NOVA AURORA

PARANÁ

Serviços gratuitos: Paraná em Ação registrou mais de 5 mil atendimentos em Mallet

Publicado em

A feira de serviços Paraná em Ação realizada em Mallet, no Centro-Sul do Estado, levou diversos serviços gratuitos à população, concentrados em um mesmo local. Houve 5.410 atendimentos nos dois dias do evento, na quinta e na sexta-feira (24 e 25), recebendo mais de 1.350 cidadãos. A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) divulgou o balanço nesta segunda-feira (28).

Entre os destaques, a emissão de documentos como carteira de identidade, o cadastramento em programas sociais, intermediação de mão de obra, além de uma palestra realizada por profissionais da rede de atendimento socioeducativo do Paraná sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que contou com 538 espectadores.

O público também teve acesso à confecção de outros documentos, serviços municipais e vacinação, quitação de pendências junto a órgãos públicos, oferta de vagas de estágio e para jovem aprendiz, capacitação profissional, orientação jurídica, além de exposições e programação voltada às crianças.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Seju, contou com apoio da Prefeitura de Mallet e participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), da Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), e diversas secretarias e órgãos estaduais

“É sempre gratificante ver os números do Paraná em Ação, uma união de esforços de vários órgãos do Governo do Estado, com apoio das prefeituras, de órgãos do Sistema de Justiça e do setor produtivo, levando cidadania, oportunidade, saúde, emprego, qualificação e muito mais, de maneira gratuita num só lugar para todos os 399 municípios do Paraná”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Leia Também:  Painéis fotovoltaicos incrementam sustentabilidade no terminal da Klabin no porto

Além da confecção de 378 Carteiras de Identidade Nacional (CINs), a Polícia Civil, por meio do programa PCPR na Comunidade, emitiu boletins de ocorrência e atestados de antecedentes criminais, e orientou sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas devem ser tomadas ao ser vítima de um crime, totalizando 1.656 atendimentos.

Também foram destaques os números de atendimentos do Detran (465) e da Sanepar (310). Cerca de 500 pessoas circularam na exposição da Polícia Militar Ambiental sobre o trabalho do batalhão especializado, os equipamentos utilizados e as espécies silvestres protegidas.

Na área de documentação, a população pôde emitir o Título de Eleitor, a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PCDs), ID Jovem, e, ainda, a segunda via de certidões de nascimento e casamento.

Diversos programas estaduais estavam disponíveis, como o Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.

MUNICÍPIO – A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, possibilitou a atualização do CadÚnico e a inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, registrando 482 atendimentos nessa área.

Leia Também:  Estado anuncia mais R$ 5 milhões do Proesporte para 32 novos projetos esportivos

Também houve 125 atendimentos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e 61 atendimentos pela Agência do Trabalhador, que auxiliou na confecção de currículos, Carteira do Trabalho Digital e intermediou vagas de emprego por meio da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego).

A Secretaria da Saúde, ofertou a aferição da pressão arterial e glicêmica, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atualização da carteirinha do SUS, a pesagem para o programa Bolsa Família e a aplicação de vacinas.

O Executivo municipal também levou a Sala do Empreendedor, com serviços de apoio e fomento aos MEIs (Microempreendedores Individuais), e os serviços das secretarias de Esportes, que ficou responsável por atividades lúdicas voltadas às crianças e adolescentes.

PARCERIAS – Participaram da ação a Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e da Fazenda; Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Defensoria Pública (DPE), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Provopar Estadual e a Prefeitura de Mallet.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo envia à Assembleia projeto de lei que moderniza carreira dos policiais penais

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou nesta segunda-feira (28) para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto de lei complementar que altera o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). A medida visa modernizar a carreira dos policiais penais e estabelece a necessidade de ensino superior para ingresso de futuros servidores da instituição.

A principal mudança está na diminuição do intervalo de tempo para promoção dos policiais penais, passando de três para dois anos. Isso faz com que o trabalho dos servidores seja valorizado, reconhecendo a atuação dos servidores na manutenção da ordem e da segurança no âmbito de estabelecimentos penais e de outros setores pertinentes à execução penal.

Também promove regras mais claras para a ascensão na carreira. A promoção ocorrerá tanto por aquisição de estabilidade, após o período de estágio probatório (exclusivo para o acesso à classe XI), quanto por merecimento. Isso estimula a constante atualização, por parte do servidor, como um dos critérios para promoção na carreira, seja com cursos de atualização, qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional, e conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, compatíveis com o exercício do cargo.

Leia Também:  Palco histórico: funcionários do Teatro Guaíra elegem seus espetáculos mais marcantes

Outra alteração proposta no projeto de lei complementar é a não limitação por número de vagas para a ascensão, permitindo que os policiais penais cheguem até o nível mais alto da carreira. Atualmente, as 9.750 vagas são distribuídas dentre 12 classes, sendo que cada uma delas possui um quantitativo próprio, limitando o número de promoções. Com a proposta, elas deixam de estar vinculadas a uma categoria específica.

A nova lei também altera o nível de escolaridade para ingresso, passando do ensino médio para o ensino superior completo, em qualquer área. Além disso, eles também precisarão ser aprovados em exame de aptidão física, de caráter eliminatório, para ingressarem na carreira. Para a promoção entre algumas classes, também será preciso cursos de especialização. É o caso da passagem das classes IX para VIII e V para IV.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, lembrou que esse é mais um passo dentro da reestruturação das forças de segurança pública. “Essa reestruturação permite que todo policial penal chegue ao último nível da carreira e a necessidade, como condição de ingresso, de nível superior, assim como já existe em outras carreiras”, destacou. “Além da redução de três para dois anos das promoções do policial penal, o que vai dar um avanço imediato na carreira de diversos servidores.”

Leia Também:  DER/PR libera tráfego de veículos na ponte do Rio dos Padres em Jesuítas

RECONHECIMENTO – Para a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre dos Santos, trata-se de uma conquista construída através do diálogo, responsabilidade e pensando no futuro da instituição. “A Polícia Penal do Paraná vive um momento histórico. O envio do projeto de lei demonstra, mais uma vez, o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Essa proposta de alteração do quadro é fundamental porque moderniza a nossa estrutura de cargos, atualiza as necessidades da carreira e abre novas possibilidades de crescimento profissional para os policiais penais”, disse.

No início de abril, Ratinho Junior autorizou a promoção e progressão para 51 mil servidores estaduais, entre eles, 669 policiais penais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA