NOVA AURORA

PARANÁ

Feito no Paraná: empresa conquista certificação internacional na área de ESG

Publicado em

A empresa paranaense Nano4you, do setor de limpeza, proteção e revitalização, recebeu na semana passada o certificado internacional de Empresa B (Certified B Corporation™), um dos reconhecimentos mais importantes do mundo na área de ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. O selo reconhece negócios que consideram os impactos causados na comunidade, no meio ambiente, nos colaboradores e nos consumidores.

Fundada em 2018 e com sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a Nano4you é uma das empresas que contam com o selo “Feito no Paraná”, iniciativa do Governo do Estado que reconhece a qualidade e o valor das marcas locais, estimulando o consumo de mercadorias paranaenses. Entre 2020 e 2021, a Agência Estadual de Notícias (AEN) publicou uma série especial com diversos itens produzidos no Estado. Confira AQUI.

Com produtos de alta tecnologia e baixo impacto ambiental, a empresa paranaense atende os mercados residencial, automotivo e da construção civil. Com soluções de nanotecnologia, possuem proteção contra fungos, maresia e mofo, além de revestimentos avançados para fachadas, pisos e telhados.

Leia Também:  Governo do Paraná cumpre plano e leva compliance a toda administração estadual

“Somos uma empresa que nasceu no Paraná, com capital 100% nacional, e representamos exatamente o tipo de indústria que o Estado quer fomentar: limpa, tecnológica, com visão de futuro e impacto social positivo”, destacou o CEO da Nano4you, Rodrigo Anderson de Matos. “Estar entre as empresas brasileiras com a Certificação B reforça nosso compromisso com um modelo de crescimento alinhado aos valores que o mundo moderno exige”.

Um dos fatores que pesaram para a certificação da empresa é uma agenda ESG bem estruturada, análise dos relatórios de impacto de 2022 e 2024 e metas estabelecidas já para 2026. Entre elas estão a de zerar o uso de plásticos e embalagens não recicláveis; capacitar 100% dos colaboradores em práticas de sustentabilidade; e iniciar o monitoramento de emissões de gases de efeito estufa.

CERTIFICAÇÕES — Além do Empresa B e o Feito no Paraná, a Nano4you conta com outras certificações importantes nas áreas de qualidade, responsabilidade ambiental e inovação, como certificação ISO de qualidade e meio ambiente; reconhecimento em programas de inovação aberta; e certificações de produtos sustentáveis e livres de agentes nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Leia Também:  Com equipamentos e novos veículos, Governo do Estado reforça saúde de Umuarama

“O Paraná é o estado mais sustentável do Brasil por quatro vezes consecutivas, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, então é motivo de orgulho termos empresas como a Nano4you operando aqui. Isso demonstra que o Estado se preocupa com o meio ambiente e tem conseguido atrair empresas com esse viés”, destacou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

EMPRESA B — O Certificado de Empresa B é uma certificação internacional concedida a empresas que atendem aos mais altos padrões de desempenho social, ambiental, transparência e responsabilidade corporativa.

Diferente de selos que avaliam apenas produtos ou serviços, o selo Empresa B analisa o impacto positivo de toda a operação da empresa, ou seja, como ela trata seus colaboradores, clientes, comunidade, meio ambiente e sua governança interna. Atualmente, são mais de 10 mil empresas certificadas em mais de 90 países, sendo mais de 300 no Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Mostra no Museu Casa Alfredo Andersen promove experiência imersiva no mundo das cavernas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Carteira assinada: Agências do Trabalhador iniciam a semana com 19,4 mil vagas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA