NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia aprova título de cidadão benemérito ao desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente do TRF4

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou, na terça-feira (29), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão benemérito ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva. A homenagem foi proposta pelas deputadas Mabel Canto (PP) e Maria Victoria (PP) e pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

A deputada Maria Victoria afirma que o título ao desembargador Fernando Quadros da Silva é o justo reconhecimento a uma trajetória marcada pelo compromisso ao aprimoramento das instituições e ao serviço público de excelência.

“Uma carreira marcada por contribuições brilhantes ao fortalecimento do sistema jurídico brasileiro com atuação ética e técnica”, aponta Maria Victoria.

“É um orgulho para o Paraná homenagear alguém com tanta dedicação ao Direito e ao serviço público. Essa é uma forma de reconhecer sua atuação, integridade e contribuição para o nosso país”, destacou a deputada Mabel Canto.

“O desembargador federal Fernando Quadros é meu amigo particular e conterrâneo de União da Vitória. E, como alguém que o conhece desde a infância e acompanha a trajetória de 30 anos na magistratura, sou testemunha da sua atuação sempre em prol de uma Justiça solidária e próxima da população, como tem feito à frente do TRF4. Ele é mais do que merecedor dessa homenagem, um orgulho para todo o Paraná”, afirmou Bakri.

Leia Também:  CCJ inicia discussão do projeto de lei que atualiza estrutura do PalcoParaná

Sobre

Natural de União da Vitória, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva nasceu em 29 de março de 1964. Construiu uma sólida e respeitada trajetória no direito público brasileiro, com destaque para sua atuação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde é desembargador desde 2009 e atualmente exerce a presidência da Corte no biênio 2023-2025.

Graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), é especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (1997), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021)

Sua formação acadêmica é acompanhada por uma ampla produção intelectual, incluindo a publicação de livros e artigos sobre agências reguladoras, crimes ambientais e juizados especiais federais, entre outros temas.

Na magistratura federal, ingressou como juiz substituto em Maringá em 1993, atuando posteriormente como juiz titular em Curitiba até sua nomeação ao TRF4 por merecimento.

Leia Também:  Deputados reiteram alerta para riscos do pedágio urbano nas rodovias do Paraná

Ao longo da carreira, ocupou cargos estratégicos como coordenador dos Juizados Especiais Federais, presidente da 3ª Turma, membro do Conselho de Administração e gestor de metas do CNJ, além de ter presidido o Comitê Regional de Planejamento Estratégico da 4ª Região.

Sua experiência inclui passagens pelo Ministério Público, como procurador do Ministério Público do Trabalho (1991–1993), e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (2004–2006) e atuou também como procurador do Estado do Paraná (1989/1991), assessor parlamentar na Secretaria de Estado do Planejamento (1986/1988) e advogado privado (1988/1991).

Por sua contribuição ao país, recebeu diversas condecorações como a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Medalha Mérito Santos-Dumont (Aeronáutica), Ordem Estadual do Pinheiro (Governo do Paraná) e o título de Cidadão Honorário de Maringá.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Trabalhadores paranaenses são homenageados na Assembleia

Published

on

By

Alusivo ao Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (29), no Plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem aos trabalhadores paranaenses em destaque. Esta foi a 30ª edição deste evento, denominado Prêmio Personalidades Empreendedoras e organizado pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar).
Os proponentes do evento foram os deputados Marcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (União).
“São pessoas que aprenderam em casa que o certo é trabalhar para conquistar o que querem. Portanto, as pessoas que trabalham devem ter o nosso respeito, o nosso carinho, e nós estamos aqui para homenagear a todos os trabalhadores”, disse Marcio Pacheco.
O parlamentar também destacou o respeito aos empresários. “O que seria um dos empresários sem os trabalhadores? O que seria um dos trabalhadores sem os empresários? Então, nós temos que ter essa harmonia entre quem produz, em quem gera emprego e em quem trabalha”, complementou.
Representando todos os trabalhadores homenageados, o líder trabalhista e sindical Custódio da Silva, ex-deputado e ex-vereador, destacou a importância da homenagem, mas também refletiu sobre os desafios. “Hoje os trabalhadores são esquecidos. As pessoas que trabalham não são bem vistas e eu acho que os parlamentares, deputados, prefeitos e governador precisam olhar um pouco mais com carinho porque o trabalhador é renda, emprego, economia. São os pilares de dignidade e respeito da nossa sociedade”.
Representando as mulheres homenageadas, a delegada e superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social das Mulheres, Ana Cláudia Machado disse que a homenagem é um grande incentivo diário. Disse estar honrada com ser escolhida para com representante, mas destacou a necessidade de avanços e conquistas diárias para que as mulheres ocupem cada vez mais o protagonismo na sociedade.
O empresário Wilson Picler destacou a parceria entre os trabalhadores e empresários, que em simbiose contribuem juntos para o avanço social e econômico do país. “A Uninter emprega 1.500 e graças à força de trabalho de todos os senhores e senhoras formamos essa parceria. O maior bem que o homem e uma mulher podem ter nesse mundo é o seu trabalho, que garante sua saúde e dignidade”.
O professor Walter César, presidente da Fotrapar, comemorou mais uma edição do evento. “São as histórias vividas por esses trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão, que merecem o nosso aplauso, que merecem a nota 10. Temos que saudar e enaltecer o bom trabalhador”.
Participaram do evento o inspetor do Detran/PR, Adriano Furtado; João Pereira, coordenador do Núcleo Assistencial de Comunidades da Secretaria Estadual do Trabalho; vereador de Curitiba e secretário de Esporte Lazer e Juventude, Professor Euler; procurador geral de Curitiba, Vanessa Volpi; presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio De Geroni e demais autoridades trabalhistas e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  Eleito prefeito, deputado Douglas Fabrício (CDN) se despede da Assembleia após cinco mandatos

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA