NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Bancada Feminina da Assembleia solicita ao Senado medidas para fortalecer a participação das mulheres na política

Publicado em

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) enviou nesta terça-feira (29) um ofício ao Senado Federal destacando modificações fundamentais no novo Código Eleitoral para proteger e ampliar os direitos políticos das mulheres. O documento foi encaminhado ao senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto de lei complementar nº 112/2021, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A Bancada Feminina da Alep destaca como positiva a proposta de reservar pelo menos 20% das cadeiras da Câmara dos Deputados, das assembleias estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras municipais para mulheres. Segundo as deputadas, essa medida ajuda a enfrentar as barreiras que dificultam a eleição de mulheres e promove mais equilíbrio e representatividade na política. No entanto, reforçam que essa mudança não pode substituir outra conquista importante: a exigência de que, nas eleições proporcionais, pelo menos 30% das candidaturas sejam femininas.

No ofício, as deputadas deixaram claro que estão preocupadas com possíveis retrocessos e pediram que o Senado mantenha e fortaleça políticas que incentivem a participação das mulheres na política.

Leia Também:  Paraná colhe resultados da gestão de Ney Leprevost: Agências do Trabalhador são escolhidas para investimentos franceses

Elas solicitam que o projeto:

– Mantenha a exigência mínima de 30% de candidaturas femininas;

– Garanta a reserva mínima de 20% de cadeiras para mulheres nos parlamentos;

– Amplie e fortaleça o combate à violência política de gênero;

– Crie regras mais rígidas para evitar fraudes nas cotas de gênero;

– Assegure que os recursos dos fundos eleitorais destinados às mulheres sejam repassados de forma proporcional e obrigatória.

O ofício foi assinado pela líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PP), e pelas deputadas Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri (PP), Cloara Pinheiro (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Marli Paulino (SD), Flávia Francischini (UNIÃO) e Márcia Huçulak (PSD).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Trabalhadores paranaenses são homenageados na Assembleia

Published

on

By

Alusivo ao Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (29), no Plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem aos trabalhadores paranaenses em destaque. Esta foi a 30ª edição deste evento, denominado Prêmio Personalidades Empreendedoras e organizado pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar).
Os proponentes do evento foram os deputados Marcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (União).
“São pessoas que aprenderam em casa que o certo é trabalhar para conquistar o que querem. Portanto, as pessoas que trabalham devem ter o nosso respeito, o nosso carinho, e nós estamos aqui para homenagear a todos os trabalhadores”, disse Marcio Pacheco.
O parlamentar também destacou o respeito aos empresários. “O que seria um dos empresários sem os trabalhadores? O que seria um dos trabalhadores sem os empresários? Então, nós temos que ter essa harmonia entre quem produz, em quem gera emprego e em quem trabalha”, complementou.
Representando todos os trabalhadores homenageados, o líder trabalhista e sindical Custódio da Silva, ex-deputado e ex-vereador, destacou a importância da homenagem, mas também refletiu sobre os desafios. “Hoje os trabalhadores são esquecidos. As pessoas que trabalham não são bem vistas e eu acho que os parlamentares, deputados, prefeitos e governador precisam olhar um pouco mais com carinho porque o trabalhador é renda, emprego, economia. São os pilares de dignidade e respeito da nossa sociedade”.
Representando as mulheres homenageadas, a delegada e superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social das Mulheres, Ana Cláudia Machado disse que a homenagem é um grande incentivo diário. Disse estar honrada com ser escolhida para com representante, mas destacou a necessidade de avanços e conquistas diárias para que as mulheres ocupem cada vez mais o protagonismo na sociedade.
O empresário Wilson Picler destacou a parceria entre os trabalhadores e empresários, que em simbiose contribuem juntos para o avanço social e econômico do país. “A Uninter emprega 1.500 e graças à força de trabalho de todos os senhores e senhoras formamos essa parceria. O maior bem que o homem e uma mulher podem ter nesse mundo é o seu trabalho, que garante sua saúde e dignidade”.
O professor Walter César, presidente da Fotrapar, comemorou mais uma edição do evento. “São as histórias vividas por esses trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão, que merecem o nosso aplauso, que merecem a nota 10. Temos que saudar e enaltecer o bom trabalhador”.
Participaram do evento o inspetor do Detran/PR, Adriano Furtado; João Pereira, coordenador do Núcleo Assistencial de Comunidades da Secretaria Estadual do Trabalho; vereador de Curitiba e secretário de Esporte Lazer e Juventude, Professor Euler; procurador geral de Curitiba, Vanessa Volpi; presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio De Geroni e demais autoridades trabalhistas e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  Veja o vídeo: Deputado Batatinha destina dois veículos novos para atendimento da saúde em Nova Aurora

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA