NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Márcia Huçulak (PSD) lamenta morte e enaltece trabalho do cientista Marco Aurélio Krieger

Publicado em

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) enalteceu o trabalho do cientista Marco Aurélio Krieger, que morreu nesta segunda-feira (28/04), aos 60 anos, no Rio de Janeiro, onde ocupava o cargo de vice-presidente da Fiocruz (a Fundação Oswaldo Cruz).

“Deu grandes contribuições à ciência brasileira”, destacou Márcia, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29/04). “Trouxe várias iniciativas importantes da Fiocruz para o estado, especialmente na coordenação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná.” Krieger foi decisivo na instalação do IBMP, ocorrida em 1999.

Filho do geneticista curitibano Henrique Krieger e de Ester Proveler, nasceu nos Estados Unidos quando o pai fazia doutorado no país. Foi sobrinho do ex-governador Jaime Lerner e de Fani Lerner.

A deputada encaminhou voto de pesar da Assembleia Legislativa à família de Krieger, que deixa dois filhos e duas netas, além da mulher, Sirlines Krieger. “Meus sentimentos à família por essa grande perda”, disse Márcia.

Referência

O pesquisador era uma referência nas áreas de imunização e vacinas. Desde 2017, ocupava o cargo de vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, uma das mais importantes instituições de Saúde e Ciência do Brasil.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa a Assembleia em evento de 50 anos de engenharia da UEPG

A deputada destacou o currículo e a importância do trabalho do pesquisador. “Ele foi fundamental durante a pandemia de covid-19, no desenvolvimento da tecnologia necessária para o diagnóstico rápido da doença e na produção da vacina”, afirmou.

Comunicador nato, foi uma das principais vozes públicas da fundação durante a pandemia.

Krieger tratava de um câncer e faria 61 anos no próximo domingo, 04 de maio.

“Trabalhou até seus últimos dias no projeto de desenvolvimento da plataforma de mRNA”, lembrou Márcia, sobre a inovadora tecnologia de RNA mensageiro para vacinas. “Também foi o responsável em levar o cart-cell (terapia com células) para a Fiocruz e via com grande entusiasmo o potencial dessa tecnologia para o tratamento de cânceres e outras doenças raras.”

SUS mais robusto

De acordo com a Fiocruz, o pesquisador teve papel crucial no desenvolvimento do progama Inova Fiocruz. Sua gestão tornou mais robusto o fomento a pesquisas e estratégias para saúde pública.

Entusiasta da inovação tecnológica, Krieger sempre esteve empenhado em incorporar novas vacinas, fármacos e produtos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Projeto que exige assinatura física para empréstimos a idosos avança na CCJ

Márcia lembrou que ele é responsável por seis patentes na área de saúde, além de autor de diversas publicações científicas.

Formação e carreira

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado (em biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre os diversos cargos que ocupou, foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Trabalhadores paranaenses são homenageados na Assembleia

Published

on

By

Alusivo ao Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (29), no Plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem aos trabalhadores paranaenses em destaque. Esta foi a 30ª edição deste evento, denominado Prêmio Personalidades Empreendedoras e organizado pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar).
Os proponentes do evento foram os deputados Marcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (União).
“São pessoas que aprenderam em casa que o certo é trabalhar para conquistar o que querem. Portanto, as pessoas que trabalham devem ter o nosso respeito, o nosso carinho, e nós estamos aqui para homenagear a todos os trabalhadores”, disse Marcio Pacheco.
O parlamentar também destacou o respeito aos empresários. “O que seria um dos empresários sem os trabalhadores? O que seria um dos trabalhadores sem os empresários? Então, nós temos que ter essa harmonia entre quem produz, em quem gera emprego e em quem trabalha”, complementou.
Representando todos os trabalhadores homenageados, o líder trabalhista e sindical Custódio da Silva, ex-deputado e ex-vereador, destacou a importância da homenagem, mas também refletiu sobre os desafios. “Hoje os trabalhadores são esquecidos. As pessoas que trabalham não são bem vistas e eu acho que os parlamentares, deputados, prefeitos e governador precisam olhar um pouco mais com carinho porque o trabalhador é renda, emprego, economia. São os pilares de dignidade e respeito da nossa sociedade”.
Representando as mulheres homenageadas, a delegada e superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social das Mulheres, Ana Cláudia Machado disse que a homenagem é um grande incentivo diário. Disse estar honrada com ser escolhida para com representante, mas destacou a necessidade de avanços e conquistas diárias para que as mulheres ocupem cada vez mais o protagonismo na sociedade.
O empresário Wilson Picler destacou a parceria entre os trabalhadores e empresários, que em simbiose contribuem juntos para o avanço social e econômico do país. “A Uninter emprega 1.500 e graças à força de trabalho de todos os senhores e senhoras formamos essa parceria. O maior bem que o homem e uma mulher podem ter nesse mundo é o seu trabalho, que garante sua saúde e dignidade”.
O professor Walter César, presidente da Fotrapar, comemorou mais uma edição do evento. “São as histórias vividas por esses trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão, que merecem o nosso aplauso, que merecem a nota 10. Temos que saudar e enaltecer o bom trabalhador”.
Participaram do evento o inspetor do Detran/PR, Adriano Furtado; João Pereira, coordenador do Núcleo Assistencial de Comunidades da Secretaria Estadual do Trabalho; vereador de Curitiba e secretário de Esporte Lazer e Juventude, Professor Euler; procurador geral de Curitiba, Vanessa Volpi; presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio De Geroni e demais autoridades trabalhistas e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa a Assembleia em evento de 50 anos de engenharia da UEPG

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA