NOVA AURORA

Justiça

Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária

Publicado em

COMISSÃO DO TJPR MEDIA ACORDO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ARAUCÁRIA

Cerca de 3 mil pessoas da comunidade Favorita serão beneficiadas com o acordo

02/07/2025

Atualizado há 2 dias

Na segunda-feira (30/06), foi assinado um termo de acordo para a regularização fundiária da comunidade Favorita, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A resolução foi alcançada por meio de mediação realizada pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

A área de quase 57 mil metros quadrados passou a ser ocupada há quase 20 anos, e uma ação de reintegração de posse foi ajuizada pelos proprietários do local em 2008. O caso seguiu em tramitação no Poder Judiciário e, em 2023, os autos foram remetidos à Comissão de Soluções Fundiárias.

Diversas audiências de mediação foram realizadas ao longo dos dois últimos anos. A Comissão estabeleceu um ambiente de diálogo entre as partes e órgãos públicos para alcançar uma solução consensual, pacífica e efetiva para o litígio. “Pretendemos ser esse espaço seguro de negociação para achar soluções que contemplem os direitos de todos, das duas partes do processo. A finalidade da comissão é evitar despejos forçados e violações de direitos humanos através de soluções negociadas. E esse é um exemplo de caso de sucesso em que centenas de famílias serão beneficiadas através desse acordo que foi celebrado”, explicou o coordenador do Cejusc Fundiário de 1º Grau do TJPR, o juiz José Augusto Guterres.

Leia Também:  Comarca de Castro promove palestra sobre Adoção

Com o acordo, as famílias da comunidade Favorita poderão comprar seus lotes a um preço acessível e, dessa forma, terão suas moradias regularizadas. Cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas. “Hoje é um dia de vitória. A gente não imaginava que chegaríamos nesse dia tão importante”, celebrou a vice-presidente da Associação de Moradores da Favorita, Thaise Cristine Martins Dias. “O Judiciário atuou nessa mediação visando essa equalização de forças, tanto por parte dos moradores quanto dos proprietários. A partir do nosso acordo, outros poderão acontecer”, destacou o advogado que representa os proprietários, Enio Correa Maranhão.
Cidadania e dignidade
Mais do que uma regularização formal, o acordo representa um resgate da cidadania e dignidade para os moradores que, agora, terão direito e poderão cobrar melhorias do poder público para o local onde moram. “É um dia histórico. Essa caminhada não foi fácil. Foram anos de disputas judiciais, insegurança e medo, mas se avançou em direção a um acordo justo, equilibrado e humano. Vocês, moradores, pertencem à cidade e merecem ter essa dignidade, esse respeito”, discursou o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski.

Leia Também:  TJPR participará da Semana Nacional de Regularização Fundiária do CNJ

A Comissão
A Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR foi criada em 2019 com o objetivo de evitar a necessidade de despejos com o uso de força pública em áreas objeto de conflito fundiário coletivo, através de técnicas de mediação com as partes envolvidas, destacando-se dentre as suas atividades as visitas técnicas às ocupações urbanas e rurais e a intensa interlocução com as partes, órgãos de Estado e movimentos sociais. O trabalho da comissão já recebeu reconhecimento nacional, incluindo o Prêmio Conciliar é Legal do CNJ. Ela também foi considerada um modelo pela Universidade de Harvard (EUA).

Clique aqui para saber mais sobre a Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR.

Crédito da foto: Carlos Poly/SMCS

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Published

on

TJPR PARTICIPA DO 4º ENCONTRO DO COLÉGIO PERMANENTE DE VICE-PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL

Foram dois dias de evento promovendo a troca de experiências, debates e reflexões quanto à atuação dos tribunais de justiça

30/06/2025

Atualizado há 4 dias

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participou, na quinta-feira (26/06), do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CPVIP). O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), encerra-se nesta sexta-feira (27/06). O encontro reúne as Vice-Presidências das Cortes Superiores de todo o país. O objetivo da edição é promover o compartilhamento de boas práticas e a reflexão sobre os desafios e inovações que marcam a atuação dos tribunais.

O 1° vice-presidente do TJPR, desembargador Hayton Lee Swain Filho e o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, José Ricardo Alvarez Vianna, participaram do evento representando a Corte paranaense. Na abertura do encontro, foi realizada a cerimônia de posse dos novos dirigentes do CPVIP.

Leia Também:  Corregedoria-Geral da Justiça realiza reunião para debater Banco Nacional de Perfil Genético (BNPG)

Conheça a nova diretoria do Colégio:

Presidente: desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Artur Cesar Beretta da Silveira;

Vice-presidente: desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), Janice Goulart Garcia Ubialli;

Secretário: desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Eduardo Sertório Canto.

Durante os dois dias de evento, foram promovidas palestras sobre os Recursos Excepcionais, a Sistemática e Aplicação de Precedentes e a Atuação da Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A programação contou também com a apresentação de projetos institucionais do TJSC e dos sistemas de Inteligência Artificial (IA) dos Tribunais Superiores – "STJ Logos" e “Maria” –, além de painéis e exposições sobre a aplicabilidade da IA no Poder Judiciário. Também ocorreram debates quanto ao papel da advocacia na formação dos precedentes qualificados, entre outras ações.

Com informações da NCI/Assessoria de Imprensa do TJSC.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA