A Assembleia Legislativa do Paraná participou nesta quarta-feira (30) do evento da concorrência pública que ofertou as áreas PAR14, PAR15 e PAR25 do Porto de Paranaguá. O Poder Legislativo esteve oficialmente representado na B3, a bolsa de valores de São Paulo, pelo deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos).
Coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Alep, Fabio Oliveira destacou a importância de o Legislativo acompanhar ativamente processos que impactam diretamente o desenvolvimento do estado. “Não basta aprovar leis: o Parlamento precisa estar presente, fiscalizando, defendendo a boa governança e reforçando a segurança jurídica. É isso que estamos fazendo aqui hoje, com responsabilidade e compromisso com o futuro do Paraná”, declarou.
A presença do deputado em um evento desse porte reforça o protagonismo da Assembleia Legislativa na agenda de infraestrutura e logística, acompanhando pessoalmente a condução de um processo que movimenta cifras bilionárias e define os rumos do segundo maior porto público do Brasil.
O leilão contou ainda com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“Pela primeira vez na história um porto público do Brasil tem todas as áreas regularizadas. Isso é eficiência, é transparência, é compromisso com a população e com o dinheiro público”, pontuou o governador.
Leilão de áreas do Porto de Paranaguá
As três áreas leiloadas — PAR14, PAR15 e PAR25 — somam 169 mil metros quadrados e têm como foco a movimentação de granéis sólidos de origem vegetal. O PAR14, com 82,4 mil m², recebeu o valor de outorga de R$ 225 milhões, com proposta do BTG Pactual Commodities Sertrading S.A.
Outro leilão de destaque foi a área denominada PAR15, de 43 mil m², que recebeu o valor de outorga de R$ 411 milhões proposta pela Cargill Brasil Participações.
Já PAR25, com cerca de 43 mil m², recebeu o valor de outorga de R$ 219 milhões apresentado pelo consórcio ALDC.
Desde que conquistou autonomia administrativa em 2019, a Portos do Paraná vem liderando um processo transformador. Com o leilão das três áreas, o Paraná alcança um feito inédito entre os portos públicos do país: a regularização de 100% das áreas de exploração.
O deputado ainda destacou que os leilões de áreas portuárias, as novas concessões de pedágio e a construção da Ponte de Guaratuba fazem parte de um projeto maior de integração logística do Paraná. “Essas iniciativas demonstram uma preocupação real com o futuro da infraestrutura do estado. Estamos preparando o Paraná para crescer de forma sustentável, reduzindo gargalos logísticos e beneficiando diretamente o setor produtivo — do campo à indústria, do porto à prateleira. É assim que se constrói desenvolvimento econômico com competitividade”, concluiu.
Fonte: ALPR PR