NOVA AURORA

PARANÁ

Paula Toller, Feira Literária, tributo a Led Zeppelin e mostras agitam a agenda cultural

Publicado em

O show de Paula Toller, o tributo ao Led Zeppelin pela Orquestra Sinfônica de Curitiba, Feira Literária e a primeira exposição do Projeto Cárcere estão entre os destaques da agenda cultural da semana. A programação diversa e inclusiva abrange música, espetáculos, literatura e artes visuais e é atrativa para todas as idades. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Na véspera de feriado de 1º de Maio, o público pode conferir o espetáculo sueco “The Show – Tour 2025”, com participação especial de Lasse Jonsson, músico da formação original do ABBA, e integrantes da London Symphonic Rock Orchestra. E para encerrar as ações do abril indígena, o Museu Paranaense promove a ação educativa “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”, atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, a Biblioteca estará fechada de quinta-feira a domingo (01 a 04). Nesta semana, não ocorre a Oficina Permanente de Poesia, marcada para  todas as quintas. As atividades retornam normalmente no dia 5 (segunda-feira), às 8h30.

O “Cândido” celebra a Série Vaga-Lume –  Em abril, a edição n.º 160 do Jornal “Cândido” traz a Série Vaga-Lume — coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973 — como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen, além de uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

A publicação de abril também estreia a série Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas realizadas pelo “Cândido”, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”. Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, presentes no debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos” são as primeiras a expor seus pontos de vista sobre a cena artística nos dias de hoje.

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano e, ainda, o conto “Deus corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos. O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero”, de Letícia Negrello, retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse AQUI.

PROJETOS FIXOS

Roda de leitura 60+ – Roda de leitura e atividades para o público 60+, que acontece toda segunda-feira do mês.

Data: 28 de abril

Horário: 13h30 às 15h | 15h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2.º andar

Inscrições encerradas

EVENTOS

Literatiba – Feira Literária de Curitiba –  Evento aberto a todas as idades promove a aproximação entre leitores e autores locais, profissionais do livro e editoras convidados, com foco em ficção científica, fantasia e terror fantástico.

Data: 25 e 26 de abril (sexta-feira e sábado)

Horário: 10h às 19h (sexta) | 9h às 12h30 (sábado)

Local: Hall Térreo

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Recital de canto e piano, com Josianne Dal Pozzo e Jocir Macedo. No repertório, “Serestas”, de Villa-Lobos e “Árias e duos”, de Óperas do Bel-canto.

Dia: 29 de abril (terça-feira)

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

CINE BPP

Exibição do filme “A Hora da Estrela”, baseado na obra de Clarice Lispector, dirigido por Suzana Amaral. Em seguida, acontece o bate-papo com Antônio Roberto Brunetti e Graziela Rebouças Brunetti, do Projeto Inspirar a Falar.

Data: 30 de abril (quarta-feira)

Horário: 17h

Duração do filme: 1h36m

Classificação: 12 anos

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Mulheres que circulam pela cidade | Exposição – A exposição historiográfica ‘’Mulheres que circulam pela cidade’’, celebra 48 mulheres, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Poesias do Mundo | Exposição  – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 30 de abril

Local: Hall do 2.º andar

SEÇÃO INFANTIL

Bate-papo com o autor Pedro R. R. Angel  Troca de ideias e atividades práticas sobre o universo da construção de histórias, convidando cada um a despertar o escritor dentro de si. Também serão distribuídos exemplares do livro do autor, “Pesadelo – Lucidez Áurea”, para as crianças e professores.

Dias: 25 e 29 de abril (sexta e terça-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Seção Infantil

Leitura Amiga  – As crianças escolhem seus livros preferidos e leem com os animais adestrados do Instituto Cão Amigo & Cia.

Data: 26 de abril (sábado)

Horário: 10h às 11h15

Local: Seção Infantil

SEÇÃO BRAILLE

Encontro de eficientes – Um encontro com debates de interesse para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares.

Dia: 25 de abril (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2.º andar

Capacidade: 25 pessoas

Curso de Braille – A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o  professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até 3 pessoas, são 24 horas de aulas com horários personalizados. O curso inclui todos os materiais necessários, e ao final os alunos recebem um certificado.

Dia: de segunda a sexta-feira mediante agendamento

Horário: das 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h

Local: Seção Braille

Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Leia Também:  202 milhões de dúzias: produção de ovos para consumo cresce 5,7% no Paraná em 2024

Títulos disponíveis:

Cartas para Julieta | Classificação: Livre | Duração: 1h 45 minutos

Surdocegueira: O sentido do mundo pelo tato | Classificação: +16 anos | Duração: 17 minutos

Operação Babá |  Classificação: +12 | 1h 31 minutos

Dias: 1.º a 30 de abril

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) 

Quarta Pública | Formas em Diálogo: Colagem Abstrata e Figurativa – No dia 30 de abril, às 14h30, será realizada a oficina “Formas em Diálogo: Colagem Abstrata e Figurativa”, na sala 8 do MAC no MON. A atividade parte da leitura da exposição “O acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso” e propõe uma exploração da colagem a partir do contraste e da harmonia entre formas geométricas e orgânicas. Durante a oficina, serão produzidas duas obras distintas: uma abstrata, com foco na composição e no diálogo visual entre formas, e outra figurativa, em que essas mesmas formas se combinam para construir imagens reconhecíveis.

Em cartaz – “A Trama Intrincada do Tempo” de Guita Soifer e a exposição coletiva “O Acervo do Mac pelo Olhar de Fernando Velloso”, presentes no MAC no MON. A sede Adalice Araújo está com a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) 

Bate-papo com artistas – No dia 30 de abril de 2025 (quarta-feira), às 10h, a Academia Alfredo Andersen realiza um bate-papo com a artista visual Milena Celli, atual residente artística do espaço, e a artista plástica Elizabeth Titton. O evento é gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas a 30 participantes. Não é preciso fazer inscrições. A entrada será por ordem de chegada.

Residência Artística – Milena Celli, atual artista residente na Academia Alfredo Andersen, abre o ateliê para visitas do público geral. Os visitantes podem conversar com a artista, que conta mais sobre seu trabalho com cerâmica e sobre a proposta da residência: criar obras inspiradas na natureza invisível, utilizando a macrofotografia e elementos naturais como inspiração para produzir obras que desconstroem os padrões de beleza. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 10h às 12h.

Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas Guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Desse Lado do Muro – No dia 1.º de maio, o MIS-PR inaugura a exposição “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. O prédio, anexo ao Palácio da Liberdade, sede histórica do MIS-PR, foi desativado em 2023 após um acordo entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Cultura, 

A mostra “Desse Lado do Muro”, realizada em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. Em breve, mais informações sobre agendamento de visitas no site e redes sociais do MIS-PR

Tons Vizinhos – O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (23), haverá mais uma apresentação musical às 18h. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.

Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento –  A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h

Apreciação Musical – No dia 24, das 14h às 16h, o MIS-Paraná oferece ao público uma oportunidade de relembrar os momentos especiais da famosa dupla paranaense Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, criadores da famosa canção “Mocinhas da Cidade”, que deixou uma marca duradoura na história da música caipira. O evento inclui um musical, em que serão exploradas as memórias que fazem parte da vibrante cultura do Paraná, e um curta-metragem do acervo do MIS-PR. A entrada é gratuita com vagas limitadas. Para participar é necessário fazer inscrição no link  https://forms.gle/5rDf1gSzsGmzzS8L8

Museu Paranaense (MUPA)

Ação educativa | Na planta do pé: os caminhos de Ka’a – Neste sábado, dia 26 de abril, das 14h30 às 16h30, o Setor Educativo do MUPA convida crianças de 6 a 12 anos para conhecer os caminhos que a erva-mate percorreu ao longo do tempo, até se tornar os populares chimarrão e tererê. Com uma forte tradição no Paraná, a planta — também chamada de ka’a (Guarani), kukuay (Xetá) e kógũnh (Kanhgág) — carrega muitos significados para os povos indígenas. O público poderá visitar o pé de erva-mate do Jardim do MUPA e construir coletivamente uma gravura inspirada nas histórias de Ka’a, para os Guarani, e na obra do artista indígena Gustavo Caboco, em cartaz na exposição “Objeto Sujeito”. Inscrição por este formulário.

Leia Também:  Estado promove alienação de quatro imóveis que já não têm mais utilidade pública

Aproveite o feriado de 1º de maio para visitar o Museu Paranaense que estará aberto normalmente. O horário de funcionamento é das 10h às 17h30.

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

O MON estará aberto normalmente no feriado do dia 1.º de maio. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Paula Toller – A artista sobe ao palco do Guairão no sábado (26), às 21h15, com a “Tour Amorosa 2025”. O repertório é composto por grandes sucessos, canções recentes e algumas surpresas. O espetáculo, que já foi assistido por mais de 500 mil pessoas, celebra quatro décadas de carreira da artista. Os últimos ingressos estão disponíveis no site Disk Ingressos.

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – A OSP se apresenta no próximo domingo, 27 de abril, sob a regência do maestro holandês Vincent de Kort. O concerto será às 10h30, no Guairão. O programa homenageia dois dos mais importantes compositores da música do século 20: o francês Maurice Ravel e o russo Ígor Stravinski. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada 

Sinfonia Rock: Led Zeppelin On Stage – Também no domingo (27), às 18 horas, o Guairão recebe a Orquestra Sinfônica de Curitiba (OSC) com um tributo à lendária banda Led Zeppelin. A produção une a energia pulsante do rock à majestade de uma orquestra sinfônica. O espetáculo será conduzido pela Orquestra Sinfônica de Curitiba e contará com a participação de banda e vocalistas numa performance que promete emocionar os fãs do rock’n’roll. Os ingressos estão à venda pelo site Disk Ingressos.

The Show – Tour 2025 – Na quarta-feira, 30 de abril, às 20h30, o Teatro Guaíra recebe o espetáculo internacional The Show – Tour 2025, diretamente da Suécia. Com participação especial de Lasse Jonsson, músico da formação original do ABBA, e integrantes da London Symphonic Rock Orchestra, o show promete uma experiência sonora grandiosa, vibrante e inesquecível. A apresentação tem 1h40 de duração, classificação livre e os ingressos estarão disponíveis no Disk Ingressos.

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Brincaê com TupiPererê – Show 20 Anos – Neste fim de semana, o Guairinha recebe o espetáculo “Brincaê”, que celebra os 20 anos do grupo Tupi Pererê. As apresentações serão no sábado (26) e domingo (27), às 16h.Voltado para as crianças e suas famílias, o show é um convite à imaginação, à música e ao faz-de-conta. Os ingressos podem ser adquiridos AQUI.

“Madalenas” – No dia 30 de abril, às 20h, acontece o espetáculo de dança “Madalenas”, segunda produção do Coletivo Erótica, que propõe interrogações dançadas sobre a representação das figuras femininas ao longo da história do Cristianismo. Inspirada na estética Heels, a obra revisita Lilith, Eva, Maria e Madalena em corpos reais que buscam romper com a culpa cristã imposta ao feminino. Ingressos disponíveis no site do Disk Ingressos.

Miniauditório

“Histórias Extraordinéditas” – O grupo Antropofocus propõe o espetáculo “Histórias Extraordinéditas”, com sessões gratuitas nos dias 29 e 30 de abril, às 15h e às 20h. A peça, com classificação etária de 12 anos e duração de uma hora, convida o público a acompanhar e participar ativamente da criação das histórias encenadas, transformando cada apresentação em uma experiência única de coautoria entre artistas e plateia. A circulação faz parte do projeto do grupo de apresentar seu repertório em diversos espaços culturais de Curitiba. Entrada gratuita.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo envia à Assembleia projeto de lei que moderniza carreira dos policiais penais

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou nesta segunda-feira (28) para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto de lei complementar que altera o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). A medida visa modernizar a carreira dos policiais penais e estabelece a necessidade de ensino superior para ingresso de futuros servidores da instituição.

A principal mudança está na diminuição do intervalo de tempo para promoção dos policiais penais, passando de três para dois anos. Isso faz com que o trabalho dos servidores seja valorizado, reconhecendo a atuação dos servidores na manutenção da ordem e da segurança no âmbito de estabelecimentos penais e de outros setores pertinentes à execução penal.

Também promove regras mais claras para a ascensão na carreira. A promoção ocorrerá tanto por aquisição de estabilidade, após o período de estágio probatório (exclusivo para o acesso à classe XI), quanto por merecimento. Isso estimula a constante atualização, por parte do servidor, como um dos critérios para promoção na carreira, seja com cursos de atualização, qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional, e conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, compatíveis com o exercício do cargo.

Leia Também:  Unioeste abre processo de preenchimento de 336 vagas remanescentes

Outra alteração proposta no projeto de lei complementar é a não limitação por número de vagas para a ascensão, permitindo que os policiais penais cheguem até o nível mais alto da carreira. Atualmente, as 9.750 vagas são distribuídas dentre 12 classes, sendo que cada uma delas possui um quantitativo próprio, limitando o número de promoções. Com a proposta, elas deixam de estar vinculadas a uma categoria específica.

A nova lei também altera o nível de escolaridade para ingresso, passando do ensino médio para o ensino superior completo, em qualquer área. Além disso, eles também precisarão ser aprovados em exame de aptidão física, de caráter eliminatório, para ingressarem na carreira. Para a promoção entre algumas classes, também será preciso cursos de especialização. É o caso da passagem das classes IX para VIII e V para IV.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, lembrou que esse é mais um passo dentro da reestruturação das forças de segurança pública. “Essa reestruturação permite que todo policial penal chegue ao último nível da carreira e a necessidade, como condição de ingresso, de nível superior, assim como já existe em outras carreiras”, destacou. “Além da redução de três para dois anos das promoções do policial penal, o que vai dar um avanço imediato na carreira de diversos servidores.”

Leia Também:  800 profissionais do Paraná vão começar a aplicar auriculoterapia no SUS

RECONHECIMENTO – Para a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre dos Santos, trata-se de uma conquista construída através do diálogo, responsabilidade e pensando no futuro da instituição. “A Polícia Penal do Paraná vive um momento histórico. O envio do projeto de lei demonstra, mais uma vez, o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Essa proposta de alteração do quadro é fundamental porque moderniza a nossa estrutura de cargos, atualiza as necessidades da carreira e abre novas possibilidades de crescimento profissional para os policiais penais”, disse.

No início de abril, Ratinho Junior autorizou a promoção e progressão para 51 mil servidores estaduais, entre eles, 669 policiais penais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA