NOVA AURORA

PARANÁ

Órgãos públicos estaduais terão horário diferenciado no feriado do Dia do Trabalhador

Publicado em

O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de Maio, vai modificar alguns horários de atendimento e serviços públicos estaduais. Não haverá mudança nos serviços essenciais, como hospitais e delegacias. A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente. As Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra também receberão o público. 

Confira o que abre e fecha durante a pausa:

FARMÁCIAS DO ESTADO – Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira (1º e 2), com retorno ao expediente normal na segunda-feira (5).

DELEGACIAS – As Centrais de Flagrante atuarão em plantão ininterrupto. As demais delegacias funcionarão em plantão de acordo com a demanda de cada comarca.

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. O expediente será retomado normalmente na segunda-feira (5).

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR – Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira, com atendimento voltando ao normal a partir de segunda-feira (5).

TRANSPORTE METROPOLITANO – Na quinta-feira, as linhas do sistema metropolitano de transporte coletivo irão operar com tabela de sábado, com exceção das seguintes linhas compartilhadas com a URBS, que irão operar com tabela de domingo:

206-BARREIRINHA/SÃO JOSÉ

304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO

702-CAIUÁ/CACHOEIRA

Já na sexta-feira, a operação geral das linhas metropolitanas seguirá a programação normal de dias úteis, com as seguintes exceções:

304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO: tabelas de dias úteis sem o reforço à Praça Tiradentes.

D66-DIRETO PIRAQUARA: não opera.

F02-CTBA/FAZENDA RIO GRANDE: tabelas de dias úteis com cortes pontuais

K72-DIRETO ITAPERUÇU e L72-DIRETO RIO BRANCO: não operam os reforços que iniciam no Trevo de Itaperuçu.

J62-CAMPO LARGO/GUADALUPE: não opera o reforço iniciado no bairro Orleans.

Os horários das linhas pode ser conferido no site da Amep.

HEMEPARConfira como funcionarão os atendimentos de cada unidade:

Paranaguá – dia 1º: aberto (8h às 17h) | 2 e 3: fechado

Curitiba – dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 18h)

Biobanco – dia 1º e 2: fechado | 3: aberto

Ponta Grossa – dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 11h) | 3: fechado

Irati – dia 1º, 2 e 3: fechado

Guarapuava – dia 1º e 3: fechado | 2: aberto (8h às 14h)

União da Vitória – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Pato Branco – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Francisco Beltrão – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Foz do Iguaçu – dia  1º: fechado | 2: aberto (8h às 12h e 13h às 17h) | 3: aberto (7h30 às 12h)

Leia Também:  Bodyboarding e triathlon reuniram 1,5 mil atletas e movimentaram o Litoral

Cascavel – dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 17h30)

Campo Mourão – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Umuarama – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Cianorte – dia 1º, 2 e 3: fechado

Paranavaí – dia 1º: fechado | 2: aberto (7h30 às 11h) | 3: fechado

Maringá – dia 1º: fechado | 2: aberto (7h às 19h) | 3: aberto (7h às 12h30)

Apucarana – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Londrina – dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 18h30) | 3: aberto (8h às 17h30)

Cornélio Procópio – dia 1º, 2 e 3: fechado

Jacarezinho – dia 1º, 2 e 3: fechado

Toledo – dia 1º, 2 e 3: fechado

Telêmaco Borba – dia 1º, 2 e 3: fechado

Ivaiporã –  não realiza coletas

CEASAS – Todas as unidades da Ceasa Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – estarão fechadas na quinta-feira. Na sexta-feira (2), os mercados reabrem normalmente ao público, com exceção da Administração Central, que estará em ponto facultativo. Os horários de funcionamento variam conforme a unidade e podem ser consultados no site www.ceasa.pr.gov.br.

COLÉGIOS ESTADUAIS – Não haverá aula na quinta e sexta-feira. Os colégios voltam às atividades normais na segunda-feira (5).

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná estará fechada durante todo o feriado prolongado, de quinta-feira (1º) até domingo (4). As atividades, incluindo a Oficina Permanente de Poesia, que ocorre às quintas, serão retomadas normalmente na segunda-feira (5), a partir das 8h30.

MUSEUS – A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente durante o feriado, de 1º a 4 de maio. Estarão abertos ao público o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense (MUPA), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), com horários entre 10h e 18h (ou 19h, no caso do MIS na sexta). O Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná) seguirá o horário do MON, onde está temporariamente instalado, mas a sede Adalice Araújo estará fechada e reabre na segunda-feira (5). A programação cultural completa pode ser consultada AQUI.

PARQUES ESTADUAIS – Vinte e seis Unidades de Conservação (UC) do Instituto Água e Terra (IAT), além do Aquário de Paranaguá, no Litoral, e do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, estarão abertas normalmente para visitação durante o feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio. Os horários de funcionamento variam de acordo com cada unidade. A única Unidade de Conservação que não vai funcionar neste feriado é o Parque Estadual de Ibiporã, em Ibiporã, na região Norte do Paraná.

Leia Também:  Dois Vizinhos recebe serviços de polícia judiciária do PCPR na Comunidade

PROCON – Não haverá atendimento presencial na quinta e na sexta-feira (1° e 2). Durante o feriado, será possível abrir chamados de maneira online no site da entidade.

CEIM – O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) estará fechado no dia 1º e 2 de maio. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (5).

DETRAN – As unidades do Detran-PR estarão fechadas na quinta e sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira (5), das 8h às 17h. Durante este período, o cidadão poderá acessar os serviços pelo portal do Detran e o aplicativo Detran Inteligente.

COPEL – As agências e postos de atendimento presencial da Copel em todo o Estado estarão fechados nesta quinta-feira (1º). O retorno se dá na sexta-feira (2), conforme o horário da agência local. A qualquer hora do dia ou da noite, o consumidor pode contatar a companhia pelo site copel.com, aplicativo para celulares, WhatsApp 41 3013-8973 ou ligar para 0800 51 00 116.

SANEPAR – Durante o feriado do Dia do Trabalho, as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5). Mesmo durante o feriado, os clientes podem entrar em contato 24 horas por dia pelos canais digitais: telefone 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544-0115, aplicativo Sanepar Mobile, site www.sanepar.com.br e e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.

FOMENTO PARANÁ – Na quinta-feira, a Fomento Paraná estará fechada. O atendimento na sexta-feira (2), acontecerá por meio de plantão, das 9h às 17h.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar estarão em recesso nos na quinta e sexta-feira. Mesmo durante o feriado e o ponto facultativo, seguem disponíveis no site cohapar.pr.gov.br serviços como emissão de segunda via de boletos, cadastro em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos por município e solicitação de escrituras.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas na quinta e sexta-feira. Na sexta-feira (2), haverá atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

JUCEPAR – A Jucepar estará fechada nos dias 1.º e 2 de maio. Durante o feriado o, o sistema Empresa Fácil segue disponível para os usuários. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira, dia 5.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Universidades estaduais: pesquisadores estão entre os 10% mais influentes do mundo

Published

on

By

Dados atualizados do Índice Científico Alper Doger (AD) 2025 destacam o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná com 2.771 pesquisadores entre os mais prestigiados do mundo. Desse total, 197 pesquisadores estão em um grupo com 10% dos melhores cientistas do globo, o que indica a excelência e o reconhecimento internacional da pesquisa científica desenvolvida no Paraná, e consolida o Estado como um dos principais polos de produção de conhecimento do Brasil.

Os professores Alessandro Dourado Loguercio e Alessandra Reis, ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estão entre as principais referências em nível nacional, classificados nas posições 73 e 74, respectivamente. Doutores em Materiais Dentários, os pesquisadores contam com mais de duas décadas de trajetória acadêmica dedicada ao avanço científico em Odontologia, com contribuições reconhecidas internacionalmente.

Na avaliação do desempenho acadêmico institucional, as sete universidades ligadas ao Governo do Paraná estão classificadas na edição atual do índice AD. No recorte do ensino superior público, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) aparecem como a 16ª e a 20ª melhor do Brasil, nessa ordem. As duas estaduais também figuram no grupo das 30 melhores universidades da América Latina, ocupando as posições 20 e 25, o que demonstra o alto nível acadêmico e a relevância internacional das instituições paranaenses.

Somando 1.559 pesquisadores no ranking, a UEM e a UEL contam com 159 cientistas no grupo dos 10% mais bem avaliados do globo. Esse resultado equivale a 80,7% do total de pesquisadores da rede estadual de ensino superior nessa categoria. Entre os mais influentes do país está o professor Ângelo Antônio Agostinho, da UEM, na posição 94 da lista nacional. Ele atua na área das Ciências Biológicas, com pesquisas em ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos, reforçando o impacto da ciência paranaense em desafios globais.

Leia Também:  De olho em novos projetos de transporte, Estado participa da NT Expo e Intermodal

Ainda de acordo com a avaliação de desempenho acadêmico das universidades públicas, a UEPG ocupa o 40º lugar do ranking nacional e 64º do continente latino-americano. Na sequência, as universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) figuram nas posições 58 e 66 entre as brasileiras e nas posições 102 e 129 no grupo das instituições de ensino superior públicas da América Latina. Juntas, as três estaduais somam 930 pesquisadores entre os mais influentes no meio acadêmico.

Já as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão classificadas nas colocações 107 e 151 da lista nacional. No recorte da América Latina, as duas instituições aparecem nas posições 258 e 399, respectivamente. Com 282 pesquisadores classificados na lista dos mais bem avaliados, as duas estaduais também aparecem na lista de instituições jovens com até 30 anos.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, a produção científica paranaense tem alcançado resultados expressivos que refletem a qualidade e inovação das pesquisas. “Nossas universidades e institutos têm demonstrado excelência acadêmica, com pesquisas inovadoras que colocam o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná em posição de destaque nacional, especialmente na Região Sul, onde somos referência em produção científica e formação profissional”, afirma.

Além das instituições ligadas ao sistema estadual, o ranking também classificou a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a Universidade Paranaense (Unipar), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e centros universitários paranaenses.

Leia Também:  Paraná recebe 6.724 imunizantes contra a dengue para a região de Apucarana

METODOLOGIA – O Índice Científico AD é um sistema independente de classificação internacional que avalia pesquisadores e instituições com base em nove parâmetros, principalmente a quantidade de artigos publicados e de citações (totais e dos últimos seis anos). O ranking utiliza dados da plataforma Google Acadêmico, uma ferramenta de pesquisa especializada em conteúdo científico e acadêmico desenvolvida pela empresa multinacional de tecnologia norte-americana, a Google.

A pesquisa abrange 2,6 milhões de cientistas e 24.569 instituições de 221 países de diferentes continentes, com atualizações frequentes para assegurar a precisão dos dados. As informações relativas ao Brasil consideram um conjunto de 95.460 cientistas e 643 instituições de pesquisa avaliadas pelo índice, sendo 535 universidades, das quais 253 são públicas e 282 são privadas. No recorte da América Latina o ranking classifica 2.215 instituições e 232.541 pesquisadores.

A metodologia inclui análises em 13 áreas do conhecimento: agricultura e silvicultura; arte e humanidades; arquitetura e design; ciências sociais e humanas; ciências médicas e da saúde; ciências naturais; ciências sociais; direito; economia e econometria; educação; engenharia e tecnologia; história, filosofia e teologia; e negócios e gestão.

Confira o desempenho das universidades estaduais do Paraná no Índice Científico Alper Doger 2025:

SETI

SETI

SETI

SETI

SETI

SETI

SETI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA