NOVA AURORA

PARANÁ

Na primeira edição de 2025, Cine BPP retorna com o filme “A Hora da Estrela”

Publicado em

A primeira edição de 2025 do Cine BPP já tem data. Na quarta-feira (30), às 17h, será exibido o filme “A Hora da Estrela”, com direção de Suzana Amaral e roteiro adaptado da obra homônima de Clarice Lispector. O evento acontece no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. Após a exibição, o médico e psicanalista Antônio Roberto Brunetti e a psicóloga Graziela Rebouças Brunetti, integrantes do projeto Inspirar a Falar, propõem um bate-papo que une o filme e seus aspectos de análise psicológicos, principalmente relacionados aos personagens e suas ações

Para Graziela Rebouças, o debate após o filme é a tônica do projeto Inspirar a Falar. “Procuramos causar a vontade de participação do público, pois a leitura que cada um faz do filme enriquece a discussão. Nossa escolha pela psicanálise não pretende analisar o filme, mas sim possibilitar questionamentos, demonstrando que não há uma verdade absoluta sobre a obra. Atualmente, com a sedução promovida pelas redes sociais, o filme escolhido permite o contrário: olhar para dentro, para si”, ressalta a psicóloga.

Leia Também:  Estado conclui a restauração de monumento de Poty Lazzarotto na PRC-280, em Palmas

O Cine BPP é um evento bimestral, gratuito e aberto ao público, promovido pela Biblioteca Pública. A proposta é exibir curtas, médias e longas-metragens, além de outros produtos audiovisuais, como webséries. As sessões acontecem no auditório com a presença de algum convidado(a) envolvido na produção da obra que será apresentada ao público ou proponente de um debate sobre o que está sendo veiculado. Os principais objetivos são promover diálogo e integração entre cinema e literatura, além de consolidar o espaço da biblioteca como um centro cultural.

INSPIRAR A FALAR – O projeto é composto pelos integrantes Antônio Roberto Brunetti (médico e psicanalista, membro da Letra Associação de Psicanálise), Graziela Rebouças Brunetti (psicóloga e psicanalista) e Guilherme Peraro (cineasta e sócio da produtora Kinoarte, em Londrina). Desde 2018, o projeto se dedica a discutir filmes com frequência mensal e de forma remota. O objetivo é levar ao público a transmissão de conhecimentos da psicanálise e do cinema e promover trocas, sempre dando lugar às perguntas e comentários da audiência.

Leia Também:  Arrecadação de alimentos na Ceasa Curitiba supera expectativa e chega a 34 toneladas

SINOPSE: Macabéa é uma jovem nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, mas gostaria de ter um namorado. Um dia, ela conhece o metalúrgico Olímpico e os dois começam a namorar. No entanto, Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

Serviço:

Cine BPP

Filme: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral (1985)

Classificação: 12 anos

Duração: 1h36m

Data: 30 de abril (quarta-feira), 17h

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – Centro

Capacidade máxima: 132 pessoas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

Leia Também:  Estado conclui a restauração de monumento de Poty Lazzarotto na PRC-280, em Palmas

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA