PARANÁ
Paraná assina acordos com região italiana da Emilia-Romagna
Publicado em
5 de maio de 2025por

O vice-governador Darci Piana participou nesta segunda-feira (5) da assinatura de três acordos de intenção com representantes da região italiana da Emilia-Romagna, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu. O objetivo é estreitar os laços e promover intercâmbios para a troca de conhecimentos nas áreas de agricultura, tecnologia, inovação e, especialmente, cooperativismo. A comitiva do país europeu vai percorrer o Paraná até o próximo dia 9, visitando cidades e cooperativas.
“A Emília-Romagna é uma região pequena em relação ao Paraná, mas grande naquilo que faz, que é produzir. E, principalmente, em inovação. Essa inovação virá junto com essas parcerias e vai beneficiar não só o Paraná como a Itália também, porque esse benefício é duplo. Sai daqui para lá aquilo que nós sabemos e de lá para cá o que nós precisamos”, comentou Darci Piana, que vê a iniciativa como uma reaproximação com uma região que historicamente tem boas relações com o Paraná.
Foram assinados no encontro três acordos entre a Fundação Araucária, organizadora da visita internacional, e entidades italianas. Um deles é com a ART-ER (Attrattivitá Ricerca Territorio), sociedade consorcial da Emilia-Romagna criada com o intuito de promover o crescimento sustentável daquela região por meio do desenvolvimento da inovação e do conhecimento, da atratividade e da internacionalização do território.
Outros dois são da área da educação. O primeiro, entre a Fundação Araucária e a Universidade de Ferrara, que vai ampliar o programa Ganhando o Mundo da Ciência, cujo objetivo é fortalecer a produção científica por meio de mobilidade acadêmica internacional. O segundo acordo envolve também a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e visa a criação de um curso de Doutorado em Cooperativismo.
“Assinamos aqui um conjunto de parcerias, são protocolos de intenção, mas que já são acordos de cooperação, prevendo a participação da região da Emilia-Romagna, particularmente a Universidade de Ferrara, no nosso programa Ganhando o Mundo da Ciência. Eles se disponibilizaram a recepcionar estudantes paranaenses para esse processo que a gente tem de internacionalização cada vez maior do sistema estadual de ciência e tecnologia em ensino superior”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
“Além disso, a região da Emilia-Romagna e o Paraná têm muitas similaridades em uma série de atividades econômicas e em áreas de interesse em ciência e tecnologia. Então, foi assinado um protocolo de intenções para cooperação em pesquisa, cooperação acadêmica, de acordo com as áreas prioritárias estabelecidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, mas sobretudo com o tema da agricultura e do cooperativismo”, acrescentou Bona. Ele destacou ainda a parceria com a PUCPR para a oferta do curso de Doutorado em Cooperativismo que, segundo ele, seria o primeiro do tipo no Brasil.
O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafting, destacou que o sistema de cooperativas daquela região é o mais antigo da Itália, datado de 1850, o que representa um grande potencial de conhecimento para ser explorado pelas instituições paranaenses. “Eles já fazem isso há muito tempo. Inclusive, a Emilia-Romagna está muito industrializada, agroindustrializada, com cada vez mais valor agregado aos produtos do agro, que é o que o Paraná está fazendo”, falou. “Nós somos um estado bioeconômico, nossa base é agrogenômica, agroindústria, tecnologia de saúde, genômica da saúde. E nós temos que fortalecer cada vez mais”, concluiu.
Além dos acordos em si, a aproximação com a região italiana, por intermédio da ART-ER, é encarada também como uma oportunidade de abrir novas parcerias e trocas de conhecimento em diversas áreas no futuro. É o que aponta o presidente da InvestParaná, José Eduardo Bekin, ao falar aos convidados do Velho Mundo. “O Paraná está de portas abertas. Amadurecemos muito em relações internacionais desde 2019. Nós queremos aprender e trabalhar com vocês não só na área da inovação, mas principalmente aprender a questão da atratividade de empresas e do turismo”, indicou.
Durante a solenidade, o diretor-geral da ART-ER, Roberto Righetti, reforçou que a região é a única da Itália considerada na Europa como de “forte inovação”. Apresentou também alguns pontos considerados desafios para eles, como o envelhecimento da população, a transição digital e a sustentabilidade, principalmente ligada à agricultura. E a intenção é buscar as soluções por meio de parcerias com outros países.
“Viemos aqui para colaborar, contar o que estamos fazendo, mas, principalmente, para aprender. Acreditamos que, com o que vimos aqui, haverá muitas ideias positivas, muitas sensibilidades com as quais podemos dialogar”, comentou Righetti. “É isso que buscamos obsessivamente: entrar em contato com outras realidades. Podemos competir, podemos colaborar”, finalizou.
Depois de cumprirem as agendas em Curitiba, os emissários da região do Norte da Itália vão passar durante a semana pelas cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo, Cascavel, Castro, Carambeí e Assis Chateaubriand.
PRESENÇAS – Participaram da cerimônia também a cônsul-geral da Itália, Eugenia Berti; o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza; o assessor internacional da ART-ER, Enrico Saltarelli; o presidente nacional da Confcooperative e vice-presidente da Confcooperative da Emilia Romagna, Roberto Savini; o diretor de relações internacionais da PUCPR, Marcelo Távora Mira; e os representantes da Universidade de Ferrara, Monia Castellini, Matteo D’Alfonso e Alessia Benizzi.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
1 hora agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana

IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas

Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território

Estado assina desapropriação para modernizar o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA6 dias ago
BPTran Realiza Solenidade de Passagem de Comando da unidade
-
PARANÁ6 dias ago
Museu Oscar Niemeyer promove exposição com o artista mexicano Gabriel de la Mora
-
POLÍCIA5 dias ago
BPTran realiza solenidade de passagem de comando da unidade
-
POLÍCIA5 dias ago
Tenente-coronel Luiz Rogério assume comando do regimento de Polícia Montada