“O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba estabeleceu a meta de 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2025. Ainda faltam 90 quilômetros para atingir esse objetivo. Por isso, é fundamental acelerar as obras para cumprir o que foi planejado”, disse o deputado estadual Goura (PDT) ao participar, na última quinta-feira (24), de reunião com o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Goura cobrou urgência na implantação de políticas públicas municipais e na execução de obras de infraestrutura cicloviária na cidade de Curitiba. “É urgente a necessidade de expansão da infraestrutura cicloviária da cidade. Como a conclusão do Plano de Estrutura Cicloviária, a manutenção da rede existente, a criação de ciclofaixas na região central e a revitalização de trechos críticos”, alertou o deputado.
O deputado lembrou que desde 2019, Curitiba registrou mais de 2 mil acidentes com ciclistas, incluindo 20 mortes. “A prefeitura precisa agilizar a conclusão dos 90 quilômetros que faltam do plano e revitalizar as ciclovias degradadas”, afirmou Goura. “Ações do Maio Amarelo, como a distribuição de equipamentos de proteção (EPIs: coletes e capacetes), além de campanhas educativas, são fundamentais.”
O deputado também cobrou a implementação de conexões cicloviárias em regiões de alta circulação, como a ligação entre o Parque Tingui e o Parque Barigui, e trechos da Linha Verde, a criação de ciclofaixas na região central e a revitalização de trechos críticos como a ciclovia da Rua Flávio Dallegrave. “A ciclomobilidade deveria ter mais relevância e importância na estrutura da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito”, sugeriu.
Demandas reconhecidas
O superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, reconheceu a importância das demandas e apontou limitações estruturais enfrentadas pela gestão municipal. “O trânsito não tem orçamento próprio. Os recursos vêm exclusivamente das multas de trânsito. Sem multa, não tem orçamento”, explicou.
Segundo ele, há uma contradição no sistema: “Quando se trabalha para reduzir sinistros e mortes no trânsito, naturalmente a arrecadação cai”, disse. Pessuti também defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Mobilidade.
“Hoje, Defesa Social e Trânsito estão numa mesma estrutura, mas são áreas diferentes. Sem uma secretaria própria, Curitiba fica impedida de acessar recursos federais, como os do Ministério da Justiça, voltados para mobilidade urbana”, disse.
Tanto Goura quanto Pessuti reforçaram, ao final da reunião, a importância do Maio Amarelo e da meta de Morte Zero no trânsito. “No Paraná temos a Lei Estadual nº 21.402/2023, que institui a campanha “Morte Zero no Trânsito, que foi aprovada na Assembleia Legislativa a partir de um projeto de lei nosso e sancionado pelo governo do Paraná”, destacou Goura.
O superintendente Pessuti disse que “a morte no trânsito não é uma fatalidade. É uma situação que pode ser prevenida e evitada”, disse ele. Ele se comprometeu a encaminhar as demandas feitas pelo deputado Goura ao secretário Rafael Ferreira Vianna e ao prefeito Eduardo Pimentel. “Concordo que precisamos focar mais na ciclomobilidade e também nos outros modais como o transporte público”, disse Pessuti.
Fonte: ALPR PR