NOVA AURORA

Justiça

Cemsu de Cascavel lança livro sobre o projeto “Semeando Paz nas Escolas”

Publicado em

CEMSU DE CASCAVEL LANÇA LIVRO SOBRE O PROJETO “SEMEANDO PAZ NAS ESCOLAS”

A obra reúne as ações desenvolvidas pelo projeto nos anos de 2023 e 2024 no ambiente escolar com o uso de técnicas de justiça restaurativa e práticas circulares

09/05/2025

Atualizado há 1 dia

A Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) de Cascavel, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) do município, lançou o livro “Semeando Paz nas Escolas”. A obra reúne as ações desenvolvidas pelo projeto, que dá nome ao livro, nos anos de 2023 e 2024. O lançamento ocorreu durante o II Congresso Paranaense de Mediação, realizado entre os dias 5 e 6 de maio, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cascavel.

O livro, de autoria coletiva, descreve como surgiu a ideia e como se deram as fases de planejamento e execução do projeto, apresentando os resultados das pesquisas de satisfação. A obra também reúne as impressões, reflexões e perspectivas de 17 facilitadores que conduziram círculos de construção de paz nas escolas.

Leia Também:  TJPR promove arrecadação de livros, roupas, calçados e ração para pets

Iniciado em 2023, o projeto tem como objetivo contribuir para a construção da cultura da paz e da não violência nas escolas públicas e estaduais da cidade, a partir de técnicas de justiça restaurativa e práticas circulares. O trabalho proposto visa transformar ambientes potencialmente conflitivos em espaços abertos ao respeito e à segurança, criando um espaço de maior diálogo, mais pacificador, e onde se estabeleça um sentimento de pertencimento.

A obra foi coordenada pelos integrantes da Cemsu, o magistrado e coordenador da Central, Fabricio Priotto Mussi, o servidor e gestor administrativo, Thiago Dari Fernandes Paz e a advogada Vanessa Capra Kloeckner, além dos facilitadores atuantes no projeto. A organização, realizada pela coordenação, foi conduzida pelos assessores de pós-graduação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Biatriz Montegutti Mendes Franca e Danielle Costa Mota Santos, e pelos conciliadores Marieli Aparecida Muffato e Scheila da Silva Oliveira.

Histórico do projeto

No ano de 2023, o projeto foi executado em três escolas, com a realização de círculos de construção de paz em séries diversas, totalizando 21 turmas e impactando cerca de 600 alunos. No ano de 2024, a execução se deu em 10 colégios, apenas com as turmas do primeiro ano do ensino médio, totalizando 41 turmas e mais de 900 alunos.

Leia Também:  TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”

Além disso, os círculos congregam pessoas, reforçam vínculos, fortalecem os relacionamentos e ajudam intensamente na paz das escolas, à medida que estabelecem uma conexão profunda entre os participantes, e garantem a eles mais autonomia, empoderamento e horizontalidade nas relações. Também melhoram o senso de pertencimento ao grupo e são uma poderosa ferramenta para o diálogo, pois constituem um espaço de construção coletiva do saber e de análise da realidade social, permitindo a reflexão conjunta e o intercâmbio de experiências entre os participantes, sempre com a garantia de um espaço seguro de fala e de escuta, com verdadeira inclusão e exploração das diferenças, ao invés de eliminá-las.

Adquira aqui o e-book da obra. É possível também encomendar o livro físico pelo e-mail: cemsu.cascavel@tjpr.jus.br.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”

Published

on

EJUD-PR PROMOVE RODA DE CONVERSA “ADVOCACIA, MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA: O QUE PODEMOS MELHORAR NESTA RELAÇÃO”

Projeto será realizado na Biblioteca Hugo Simas com temas mensais

13/05/2025

Atualizado hoje

A Biblioteca Hugo Simas receberá na quarta-feira (14/05), às 10h, o projeto “Rodas de Conversa”, iniciativa promovida pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). O objetivo da iniciativa é promover um espaço de diálogos construtivos sobre temas relevantes para o Sistema de Justiça, integrando expressões artísticas e musicais.

Essa primeira edição abordará o tema “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação” e contará com a participação do ex-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e da procuradora de Justiça Samia Saad Bonavides. A mediação será realizada pelo diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Roberto Bacellar.

O projeto será realizado mensalmente na Biblioteca Hugo Simas, com debates que abordarão temas diversos e sempre integrarão apresentações artísticas. A criação de espaços de diálogos é fundamental para fortalecer a cultura institucional, promover a troca de saberes e estimular a construção coletiva de soluções em conjunto com os demais agentes do Sistema Jurídico. Ao ser realizado em formato circular, a iniciativa favorece um espaço de escuta ativa, de diálogo e de participação igualitária entre magistradas, magistrados, servidoras, servidores, comunidade jurídica e sociedade.

Leia Também:  TJPR divulga edital de conhecimento dos participantes no processo seletivo do TRE-PR

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA