PARANÁ
Cultura promove escutas sobre Museu Internacional de Arte em Foz do Iguaçu e região
Publicado em
25 de abril de 2025por

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) realiza, entre os meses de abril e maio, uma série de atividades voltadas à escuta da comunidade, ao diálogo com profissionais da área cultural e à construção coletiva de propostas para o futuro Museu Internacional de Arte, que será construído em Foz do Iguaçu a partir de parceria com o Centre Pompidou de Paris, França. As ações fazem parte do trabalho da gestão estadual para aproximar o museu de seu território e fortalecer sua função social, educativa e turística.
A programação tem início terça-feira (29), com o 1.º Museu Escuta, promovido pela Cultura Paraná na Estação Cultural Haroldo Alvarenga. Com o tema “Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu”, o encontro será um espaço aberto de troca de experiências e construção coletiva sobre os papéis possíveis de um museu em diálogo com as vivências comunitárias. A participação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição.
Quarta-feira (30), acontece a apresentação do Programa Científico Cultural do futuro Museu Internacional de Arte, no Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Com o tema “Turismo cultural em foco”, o encontro pretende promover o diálogo entre representantes da cultura e do turismo local, visando integrar o museu aos roteiros turísticos da região e consolidá-lo como um equipamento cultural conectado ao território e comprometido com o atendimento ao público. Qualquer pessoa interessada pode participar gratuitamente, também mediante inscrição prévia.
“Ações de escuta são fundamentais para que o museu internacional de arte nasça enraizado na realidade de Foz do Iguaçu e conectado com as pessoas que vivem e constroem a cultura local”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Queremos um museu vivo, que dialogue com a comunidade, com o turismo e com a educação. É a partir da escuta qualificada e da participação coletiva que conseguimos pensar políticas públicas mais sensíveis, inclusivas e duradouras.”
Para Carolina Loch, diretora de implantação do Museu Internacional de Arte, de Foz do Iguaçu, todas as ações fazem parte do programa de Ativação da Sociedade do Museu Internacional de Arte. “Esse programa tem como um dos objetivos estabelecer diálogos com a sociedade de Foz do Iguaçu e região para construir um museu que pertence às pessoas, que reflete suas histórias e atende suas necessidades. Estar próximo à população antes ainda do museu existir fisicamente é fundamental e pode garantir que esse espaço seja vivo, plural e conectado com a realidade local”, explica.
Em maio as ações continuam com a realização do Seminário de Práticas Contemporâneas, em duas cidades. Em Cascavel, o evento ocorre no dia 20/05 (terça-feira), das 19h às 22h, no Auditório da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SECULT), com uma mesa-redonda reunindo Carolina Loch, Priscila de Morais e Cauê Donato. Os convidados discutirão práticas contemporâneas na museologia e suas aplicações em projetos educativos e mediação artística.
Em Foz do Iguaçu, o seminário será dividido em dois momentos: no dia 21/05, das 19h às 22h, haverá workshops sobre Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos Educativos, com Carolina Loch e Cauê Donato; e no dia 22/05, das 19h às 21h, acontece o Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, com Priscila de Morais. Ambas as atividades serão realizadas na Estação Cultural Haroldo Alvarenga.
Todas as atividades são gratuitas e os formulários de inscrição já estão disponíveis.
OS PALESTRANTES – Carolina Loch é diretora de implantação do Museu Internacional de Arte, de Foz do Iguaçu. Foi diretora geral do Museu de Arte Contemporânea do Paraná de 2022 a 2024, coordenou a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2014 a 2022 e atua como curadora independente. Possui mestrado em Linguagem e Tecnologia – Estéticas Contemporâneas, com foco em Inteligência Artificial e Arte, pós-graduação em História da Arte em Florença, Itália (2014) e em Comunicação e Cultura (Brasil, 2013). Desde 2018, ministra cursos de Arte Contemporânea, Produção Cultural e História da Arte.
Priscila de Morais é produtora cultural, designer de experiências e pesquisadora. Responsável pelo Desenvolvimento de Públicos do Museu Internacional de Arte. Graduada em Dança (Unespar), tem amplo reconhecimento pela sua atuação na cena independente paranaense à frente da Diversa, espaço de gestão e consultoria de projetos e carreiras artísticas, produtora fonográfica e editora nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e audiovisual. Também colaborou ao longo de 10 anos no Festival de Curitiba, como coordenadora executiva da Mostra Fringe.
Cauê Donato é museólogo e educador. Tem experiência em processos museológicos, com ênfase em Museologia Social. Entre 2018 e 2021 integrou a equipe do Programa CCBB Educativo — Arte & Educação. Foi coordenador de museologia no Museu Catavento (UPPM/SEC), nos anos 2021/2024. Professor no curso técnico em museologia e técnico em arquivologia (Etec Parque da Juventude/CPS), de 2022 a 2024. Atualmente é Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (COSEM/SEEC).
SERVIÇO
1.º Museu Escuta | Tema: Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu
Conversa sobre como os museus podem fazer parte do nosso dia a dia e das vivências comunitárias.
29/04 (terça-feira), das 19h às 21h
Estação Cultural Haroldo Alvarenga (Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro – Foz do Iguaçu)
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Inscrições: https://bit.ly/3EOVcuG
_____
Museu Internacional de Arte: turismo cultural em foco
Apresentação do Programa Científico Cultural do futuro Museu Internacional de Arte e venha dialogar sobre experiências turísticas e culturais em Foz do Iguaçu. A proposta é integrar o museu aos roteiros da região e pensar juntos um espaço conectado com seu território e com o público.
30/04 (quarta-feira), das 9h às 11h30
Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – Foz do Iguaçu)
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Inscrições: https://bit.ly/4cKozuG
____
Seminário de Práticas Contemporâneas em Cascavel
Mesa-redonda com a presença de Carolina Loch, Priscila de Morais e Cauê Donato discutindo a relação dos temas de práticas contemporâneas e museologia na aplicação de projetos educativos e mediação artística.
20/05 (terça-feira), das 19h às 22h
Auditório da SECULT (Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel)
Inscrições: https://bit.ly/3YiQ0WJ
____
Seminário de Práticas Contemporâneas em Foz do Iguaçu
Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos Educativos com Carolina Loch e Cauê Donato
Dia 21/05, das 19h às 22h
Elaboração de Projetos Culturais com Priscila de Morais
Dia 22/05, das 19h às 21h
Estação Cultural Haroldo Alvarenga (Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro – Foz do Iguaçu)
Inscrições: https://bit.ly/3EOYrlQ
Fonte: Governo PR

PARANÁ
45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025
Published
18 horas agoon
25 de abril de 2025By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.
O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.
Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.
“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.
Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).
Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).
MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.
No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.
Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.
Fonte: Governo PR

Paolla Oliveira homenageia Diogo Nogueira por aniversário: ‘Obrigada pela parceria’

Solenidade militar marca comemoração dos 48 anos do COPOM com homenagens e entrega de medalhas

Vacinação contra raiva de herbívoros começa em 1º de maio

Cepea/Abiove diz que a agroindústria foi o grande motor do agronegócio em 2024

Uberaba sedia a 90ª ExpoZebu e espera R$ 200 milhões em negócios
PARANÁ


45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025
A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices...


Governo investe R$ 1 milhão em nova Unidade de Saúde em Matelândia, no Oeste do Estado
O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (25) uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Matelândia, na...


Estado convida empresários a participarem de eventos em estande do Viaje Paraná
O Governo do Estado convida empresários para participarem de duas grandes feiras de âmbito nacional e internacional como coexpositores em...
POLÍCIA


Solenidade militar marca comemoração dos 48 anos do COPOM com homenagens e entrega de medalhas
Nesta sexta-feira (25), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou os 48 anos do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM),...


Baile do Espadim marca início de formação dos novos cadetes da Polícia Militar
Na noite desta sexta-feira (25), ocorreu o tradicional Baile do Espadim dos cadetes do 1º ano do Curso de Formação...


PMPR encerra participação na Axon Week 2025 com foco em inovação e tecnologia para a segurança pública
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, encerrou nesta sexta-feira, 25 de abril, sua participação na...
ENTRETENIMENTO


Paolla Oliveira homenageia Diogo Nogueira por aniversário: ‘Obrigada pela parceria’
Paolla Oliveira resgatou uma série de momentos fofos ao lado do amado, Diogo Nogueira, para parabenizá-lo pelo aniversário. O sambista...


Anttonia, filha de Gloria Pires, abre álbum de viagem com o noivo: ‘Bahia’
Anttonia, de 32 anos, Filha da atriz Glória Pires e do cantor, Orlando Morais, aproveitou esta sexta-feira (25), para descansar...


Deborah Secco curte viagem com a filha, Maria Flor em Veneza: ‘Criando memórias’
Deborah Secco, de 45 anos, encantou seus seguidores ao compartilhar fotos de sua viagem a Veneza, na Itália, acompanhada de...
ESPORTES


Bahia brilha na Fonte Nova, vence Atlético Nacional e assume a liderança do grupo F na Libertadores
Em uma noite mágica na Arena Fonte Nova, o Bahia conquistou uma importante vitória sobre o Atlético Nacional, da Colômbia,...


Cruzeiro afunda na Sul-Americana com mais uma derrota
A crise no Cruzeiro se agrava na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time mineiro visitou o Palestino no Estádio Francisco...


Palmeiras desafia altitude e vence Bolívar na Libertadores com show de Flaco López
Em uma partida emocionante e disputada na altitude de La Paz, o Palmeiras superou o Bolívar por 3 a 2...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Desembargador Guido Dobeli
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputado italiano fala sobre o decreto que restringe a concessão de cidadania italiana
-
POLÍCIA4 dias ago
Comandante-Geral da PMPR visita sede da Axon nos Estados Unidos
-
PARANÁ1 dia ago
Incremento de 507%: Verão Maior movimentou R$ 698 milhões em licenças ambientais