NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar qualifica comunidade para fazer ligação de esgoto e pequenos reparos hidráulicos

Publicado em

Uma parceria entre a Sanepar e a Escola Municipal Leopoldo Mercer, em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, reuniu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para um curso sobre Ligação Predial Hidrossanitária. Nesta semana, durante duas noites, a turma de 27 alunos foi qualificada para serviços de manutenção hidráulica e pequenos reparos, e também para executar a ligação predial de esgoto nos imóveis.

O curso integra o trabalho de Responsabilidade Social da Companhia, por meio do Programa de Fortalecimento Comunitário para a Gestão do Saneamento, que acompanha obras de ampliação de sistemas de água e esgoto em todo o Estado. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Sanepar já capacitou 120 pessoas, em seis cursos promovidos nas cidades de Apucarana, Piraí do Sul, Cerro Azul e São Jorge do Patrocínio. Em 2024, a equipe de Educação Ambiental da Companhia levou o Curso de Ligação Predial Hidrossanitária para 15 municípios, qualificando cerca de 560 pessoas.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, explica que o propósito do curso é oferecer orientação técnica para a comunidade, para que a ligação predial de esgoto seja feita corretamente. “A ligação hidrossanitária instalada de acordo com as normas técnicas contribui para a qualidade do serviço de saneamento e a qualidade de vida dos moradores, protegendo o meio ambiente e evitando problemas futuros para a comunidade”, afirma.

Leia Também:  Equipes começam a retirar terra na pista sul da BR-376 e continuam busca por vítimas

Ela acrescenta que o curso também capacita os participantes para manutenção e pequenos reparos em instalações hidráulicas domésticas, dando oportunidade de autonomia, economia e até geração de renda complementar, para homens e mulheres.

AUTONOMIA – A cozinheira Ana de Fátima Paulino Machado, moradora do Jardim Bom Jesus, em Telêmaco Borba, é aluna da EJA e participou do curso da Sanepar nesta semana. Viúva há oito anos, buscou no aprendizado uma forma de resolver sozinha problemas simples que surgem em casa, como consertar pequenos vazamentos na torneira ou na válvula de descarga do banheiro.

“O curso foi maravilhoso, muito importante. Me ensinou coisas que eu nunca imaginei fazer, um conhecimento que eu não tinha. Não sabia como trocar uma ‘borrachinha’ de torneira. Às vezes ficava dois, três dias pingando, tinha que chamar alguém até que viesse, sendo que é uma coisa tão prática, que a gente pode fazer. Fizemos o treinamento para trocar os reparos das torneiras, dos chuveiros, coisas básicas que eu não tinha noção de como fazer. Foi muito gratificante mesmo”, descreve Ana.

Leia Também:  Copel inicia implementação de frota de veículos elétricos

O curso em Telêmaco Borba foi ministrado pelo técnico em edificações Gabriel de Souza Oliveira.

Para o mês de maio, três novos cursos já estão programados, desta vez exclusivamente direcionados às mulheres. Serão dois em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, e um em Campo do Tenente, no Sul do Estado. As inscrições são organizadas pelos CRAS locais.

OBRAS – Em Telêmaco Borba, o trabalho educativo com a comunidade acompanha o andamento das obras no sistema de esgotamento sanitário, que envolve uma estação elevatória e a ampliação da rede coletora de esgoto, para atender mais 590 imóveis. O investimento é de R$ 6,9 milhões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Published

on

By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Leia Também:  Secretaria da Saúde convoca a população para o "Dia D" de multivacinação neste sábado

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

Leia Também:  Paraná lidera ranking nacional de empregos para jovens via Agências do Trabalhador

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA