NOVA AURORA

PARANÁ

Em Paris, Paraná participa de evento da OCDE com iniciativas sustentáveis e pioneiras

Publicado em

O Paraná foi um dos destaques dos “Dias das Cidades” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), evento realizado em Paris. Representado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), o Estado apresentou estratégias e avanços na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em meio a uma programação que reuniu lideranças globais, especialistas e autoridades de diversas partes do mundo.

Durante o evento, realizado na semana passada, a superintendente Keli Guimarães participou como palestrante no painel “Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Histórias de Impacto de Cidades e Regiões” e destacou o trabalho articulado do governo estadual com os municípios na implementação da Agenda 2030.

“Nosso maior diferencial enquanto ente estatal no Brasil é que possuímos uma estrutura completamente dedicada a projetos e iniciativas de localização e articulação em prol do desenvolvimento sustentável. Ou seja, nosso trabalho enquanto Superintendência é fazer com que os ODS sejam trazidos para a realidade e para as políticas públicas de cada município, tornando-os pautas e estratégias locais para que a busca por soluções seja viável e eficaz”, afirmou Keli.

Leia Também:  Mais 47 alunos se formaram pelas Carretas do Conhecimento em São José dos Pinhais

ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL – Entre os principais temas discutidos ao longo dos quatro dias de evento estiveram “Cidades para todas as idades”, economia circular e economia azul, financiamento para cidades e os ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida na terra).

Além da agenda oficial, a comitiva paranaense também realizou reuniões bilaterais com atores estratégicos, como representantes da UCLG (Cidades e Governos Locais Unidos), da Prefeitura de Courbevoie (Região Metropolitana de Paris), o embaixador do Brasil junto à OCDE, Sarquis José Buainain Sarquis, e membros do Unitac e ONU-Habitat.

O grupo também participou da 16ª Reunião do Comitê Diretor do programa “Uma Abordagem Territorial para os ODS”, ao lado de outras sete regiões do mundo.

PIONEIRISMO – O Paraná é o primeiro — e até agora o único — estado brasileiro a firmar um convênio com a OCDE voltado à implementação dos ODS. Desde 2019, por meio da SGDES, participa ativamente do programa “Uma Abordagem Territorial para os ODS”, voltado à adaptação e aplicação da agenda global em realidades locais, com foco em resultados concretos.

Leia Também:  Segunda fase do Vestibular 2024 da UEL tem abstenção de apenas 7,22%

A delegação do Governo do Paraná também contou com a presença da diretora-geral técnica da Casa Civil, Luciana Carla da Silva, responsável pelo Projeto Mandala Casa Civil, e do procurador da Procuradoria-Geral do Estado, Alexandre Barbosa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

Leia Também:  Queijaria de Francisco Beltrão é a primeira do Paraná a receber selo de carbono neutro

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA