vegetal, uma vez que ameaça as exportações de óleo de girassol da Ucrânia para os principais destinos, incluindo a Índia, o maior importador de óleo comestível. Na segunda-feira, os contratos futuros de óleo de palma da Malásia subiram mais de 4%. 

Com nenhum registro de navios terem passado pelo corredor humanitário marítimo, no domingo, as Nações Unidas, a Turquia e a Ucrânia pressionaram pela imploementação do acordo de grãos do Mar Negro e concordaram com um plano de trânsito, para que 16 navios passem pelo corredor, nesta segunda-feira, apesar da retiurada da Rússia. 

Leia Também:  Interligações hidráulicas podem afetar o abastecimento em bairros de Umuarama na quinta

Segundo um trader de grãos de Cingapura, ainda não está claro se a Ucrânia seguirá exportando grãos e o que deve acontecer agora com os embarques russos. 

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Instalação de equipamento pode afetar o abastecimento de água em bairros de Assis Chateaubriand na terça-feira

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Governo inicia entrega de alimentos não perecíveis para merenda em 2,1 mil escolas

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA